No vídeo de hoje, vamos conversar sobre como ser mais organizada. São 5 passos para começar a se organizar melhor e atingir as suas metas!
Faça uma autoanálise
O primeiro passo para como ser mais organizada é fazer uma autoanálise, identificar em qual ou quais áreas da sua vida você precisa desenvolver mais foco para produzir mais e melhor.
Talvez sua casa esteja desorganizada. Talvez você sinta que precisa se desenvolver no trabalho, adquirir novas habilidades e conhecimentos, se aperfeiçoar. Talvez você precise olhar para a suas finanças. Em qualquer uma das hipóteses, você vai precisar desenvolver habilidades e criar ferramentas para começar a se organizar melhor para atingir as metas que você estipulou.
Mas o primeiro passo é fazer uma análise crítica da situação. Se você identificar que há muitas áreas da sua vida precisando de atenção, de mais foco e planejamento, então você vai precisar estipular por onde começar. Afinal, lembre-se: “você pode fazer tudo, mas você não pode fazer tudo ao mesmo tempo”.
Identifique o problema
Vamos supor que você decidiu começar a organizar a sua vida financeira. O segundo passo é identificar o problema. Você vai precisar analisar toda a situação e identificar o que está gerando desconforto. Talvez você esteja gastando demais. Talvez você tenha decidido investir parte do seu dinheiro mas não sabe por onde começar, quais tipos de investimentos são melhores, e por isso ainda está deixando tudo na poupança.
Ou talvez você esteja precisando colocar ordem na casa. Talvez descubra que precisa criar sistemas de organização melhores porque as coisas sempre acabam fora do lugar, gerando bagunça.
Pode ser que você esteja incomodada com o seu peso e por isso está decidida a começar a fazer mais por você. Você já sabe que precisa se alimentar melhor e fazer exercícios físicos, mas não sabe como vai encaixar isso na sua rotina, já que a casa, marido, filhos e trabalho, demandam muito tempo de você.
Crie metas específicas e realizáveis
Agora que você já fez uma autoanálise crítica, já decidiu qual área da sua vida está demandando mais atenção neste momento e já identificou o problema, é hora de criar uma meta clara e específica.
Existe uma boa maneira de fazer isso, que é através do modelo SMART. Ele ensina a você que sua meta precisa ser específica, mensurável, atribuível, realista e temporal. Ou seja, você precisa saber o resultado que quer atingir, quando vai atingi-lo e por quais meios.
Eu lancei recentemente um e-book com dicas que vão ajudar você a se organizar para conquistar as suas metas. Nele, você vai aprender o passo a passo completo para deixar de ser uma sonhadora e se transformar em uma mulher capaz de realizar todas as suas metas. Clique aqui e conheça o e-book.
Seu objetivo pode ser organizar suas finanças e começar a investir. Você deverá criar então uma meta estipulando quanto pretende poupar, como vai investir esse dinheiro, por quanto tempo e quais ações serão necessárias realizar para que isso se concretize (por exemplo, usar um sistema de gerenciamento financeiro como o nosso Planner Financeiro e começar um curso sobre investimentos para iniciantes).
Agora se o seu objetivo é perder peso, você deverá então criar uma meta estipulando qual a quantidade de peso que você precisa perder, qual seria o tempo ideal para fazer isso acontecer, e por quais meios (por exemplo, marcar uma consulta com nutricionista para montar um plano alimentar e frequentar a academia pelo menos 3x na semana).
Desenvolva um plano de ação para as suas metas
As metas SMART funcionam porque parte do processo de criá-las demanda um planejamento, ou seja, você vai precisar criar um plano de ação para conquistar o seu objetivo.
Desenvolver um plano de ação significa ter em mente o resultado que você quer atingir e como fará para alcançar esse resultado, ou seja, quais ações serão necessárias.
Você vai pegar uma folha de papel e vai anotar quais etapas serão importantes para que o seu plano se concretize. Lembrando que “você pode fazer tudo, mas não pode fazer tudo ao mesmo tempo”, então tente elencar prioridades, estabeleça uma ordem lógica para as tarefas, ou na hora de inserir novos hábitos melhores na sua rotina, para que você consiga manter a sua mente focada em uma coisa de cada vez.
Lute contra os seus inimigos internos
Você já tem uma meta clara e um plano de ação traçado. Agora é hora de lutar contra seus inimigos internos, que vão fazer você querer desistir a todo momento.
O primeiro passo é ter clareza sobre a sua motivação. Ou seja, o motivo pelo qual você decidiu realizar aquela determinada mudança na sua vida. A motivação nada mais é do que o “motivo para a ação”. Uma maneira simples e eficaz de permanecer focada na sua meta, mesmo quando o desânimo bater, é escrever em um papel quais são os seus motivos para reler constantemente.
Na hora de desenvolver novos hábitos, muitas vezes você vai precisar enfrentar hábitos antigos ruins. Será preciso empreender esforço para deixar de ser uma pessoa sedentária para se tornar o tipo de pessoa que frequenta a academia 3x na semana. E aqui, mais uma vez, será preciso ter em mente muito claro os “motivos” pelos quais você está fazendo isso.
Leia mais sobre organização pessoal.
0 Comentários