O banheiro é um dos ambientes da casa mais propensos à proliferação de bactérias e germes, mas algumas atitudes simples podem ajudar a evitar a proliferação de bactérias no banheiro, como fechar a tampa do vaso sanitário ao dar descarga e manter o ambiente sempre bem ventilado.

1. MANTENHA O BANHEIRO SEMPRE BEM VENTILADO

Procure manter as portas e as janelas do banheiro sempre abertas, já que deixar o banheiro fechado impede a circulação do ar e contribui com o acúmulo de umidade no banheiro, o que favorece o aparecimento de bolor nas paredes. É importante manter o ar circulando, principalmente após o banho.

2. FECHE A TAMPA DO VASO SANITÁRIO AO DAR DESCARGA

Trata-se de uma dica simples, mas realmente importante. Ao dar descarga com a tampa do vaso aberto, você permite que gotículas de água sejam lançadas no ambiente carregadas de bactérias fecais. E as gotículas podem ir parar diretamente no rolo de papel higiênico e nas escovas de dente, se estiverem sobre a pia.

3. TROQUE AS TOALHAS REGULARMENTE

A toalha de rosto, sendo compartilhada por diversas pessoas, deve ser trocada a cada dois dias, no máximo. As toalhas de banho, por sua vez, podem ser trocadas pelo menos uma vez por semana.

Além disso, o ideal é pendurar as toalhas no varal após o banho, ao invés de pendurá-las em um gancho no banheiro, uma vez que assim elas não secam completamente e a umidade pode acabar favorecendo o mofo e o desenvolvimento de bactérias.

4. GUARDE AS ESCOVAS DE DENTE DA MANEIRA CORRETA

Ao contrário do que todo mundo pensa, guardar as escovas de dente dentro do armário da pia não é a melhor opção. Isso porque o ambiente fechado impede que a escova seque rapidamente e a umidade acaba favorecendo a proliferação de germes e bactérias.

O ideal é guardar as escovas na posição vertical, em local bem ventilado, impedindo que uma escova entre em contato com a outra. Além disso, as escovas devem ser trocadas a cada três meses, no máximo, no caso dos adultos, e a cada um mês, no máximo, no caso das crianças.

5. TROQUE A ESPONJA DE BANHO REGULARMENTE E PREFIRA O SABONETE LÍQUIDO

A esponja de banho é um dos locais favoritos das bactérias e germes do banheiro, uma vez que acumulam água e sabão. A dica aqui é trocar a esponja regularmente, a cada 15 dias, pelo menos. E no caso do sabão, é preferível usar o sabonete líquido ao invés do sabonete em barra.

***

São atitudes simples que ajudam você a manter o banheiro sempre limpo e evitar a proliferação de germes e bactérias no banheiro!

Além disso, lembre-se de manter maquiagens e remédios longe do banheiro, uma vez que a umidade presente no ambiente pode acabar alterando as características dos produtos!

Veja mais dicas de limpeza.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler:

7 produtos de limpeza que eu uso e recomendo

Como organizar a sua rotina de limpeza semanal

Escreva um comentário

Seu comentário*

3 comentários para “5 atitudes simples que ajudam a evitar a proliferação de bactérias no banheiro”

  1. 20/04/2017 às 07:22

    Ótimas dicas, práticas e inteligentes! A limpeza e fundamental para uma casa livre de pragas, parabéns pelo post!

  2. 30/04/2017 às 08:12

    Ótimas dicas, práticas e inteligentes! Produtos químicos muitas vezes são na verdade desnecessários. Adorei!