Como reformar móvel antigo – Aparador

Como reformar móvel antigo aparador 1

Eu não sabia que iria me apaixonar tanto assim por essa coisa de reformar móveis velhinhos, sabe? Eu fico simplesmente encantada toda vez que vejo o resultado final e o comparo com o móvel antes da transformação. O mais legal de reformar móveis antigos é que você cria peças únicas que ninguém vai ter igual. E há muitos móveis antigos com um design lindo, que muitas vezes só precisam mesmo de uma mãozinha de tinta e carinho, como foi o caso desse aparador aqui. Ele tinha detalhes lindos na parte da frente e só precisava mesmo de uma cor bem linda e vibrante para deixá-lo mais alegre.

Na verdade, esse aparador não é meu. Uma amiga pediu dicas para redecorar a sala dela e combinamos que eu pintaria o móvel para ela. É claro que gravei toda a transformação para vocês, né? Espero muito que gostem!

Dá para acreditar nesse antes e depois? E viu só como nem é tão difícil quanto pode parecer em um primeiro olhar? Você só precisa de paciência! Acho que a parte mais chatinha é lixar tudo muito bem, mas depois, quando você começa a pintar, nem percebe o tempo passar! É quase como uma terapia! (rs)

Materiais que eu usei:

  • Lixas 100 e 150 para madeira (2 de cada)
  • 1 tinta esmalte branca à base de água
  • 4 corantes na cor violeta
  • 2 rolinhos para pintura
  • 1 pincel grande
  • 1 pincel pequeno
  • Verniz em spray

Como reformar móvel antigo aparador 2

Comecei lixando todo o móvel, primeiro com a lixa de número 100 e depois com a de número 150 para finalizar. É importante lixar tudo muito bem, remover todo o verniz que a peça possa ter, porque quanto mais porosa a superfície estiver, melhor a tinta vai aderir.

Após lixar, passei um paninho úmido para remover toda a poeira e deixei secar por uns 30 minutinhos.

Como reformar móvel antigo aparador 3

Hora de pintar! Comecei aplicando uma demão de tinta branca para servir de fundo para a cor que viria a seguir. Gosto de começar passando o rolinho e depois uso o pincel nos locais onde o rolinho não alcança.

Para preparar a tinta, basta seguir as instruções no rótulo da embalagem.

Primeira demão de tinta aplicada, deixei secando por 2 horas.

Como reformar móvel antigo aparador 4

Duas horas depois, comecei a aplicar a segunda demão, já na cor que escolhi pintar o móvel. Essa cor eu obtive misturando pouco mais da metade da lata de tinta branca e 4 corantes na cor violeta. Comecei passando o rolinho e usei o pincel para cobrir com a tinta os cantinhos e detalhes.

Passei ainda uma terceira demão, após aguardar mais 2 horas até que a tinta da segunda demão secasse completamente.

Depois disso, deixei o móvel secando de um dia para o outro.

No outro dia, apliquei 3 camadas do verniz em spray, aguardando 15 minutinhos entre demãos. Para secagem completa, são necessárias 24 horas.

Como reformar móvel antigo aparador 5

Móvel pronto! Ficou lindo, não ficou?

E vocês, o que acharam? Já se aventuraram a reformar algum móvel por aí? Estão gostando desses vídeos de reforma de móveis? Contem para mim nos comentários!

E, ah, não deixem de se inscrever no canal para não perder nenhuma novidade! Estão rolando dois vídeos novos toda semana por lá! Te espero! 🙂

Tags: | | | | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

4 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.