Os estilos na decoração: você sabe qual é o seu?

Todo ambiente tem um estilo, de acordo com o visual escolhido. Existem diversos estilos na decoração, mas você sabe qual é o seu? É sempre recomendável definí-lo antes de começar a decorar a casa. Isso é que vai te dar o norte na hora de definir a cor das paredes, o mobiliário, o papel de parede, enfim, todo o projeto de decoração! É claro que as casinhas nossas de cada dia geralmente não presam apenas por um único estilo, mas fazem mesmo uma combinação do antigo com o novo, do tradicional com o contemporâneo, de acordo com as perspectivas de cada um, seu jeito de enxergar a vida e seus gostos. Afinal, decorar é isso: é se divertir e criar um ambiente único no qual você se sinta bem dentro! Foi pensando nisso que esse post foi feito! Aqui você vai saber um pouquinho mais sobre os estilos na decoração mais comuns!

DO CAMPO PARA A CIDADE

O estilo rústico é um dos que mais chamam a minha atenção: com elementos decorativos muito próprios, esse estilo prega o simples, retratando o clima do campo, com ar artesanal e móveis antigos gastos pelo tempo, geralmente de madeira. A paleta de cores habitualmente compõe os tons terra e pastel e esse estilo leva consigo a ideia dos tapetes de sisal, cestos de vime e palha, estampas florais ou xadrezes e babados.

BONITO, MODERNO E QUASE MINIMALISTA

O estilo contemporâneo é aquele dos traços simples, das mobílias largas e espaçosas com superfícies completamente lisas, que presa pela modernidade, pelo estilo de vida agitado e pelo quase minimalismo. É a tendência que se desenvolveu a partir da segunda metade do século XX, priorizando as matérias-primas como o vidro, o cimento, o metal, o aço, o mármore, que trazem em si a elegância que trespassa pela ideia desse tipo de ambiente. O contemporâneo é também o estilo das formas geométricas, da arte e das cores neutras combinadas com cores mais fortes como o laranja, o vermelho e o amarelo para criar algum dinamismo.

POR FALAR EM TRADIÇÃO

O clássico é o estilo dos espaços amplos, do mobiliário vistoso (geralmente mogno ou cerejeira), da elegância que traz consigo os móveis antigos (reproduzidos ou não) que se destacam pela ornamentação rica, cadeiras e poltronas estofadas, cozinhas e banheiros em mármore. A paleta de cores é composta essencialmente pelo preto, azul-marinho, bordô, castanho e creme, geralmente combinados com elementos dourados, prateados ou cor de ferrugem. É o estilo da dramaticidade das peças como cortinas longas de seda, veludo ou brocado, paredes cobertas por papéis de parede padronizados ou compostas por quadros de obras de arte antigas.

MENOS É MAIS

O estilo minimalista ou clean é o da máxima “menos é mais”. Nesse sentido, esse estilo presa pelos ambientes tranquilos, marcados por poucos móveis, dispensando padrões e texturas desnecessários, tendo como base a luz natural e a organização. Usa o mínimo de cores, de preferência tons como o branco, preto, cinza e alguns tons neutros. Dá prioridade aos objetos e móveis de design, assinados e elegantes. O minimalismo é tratado como um lifestyle – um estilo de vida.

A NOSTALGIA DOS ANOS 50, 60 E 70

O retrô é o estilo do apelo emocional, do saudosismo, do resgate dos anos 50, 60 e 70, dos móveis e eletrodomésticos antiguinhos, com características muito próprias: baixinhos, de linhas simples e pernas pontiagudas (os pé palito). As cores são fortes e ousadas: vermelho, laranja, amarelo, azul, lilás, com o uso do papel de parede quase obrigatório. As peças de decoração presam pela geometria, silhuetas, fotografias em preto e branco e de personalidades de Hollywood. Vinis também são cool!

ROMANTISMO NA MEDIDA CERTA

O estilo romântico é um dos mais lindos: é o estilo dos ambientes íntimos e aconchegantes, muitas vezes com um toque clássico, com a utilização de mobiliários antigos, geralmente curvilíneos, com peças trabalhadas e pés arredondados, estofadas, geralmente de ferro e madeira clara ou escura. A paleta de cores geralmente é suave, com cores como o branco, tons neutros e pastéis, por vezes, com a presença de papel de parede adamascado. A decoração conta ainda com castiçais, arcas e baús, malas antigas e arranjos florais. A cama de ferro com dossel é uma característica bem marcante desse tipo de decoração.

***

Existem também os estilos na decoração que remetem mais à uma cultura, como o oriental, o escandinavo, o japonês…! Mas isso fica para um outro post, combinado? O que eu quero saber é: de qual estilo vocês mais gostam? Vou confessar que eu tenho uma queda irresistível pelo rústico, o retrô e o romântico! E vocês?

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

10 Comentários

    • Acho que com a maioria é assim mesmo: a gente mistura um pouquinho de tudo; como eu disse no início do post “decorar é isso: é se divertir e criar um ambiente único no qual você se sinta bem dentro”. Não precisa seguir um único estilo. Decorar é uma coisa muito pessoal, eu acho, e vale misturar móveis antiguinhos e novos, uma decor romântica com uma coisa mais moderninha também!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.