Como escolher frutas na feira?

Como escolher frutas na feira 1

Se você já foi enganada pela aparência daquela fruta grande e bonita na feira, que acabou se relevando estragada ou sem gosto quando aberta, com certeza sabe que comprar frutas não é uma tarefa tão simples assim. Confesso que até hoje fico na dúvida quando vou escolher determinados alimentos e, pensando nisso, decidi pesquisar e descobrir alguns truques e dicas que podem ajudar todas nós na hora de escolher frutas na feira ou no supermercado! Vamos lá?

MAS, ANTES, DUAS CONSIDERAÇÕES:

Frutas climatéricas e frutas não-climatéricas

Existem dois tipos de frutas: as frutas climatéricas e as frutas não-climatéricas. As primeiras podem ser colhidas ainda verdes e, mesmo assim, continuarem seu processo de maturação, uma vez que as trocas gasosas com o ambiente não param. Sendo assim, elas amadurecem depois de colhidas, podendo sofrer alterações de cor e ficarem mais docinhas com o tempo. Já as frutas não-climatéricas amadurecem quando ainda estão no pé e são geralmente colhidas quando atingem seu estado ótimo de maturação, ou seja, não ficam mais docinhas com o tempo.

Exemplo de frutas climatéricas: abacate, ameixa, banana, maracujá, pêra, maçã, goiaba, mamão, manga, caqui, kiwi, melancia e tomate.

Exemplo de frutas não-climatéricas: laranja, tangerina, limão, uva e abacaxi.

Tempo de consumo

Antes de fazer as suas compras, procure pensar em quanto tempo as frutas serão consumidas. Se for nos dois ou três primeiros dias, dê preferências para as frutas mais maduras. Se o tempo de consumo for maior, opte por aquelas que ainda estão em processo de amadurecimento, para que não estraguem rapidamente.

Como escolher frutas na feira 5

COMO ESCOLHER FRUTAS NA FEIRA?

Abacate

A casca clara e brilhante indica que foi colhido antes da hora. Opte pelos mais foscos, nem muito duros nem moles demais.

Abacaxi

O primeiro sinal é a cor da fruta: se a casca estiver verde, o abacaxi ainda está muito duro. Opte por aqueles cuja casca é mais amarelada e que têm um cheiro docinho.

Como escolher frutas na feira 3

Banana

Prefira aquelas cuja casca está amarela e lisinha. Estas estão prontas para serem consumidas! Se a casca estiver verde, mesmo que apenas nas extremidades, significa que a banana ainda não está pronta para o consumo. Evite também aquelas com muitos pontos pretos na casca, que indicam que a fruta já está passando do ponto.

Laranja

Pese a fruta com as mão; as mais pesadas têm mais sumo.

Limão

Prefira os de casca lisa e brilhante.

Como escolher frutas na feira 4

Maçã

A fruta deve estar firme. Descarte as que estiverem com furos ou amassadas.

Manga

As melhores são as que são macias ao toque e apresentam uma cor amarelo-avermelhada. O cheiro deve ser doce.

Maracujá

Ao contrário do que possa parecer (e do que eu sempre pensei), os menores são os melhores. Atente também para a casca: os de casca enrugada possuem mais polpa.

Melancia

Vai parecer engraçado, mas a dica é: bata na fruta. Se o som soar oco, está madura. E quanto mais pesada, melhor!

Como escolher frutas na feira 2

Morango

Escolha aqueles que parecerem mais firmes e vermelhos. Dê uma olhadinha no fundo da bandeja também e verifique se não há líquido escorrendo, o que indica que existem morangos amassados, já em estado de deterioração.

Pêra

Deve estar amarelinha e com a casca cedendo ao toque. Se estiver muito verde e dura, ainda não está pronta para o consumo.

Tomate

Deve estar mole, mas nem tanto. Evite aqueles com partes murchas, pois já estão passando do ponto.

***

E essas são as dicas de hoje, pessoal, para tornar as nossas idas à feira ou ao supermercado mais fáceis!

Confesso que o maracujá, por exemplo, eu sempre escolhia os maiores e de casca mais lisinha, pois pareciam mais bonitos! Mas agora aprendi que os menores e de casca mais enrugada são os melhores!

E você, de qual dica gostou mais? Qual fruta você sempre teve mais dificuldade de escolher na feira? Conta para mim nos comentários! 🙂

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


    • Pois é! haha Quando fui pesquisar, também fiquei surpresa! Mas depois fiquei lembrando que a maioria dos maracujás grandes que comprei tinham pouco suco, e os menores e mais enrugados eram os que rendiam mais… haha Fez todo sentido!

  1. ADOREI ESA DICA,PORQUE TRABALHO MUITO COM ESSES PRODUTOS,GOSTEI E APRENDI MAIS COISA BOAS.OBRGD

  2. Tenho muita dificuldade na Melancia, Melão, Maracujá e Pêra. Mais agora com essas dicas acho que comprarei as frutas corretamente.