Acreditem: eu sei o quanto pode ser frustante pensar em como decorar uma cozinha pequena.

A cozinha aqui de casa é minúscula e eu estava pesquisando maneiras de organizar melhor as coisas quando tive a ideia de escrever sobre esse assunto por aqui.

Se a sua cozinha é pequena, não se desespere! Com algumas soluções simples e truques práticos, ela também pode ficar linda, funcional e organizada!

No post de hoje, separei para você algumas dicas de como decorar cozinha pequena e mais de 20 inspirações de decoração de cozinhas pequenas que vão ajudar você a deixar a sua cozinha linda e organizada, por menor que ela seja!

Cozinha pequena com cooktop
Fonte

Planeje tudo muito bem

Comece pensando primeiro na melhor disposição dos móveis e eletrodomésticos dentro do espaço. Você pode fazer um rascunho simples em uma folha de papel. Pense na melhor maneira de encaixar tudo o que você precisa dentro do espaço. Dispense o que não for realmente imprescindível.

Olhe para as paredes da cozinha

Na hora de decorar uma cozinha pequena, não deixe de olhar para as paredes. O espaço vertical vai ser seu aliado. Instale prateleiras para otimizar o espaço. Nos locais mais altos, procure deixar aquilo que não é tão utilizado no dia a dia. Nas prateleiras mais baixas, organize os utensílios que são mais utilizados, facilitando o acesso a eles.

Pendure o que for possível

Ainda sobre olhar para as paredes, pendure tudo o que for possível! Uma boa ideia pode ser instalar ganchinhos ao lado do fogão para pendurar colheres, conchas e escumadeiras!

Mesas dobráveis para cozinhas pequenas

Mesas dobráveis podem ser uma ótima opção, pois você pode “escondê-las” quando não estiverem sendo utilizadas, permitindo um espaço maior para a circulação sem abrir mão do conforto.

As melhores cores para a decoração de uma cozinha pequena

Cores claras são ótimas aliadas de quem precisa decorar um espaço pequeno. É a melhor forma de acertar na decoração, pois as cores mais claras transmitem uma sensação de amplitude, dando a impressão de que o espaço é maior do que realmente é. Mas é claro que a decoração não precisa ser sem graça: ouse nas cores e nos objetos de decoração, criando pontos de cor!

Adesivos azulejos coloridos na cozinha

Uma boa ideia para trazer mais cor para a cozinha sem pesar demais o ambiente é apostar em eletrodomésticos, como geladeira e micro-ondas, coloridos. Você também pode apostar em adesivos ladrilhos hidráulicos em uma faixa sobre a bancada da cozinha: é barato, fácil de aplicar e transforma completamente o visual da cozinha.

Preste atenção na iluminação

A iluminação da cozinha é muito importante! Procure aproveitar a luz natural e complemente a decoração com lâmpadas fortes e brancas em pontos estratégicos para iluminar bem a cozinha.

Móveis planejados para cozinhas pequenas

Se você tem uma grana para investir, aposte em móveis planejados! Com eles, você consegue aproveitar cada pequeno espacinho da cozinha e otimizar espaço! Mesmo quinas e áreas desperdiçadas podem receber prateleiras e armários personalizados!

Acabamento

Também é legal abusar de materiais transparentes ou espelhados na cozinha pequena. O vidro, por exemplo, por se translúcido, traz a sensação de amplitude para o ambiente e pode ser usado no tampo da mesa, do balcão da cozinha americana ou em outros detalhes da decoração.

Organização de cozinhas pequenas

Em cozinhas pequenas (em qualquer ambiente pequeno, na verdade), a palavra de ordem sempre será “organização”. Veja algumas ideias incríveis que podem ajudar você na hora de organizar cozinhas pequenas.

20 inspirações de decoração para cozinhas pequenas

Como decorar cozinha pequena
Fonte
Como decorar cozinha pequena
Fonte | Fonte
Decoração cozinha pequena
Fonte
Cozinha pequena decorada
Fonte
Como decorar cozinha pequena
Fonte
Organização de cozinha pequena
Fonte
Como decorar cozinhas pequenas
Fonte
Cozinha pequena colorida
Fonte
Ideias para cozinhas pequenas
Fonte
Como decorar cozinhas pequenas
Fonte
Soluções de organização para cozinhas pequenas
Fonte
Cozinha pequena planejada
Reprodução
Cozinha pequena amarela
Reprodução
Cozinhas pequenas coloridas
Fonte

Viu só quantas ideias lindas? Espero que você tenha se inspirado e apanhado ao menos algumas ideias de como decorar uma cozinha pequena para fazer aí na sua casa!

Leia também como decorar cozinhas pequenas do tipo corredor.

 

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Oi Inara,
    Curti muito as dicas e realmente quando a cozinha é pequena tem que ter jeito de pendurar e criar lugar pra tudo.
    Adoro uma cor,a minha é meu xodó!!
    Beijoss

  2. Oi Inara!

    Ótimas dicas! Hoje em dia é difícil ter espaço suficiente pra ter tudo que a gente quer em casa, acaba sempre ficando alguma coisinha de fora pra ficar pelo menos organizado.

    Lindas as cozinhas, beijo!