10 ideias para reformar móveis antigos e transformar a sua casa

Reformar móveis antigos pode ser uma maneira maravilhosa de dar vida nova para o seu lar gastando bem pouco, sabia?

Você está cansada daquela cômoda velha que parece não combinar mais com a decoração do seu quarto? Ou então daquela cadeira de madeira que era da sua avó e que, apesar das marcas do tempo, ainda possui um valor sentimental enorme e portanto você se sente incapaz de se desfazer dela? Pode haver uma solução, sabia?

Com alguns poucos materiais você consegue transformar seus móveis velhos em peças lindas gastando bem pouco! E é sobre reformar ou renovar móveis antigos que falaremos hoje! Eu selecionei várias técnicas, inspirações e ideias para você amar e se inspirar! Quer ver só?

Técnicas para reformar móveis antigos

Pintura de móveis antigos

móveis reformados 1

Uma das maneiras de renovar o seu móvel antigo é pintando-o! Uma cor totalmente nova e vibrante será capaz de transformar um ambiente e trazer mais vida e alegria para a sua casa! O mais legal é que você mesma pode fazer o trabalho, seguindo algumas dicas simples:

1) Antes de mais nada, remova todos os puxadores que o móvel tiver e guarde-os.

2) Lixe bem a madeira para remover irregularidades e preparar o móvel para a pintura. As lixas mais adequadas para essa tarefa são as lixas de espessura mais fina. Assim que terminar, limpe o pó que ficou sobre a madeira com uma flanela.

3) Aplique uma primeira camada de primer sobre a superfície. É ele quem vai garantir a aderência da tinta e fazê-la durar.

4) Escolha a cor da tinta. O ideal é a tinta do tipo esmalte à base de água, que pode tanto ser fosca quanto brilhante.

5) Aplique duas demãos (ou mais, se achar necessário) da tinta no móvel e espere cerca de 24 horas entre uma demão e outra, para dar tempo do produto secar completamente. Você pode aplicar a tinta com um pincel ou rolinho.

6) Para que o acabamento fique perfeito, aposte em um verniz protetor para madeira. É uma espécie de tinta transparente que você pode aplicar com um pincel ou spray.

7) Recoloque os puxadores.

Gravuras para renovar um móvel antigo

móveis reformados 2

Outra técnica bem legal é a de desenhar figuras no móvel, dando a ele personalidade e estilo. Há diversas maneiras de fazer isso! Aqui foi utilizada uma transparência (do tipo que se usa em retroprojetor) para desenhar a flor a partir do molde de um lençol. Depois, o retroprojetor foi posicionado e a imagem transferida para o móvel com a ajuda de um lápis. A pintura é feita posteriormente com um pincel.

É claro que nem todo mundo tem um retroprojetor à disposição em casa, então você pode apelar para um estêncil. Como? Escolha o seu desenho e transfira-o para um papel mais durinho (papelão, papel cartão ou transparência), recortando o molde com a ajuda de uma tesoura. Depois é só posicionar o seu molde no móvel e transferir o desenho para a madeira, pintando em seguida.

Caso você tenha habilidade para desenhar, melhor ainda!

Aplicando papel contact ou tecido em um móvel antigo

móveis reformados 3

Você também pode aplicar papel contact ou tecido! No caso do papel contact, é bem simples: basta medir corretamente as dimensões da superfície que você quer cobrir com o papel, transferir essas medidas para o contact, recortar e colar na madeira com o auxílio de uma espátula ou régua, alisando bem a superfície conforme for colando o papel para que ela fique bem lisinha e sem bolhas.

Se você optar pelo tecido, vai precisar ainda de cola branca e pincel. É só passar a cola na superfície e ir colando o tecido com cuidado, passando a mão ou uma espátula para que o tecido fique bem lisinho sobre a superfície de madeira. Para dar o acabamento, dobre a pontinha e cole. Eu mostrei aqui como reformamos duas cadeiras antigas que tínhamos aqui em casa com tecido.

Pátina: técnica para reformar móveis antigos

móveis reformados 4

A pátina é uma técnica que permite a você renovar o seu móvel para deixá-lo com um aspecto envelhecido lindo. A ideia consiste basicamente em aplicar uma demão de tinta bem clarinha no móvel e, depois que o produto secar, desgastar em alguns cantinhos a tinta recém aplicada com a ajuda de uma lixa. O aspecto do desgaste vai depender da intensidade e da força que você aplicar na hora de lixar! Quanto mais você lixar, mais a madeira original irá aparecer. É uma técnica que deixa o móvel lindo e super original!

10 ideias para reformar móveis antigos e transformar a sua casa

Eu já dei algumas sugestões para vocês de como renovar um móvel antigo da sua casa e agora separei algumas inspirações lindas de móveis velhinhos que foram completamente renovados para dar uma carinha nova para um ambiente da casa! Você vai sair daqui de queixo caído com as transformações que eu encontrei por aí! Quer apostar? 🙂

Cadeira de escritório reformada com tinta spray e tecido

reformar móveis antigos cadeira de escritório reformada

Que tal mudar a carinha do seu escritório renovando uma cadeira sem graça? Já pensou em como a sua cadeira velha ficaria linda ao receber uma tinta nova e um tecido estampado bem bonito? Você vai precisar basicamente de tinta spray e tecido! Clique aqui para aprender a fazer.

