Como decorar e organizar uma kitnet 18

 

Apesar de amar falar sobre decoração de pequenos ambientes por aqui, percebi que nunca havia escrito algo sobre como decorar e organizar uma kitnet, a aposta quase certa dos estudantes, pessoas que moram sozinhas e recém-casados, tanto pela questão do espaço quanto pela questão do baixo custo da moradia.

 

As principais características de uma kitnet são o espaço reduzido e os ambientes integrados, sem paredes divisórias, além do banheiro. É por isso que, muitas vezes, encontramos dificuldade em determinar a melhor forma de decorar e organizar uma kitnet, já que tudo parece simplesmente muito apertado o tempo todo.

 

No entanto, com algumas dicas e soluções simples, mesmo uma kitnet muito pequena pode se transformar em uma casinha bonita e aconchegante. Quer ver só?

 

O MOBILIÁRIO

 

Acho que o ponto principal quando falamos sobre decorar uma kitnet muito pequena são os móveis.

 

É óbvio que eles precisam ser pensados e planejados com todo o cuidado, uma vez que eles vão determinar toda a dinâmica do espaço e a circulação. A dica é apostar na ideia do “menos é mais”. Isso significa adotar apenas os móveis que são realmente essenciais.

 

Linhas simples e móveis funcionais, que possuem duas ou mais funções, podem otimizar o espaço. Se você tiver uma grana para investir, pode ser legal apostar nos móveis planejados, pensados e executados para aproveitar todo o espaço disponível da melhor maneira possível.

 

Como decorar e organizar uma kitnet 10Como decorar e organizar uma kitnet 1

 

Mas se a grana for um problema, ainda assim não há desculpas para não ter a kitnet decorada dos seus sonhos. Algumas ideias realmente boas e um pouquinho de criatividade e vontade de fazer com as próprias mãos podem ser a diferença entre um ambiente maçante e uma decoração realmente bonita, barata e surpreendente. Por exemplo: com alguns caixotes velhos de madeira dá para fazer uma estante-nicho-divisória realmente bonita! Se o problema for uma mesa para a cozinha, que tal improvisar uma bancada com pallets?

 

Como decorar e organizar uma kitnet 13

 

⤵ VEJA TAMBÉM: 5 plantas e projetos decoradas de casinhas pequenas, charmosas e confortáveis

 

AS CORES

 

A aposta mais certeira no caso das cores para espaços pequenos são os tons mais clarinhos e o branco.

 

O branco tem o poder de fazer os ambientes parecerem maiores do que são, oferecendo uma sensação de amplitude. A dica é apostar em uma base neutra (paredes e móveis branquinhos) e deixar as cores para os pequenos detalhes e objetos de decoração.

 

Como decorar e organizar uma kitnet 12Como decorar e organizar uma kitnet 9

 

OLHE PARA AS PAREDES

 

Uma dica fundamental para quem mora em pequenos espaços é “olhar para as paredes”.

 

A maioria das pessoas não dá a mínima atenção para isso, mas as paredes podem ser grandes aliadas quando o objetivo é otimizar espaço e organizar o ambiente. Instale prateleiras, nichos suspensos, cabideiros e ganchos por todo lado, em locais práticos onde você possa organizar seus utensílios de cozinha, roupas e todo o mais que não queira deixar simplesmente espalhado por aí. Isso significa aproveitar o espaço vertical ao seu favor.

 

CRIE DIVISÓRIAS, NEM QUE SEJAM APENAS “IMAGINÁRIAS”

 

É importante delimitar espaços. Na kitnet, a ausência de paredes dificulta o processo de delimitar ambientes, mas você pode fazer isso com o auxílio de móveis práticos e objetos simples.

 

Uma estante vazada pode organizar livros, CDs e objetos de decoração ao mesmo tempo em que cria uma divisória entre o quarto e a sala. Outras opções são a cortina e o biombo. Se você preferir não ter nada prejudicando a circulação, opte por delimitar os ambientes apostando em algumas soluções simples como virar a cabeceira da cama ou colocar um tapete na “sala”.

 

Como decorar e organizar uma kitnet 11Como decorar e organizar uma kitnet 3Como decorar e organizar uma kitnet 6

 

DECORAÇÃO DE KITNET COM PERSONALIDADE

 

Não é porque o espaço é pequeno que você deve se privar da decoração que sempre sonhou! Se faz você feliz, coloque aquele sofá amarelo na sala de tv! Quadros bonitos, plantas e objetos de decoração com um design legal podem fazer toda a diferença entre um lugar sem graça e uma decoração marcante, cheia de personalidade! Apenas tome o cuidado de equilibrar as coisas para que o ambiente não fique sobrecarregado.

 

Como decorar e organizar uma kitnet 2Como decorar e organizar uma kitnet 15 Como decorar e organizar uma kitnet 16 Como decorar e organizar uma kitnet 17Como decorar e organizar uma kitnet 14Como decorar e organizar uma kitnet 5

 

E essas foram as dicas de hoje de como decorar e organizar uma kitnet. Espero que tenham gostado! 🙂

 

Fontes das Imagens: IKEACasa GNT, PinterestHome Adore, The Decor Diva, Limão na água, Design Sponge, Achados de Decoraçãoskeppsholmen.se, Sightline, Home Decor Mags, Pinterest, Limão na água, Assim eu gosto, Pinterest, Pinterest, Remobília, Pinterest, Freshome Casinha Colorida.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Vou mudar tudo! | Reforma do Quarto #1 | Pintando as paredes e projeto 3D da decoração!

Escreva um comentário

Seu comentário*

8 comentários para “Como decorar e organizar uma kitnet”

  1. Sueli
    12/03/2016 às 20:06

    EU ADOREI!

  2. tuane
    20/03/2016 às 23:56

    amei… muito vriativo e organizado e bem clean… peguei algumas dicas para minha.

  3. Thedy
    30/05/2018 às 12:34

    Que graça essas dicas, especialmente as dos palets e caixas. Deram um charme muito legal.
    Acho espaços pequenos e organizados tão aconchegantes rs

  4. 19/06/2018 às 17:48

    Ótimas dicas!!!
    Recentemente eu comprei uma kitnet na praia e estou procurando por dicas de como decorar o meu espaço, suas dicas vão me ajudar muito.

    Muito obrigado.

    • 20/06/2018 às 11:33

      Ah, fico muito feliz que tenha gostado das dicas, Fernanda! 🙂