Qual tinta usar? Como escolher a tinta certa para pintar a casa.

Uma nova pintura é sempre a maneira mais prática de renovar o visual das paredes ou a decoração de um cômodo. No entanto, comprar uma simples lata de tinta nem sempre é a tarefa mais simples e fácil do mundo. Isso porque existem diversos tipos de tinta, cada qual indicada para a pintura de um determinado tipo de superfície, além dos mais variados tipos de acabamentos.

É a escolha correta do produto que irá determinar o aspecto final da pintura e a sua durabilidade. Assim, é muito importante saber as diferenças básicas entre cada tipo de tinta, seus usos e aplicações. Foi pensando nisso que eu decidi preparar esse pequeno manual com as indicações corretas dos tipos de tinta comumente usados para a pintura de diversos tipos de ambientes e materiais. Espero que gostem e que seja útil para você que está fazendo alguma obra em casa ou pretende começar uma!

qual tinta usar para pintar a casa. tipos de tinta. pintura residencial. 1

Qual é a melhor tinta para pintar o banheiro e a cozinha?

A epóxi é a tinta indicada para a pintura de áreas molhadas e para cobrir azulejos e pisos. A principal característica da tinta epóxi é o alto grau de impermeabilização, durabilidade e resistência. É, no entanto, uma tinta de aplicação difícil, que necessita de mão de obra especializada, que conheça o produto e a técnica, uma vez que esse tipo de tinta possui catalizadores em sua fórmula para auxiliar no processo de pintura. Por sua alta resistência à abrasão, pode ser limpa com produtos de limpeza comuns como detergentes.

Qual é a melhor tinta para pintar ambientes internos?

A tinta látex ou PVA é a mais indicada para a pintura de paredes e tetos de áreas internas que não necessitem de manutenção constante. É uma tinta a base de água que pode ser limpa apenas com um pano úmido. Sua secagem é rápida e o odor desprendido, mínimo. É encontrada somente no acabamento fosco, que é geralmente o acabamento mais indicado para a pintura de paredes internas, uma vez que as coberturas de semibrilho e brilhantes evidenciam as irregularidades da parede de forma ainda mais acentuada em ambientes internos. Pode ser usada sobre alvenaria, gesso e madeira. É mais barata que a tinta acrílica.

Qual é a melhor tinta para pintar ambientes externos?

Para este tipo de ambiente, o melhor tipo de tinta é a acrílica. Assim como a tinta látex, a acrílica também é solúvel em água e seca rapidamente. A diferença está em sua fórmula, que contém resinas acrílicas que garantem alta impermeabilidade ao produto, tornando-o eficaz para a pintura de áreas externas, além de permitirem sua lavagem (ao contrário da látex, que deve ser limpa apenas com um pano úmido). É indica para a pintura sobre alvenaria, reboco com cal, gesso, cerâmica porosa, cimentados e tijolos em geral. Pode ser encontrada em três tipos de acabamentos: fosco, semibrilho e acetinada. Para áreas externas, um certo grau de brilho é indicado, uma vez que quanto mais brilhante a tinta for, mais raios UVA e UVB ela irá refletir.

qual tinta usar para pintar a casa. tipos de tinta. pintura residencial. 2

Qual é a melhor tinta para pintar portas e janelas de madeira, ferro ou aço?

As tintas à base de óleo e esmalte são as mais indicadas neste caso. O esmalte não é solúvel em água e é especialmente indicado para a pintura de superfícies de ferro e madeira, como janelas de ferro, corrimãos, estruturas metálicas e portas de madeira, principalmente em áreas externas, já que se trata de um produto impermeável. Esse tipo de tinta é bastante resistente à ação da chuva e do sol e é encontrado em três tipos de acabamentos: fosco, acetinado e brilhante.

O verniz também é indicado para a pintura de superfícies de madeira. Ele forma uma espécie de película protetora que protege as superfícies de madeira da absorção de água. É encontrado na forma fosca, acetinada e brilhante. Além disso, existem também vernizes pigmentados, que imitam a cor da madeira, permitindo tingir ou restaurar sua cor original.

Qual é a melhor tinta para pintar diretamente sobre o gesso?

O gesso é um material bastante utilizado na construção civil, principalmente na execução de detalhes na decoração de paredes e tetos (saiba mais clicando aqui). Apesar de apresentar um bom desempenho térmico e acústico, tem fraca resistência em contato com água ou umidade, e por isso não é recomendado o seu uso em áreas externas. Em áreas internas, a pintura deve ser realizada com tintas específicas para pintura sobre superfícies de gesso.

***

Há um outro tipo de tinta sobre a qual já falamos aqui no blog, que é a tinta lousa, que imita o aspecto dos “quadros negros” das escolas, e sobre a qual pode-se escrever e desenhar com giz. Para ver suas aplicações e apanhar algumas dicas especiais, é só clicar aqui.

E por hoje é isso! Espero que tenham gostado do post e das dicas! Antes de ir, aproveite para acompanhar o CA nas redes sociais: FacebookInstagramTwitterGoogle +Bloglovin’PinterestYoutube

Tags: | | | | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Quero parabenizar a postagem do site, as dicas estão muito bem aplicadas e pode sim sem duvida nos auxiliar em nossos serviços, quando aplicamos os nossos serviços de forma correta podemos atingir a necessidade de cada um de nossos clientes,agradecemos o carinho e a dedicação da postagem sucessos.