Criado-mudo antigo reformado com tinta e tecido

reformar móveis antigos

Sabe aquele criado-mudo velhinho com um design lindo mas que está bem maltratado? Que tal reformá-lo usando tinta e tecido? Nem dá para dizer que é o mesmo criado-mudo, né? Ficou lindo e com um ar vintage bem fofo! E o melhor é que tem o passo a passo da transformação em vídeo aqui.

Criado-mudo renovado com tinta e espelhos

reformar móveis antigos criado-mudo reformado

Uma segunda opção de criado-mudo reformado, agora para quem prefere um visual mais moderninho e sofisticado! Olha que lindo esse criado-mudo renovado com tinta e espelhos! O resultado é lindo e muda totalmente a carinha do móvel, né? Para ver o passo a passo é só clicar aqui.

Cômoda renovada com espelhos

reformar móveis antigos

Na mesma ideia do criado-mudo acima, você também pode usar espelhos para reformar uma cômoda. É só passar uma base de tinta cinza/prata antes e depois colar os espelhos. Se quiser, você também pode trocar os puxadores por outros mais moderninhos. O passo a passo você vê aqui.

Cômoda renovada com padrão geométrico e puxadores novos

reformar móveis antigos

Eu gosto bastante dessa ideia da Karla para renovar aquela cômoda branquinha sem graça! Ela fez um padrão geométrico de 3 cores nas gavetas e também puxadores novos usando dinossauros de brinquedo! Ficou super coloridinho, engraçado e lindo! Veja o passo a passo aqui.

Móvel antigo de cozinha renovado com tinta e tecido

10 ideias para renovar móveis antigos e transformar a sua casa 6

E que tal a transformação desse armário antigo de cozinha? A solução foi pintar e usar tecido para fazer uma cortininha na parte de baixo do armário! Ficou super fofo e delicado! Veja a transformação clicando aqui.

Aparador reformado com tinta e tecido

reformar móveis antigos aparador reformado

Mais uma transformação impressionante! Esse aparador velhinho e malcuidado virou uma peça linda e cheia de charme com pintura nova e tecido estampado! Lindo, né? Veja a transformação clicando aqui.

Guarda-roupa reformado com papel adesivo e tecido

reformar móveis antigos guarda-roupa reformado

Você também pode usar papel contact e tecido para renovar um guarda-roupa velhinho e sem graça! Aqui, a Carol cobriu as laterais com papel contact branco e usou tecido estampado para fazer as portas! Ficou lindo e alegre! Veja aqui o passo a passo.

Um rack velho que virou um lindo gaveteiro

reformar móveis antigos

Já esse rack velho virou um lindo gaveteiro! Foi preciso serrar a parte chanfrada e fazer gavetas novas e o resultado foi um gaveteiro lindo e coloridinho! Para ver o passo a passo é só clicar aqui.

Escrivaninha reformada para ficar mais colorida

reformar móveis antigos

Eu também achei a transformação dessa mesinha de estudos muito linda! O móvel ficou leve, colorido e com certeza trouxe um ar mais jovem e alegre para o ambiente! Veja aqui o passo a passo.

***

E então, o que vocês acharam das transformações? Qual foi a que mais impressionou você? Eu amei a cadeira de escritório e o criado-mudo espelhado! Espero que tenham gostado dessas ideias de como reformar um móvel antigo! 🙂

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

26 Comentários

  1. Lindas inspirações! Depois que eu reformei um móvel bem grande aqui da minha casa, tomei gosto pela coisa e já tenho um criado-mudo em vista, pra ser minha próxima vítima rsrs
    Um beijão, Inara!

  2. Eu acho lindo essas cômodas e criados mudo espelhados,mais tenho procurado uma solução mais prática e menos quebrável,haha Você já viu uns adesivos espelhados que vende no Aliexpress?Como espelho mesmo,tenho visto reclamações,mais para essa função,acho que daria certo.Quero tentar algo…

  3. Amei, seu trabalho é maravilhoso.tenho uma cama e gostaria de reformar e não tenho ideia de como fazer.Pode me da uma dica e passo a passo? a cama têm 32 anos,o tempo que tenho de casada.bjs obrigada

  4. Olá Inara
    Eu tenho uma estante tubular velha,cor vinho.Gostaria de uma dica, de como transforma-la e deixa-la mais alegre.
    Aguardo sua orientação.
    Abraços

    Ana Cássia

    • Oi, Ana! Em que estado a estante está? Tem muita ferrugem? Se for assim, você vai precisar lixar bem com uma lixa específica para ferro, depois você pode passar um fundo óxido para ferro para proteger a estante da ferrugem e pintar depois com a cor que você preferir! 🙂

  5. Gostaria de reformar uma cristaleira antiga, e um piano de madeira antigo que minha netinha ganhou me ajuda. Só o programa para me ajudar a reformar não tenho condições. Se atendida desde já agradeço


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.