Decoração Estilo Escandinavo 1
Fonte: My Scandinavian Home.

Você já deve ter visto esse estilo por aí. Ele anda fazendo o maior sucesso e é resultado certo nas pesquisas do Pinterest. Muita gente caiu de amores por ele e a verdade é que é muito difícil mesmo não se apaixonar. O estilo escandinavo surgiu no início do século XX, influenciado pelas ilustrações de Carlo Larsson, um artista sueco. Caracterizado por ambientes modernos e minimalistas, o estilo remete à decoração usada pelos países do norte da Europa: Dinamarca, Noruega, Islândia, Finlândia e Suécia. Nesses países, como faz muito frio, é comum a luz do dia ser escassa durante o inverno, e é por isso que o branco é tão valorizado no interior das residências, em uma tentativa de trazer mais luminosidade para os ambientes.

A simplicidade é a maior característica da decoração escandinava. O branco está presente nas paredes, no piso, no teto e até nos móveis. Para quebrar a monotonia e a frieza do branco e trazer mais aconchego para os cômodos, é muito comum vermos móveis e pisos de madeira, bem como pelúcias e plantas. Outro aspecto característico do estilo escandinavo na decoração são os móveis de linhas simples e retas misturados com outras peças mais clássicas.

Decoração Estilo Escandinavo 3
Fonte: My Scandinavian Home.
Decoração Estilo Escandinavo 5
Fonte: Freshome.
Decoração Estilo Escandinavo 4
Fonte: My Scandinavian Home.

Para decorar a casa no estilo escandinavo, aposte não apenas no branco, mas em tons de cinza, no preto e no bege. Mas nada impede que você coloque um pouquinho de “cor” na decoração, apostando em itens decorativos que sejam responsáveis por quebrar um pouquinho da simplicidade do estilo e de trazer mais alegria para o espaço. Eu particularmente gosto da ideia de inserir objetos de decoração coloridinhos em tons suaves como azul ou rosa clarinho.

Estampas geométricas, quadros, fotos, ilustrações e luminárias com uma pegada mais industrial também são muito bem-vindos na decoração escandinava. Outro aspecto fundamental do estilo escandinavo na decoração é a organização. Por tratar-se de um estilo composto por ambientes simples e funcionais, é essencial que os ambientes estejam sempre bem organizados.

Decoração Estilo Escandinavo 2
Fonte: via.
Decoração Estilo Escandinavo 6
Fonte: Hall Of Homes.

No mais, esse é um estilo que cria ambientes muito convidativos e aconchegantes! E você, gosta do estilo escandinavo na decoração? Eu confesso que tenho me inspirado muito e amado conferir ambientes decorados nesse estilo! O que eu mais gosto é que, apesar de minimalista e clarinho, a decoração escandinava não deixa de ser aconchegante, sabe? E a vontade que fica é a de deitar agorinha nesses sofás cheios pelúcias, almofadas e mantas, ainda mais nesse friozinho que tem feito por aqui! Não é, não? 🙂

Leia mais sobre os estilos na decoração clicando aqui.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.