DIY porta-xícaras barato e fácil de fazer 5

Olá! Muito bom estar aqui depois de algumas semaninhas sumida! Nesta quinta-feira, trouxe para vocês um verdadeiro DIY do lixo ao luxo… (rs)

Vamos fazer um porta-xícaras com um toco de madeira maciça e um pedaço de placa de MDF (do tipo que é usada para fazer armários planejados). Os dois foram achados nas lixeiras da madeireira e da marcenaria, ou seja, não me custou nenhum real e você pode achar aí na sua cidade também!

Para o tutorial de hoje, comprei apenas os ganchos em uma ferragista e tinta spray. E, ah, é claro, contei com a ajuda do marido para colocar a mão na massa! (rs)

E aí, ficou curiosa? Então vamos ao passo a passo!

DIY: porta-xícaras barato e fácil de fazer

O primeiro passo é fixar o toco de madeira na plaquinha de MDF. Coloque o toco na posição que quer que fique, marque e fure com a furadeira, então coloque os parafusos de baixo para cima (nesta etapa, contei com a ajuda do sogro).

DIY porta-xícaras barato e fácil de fazer 1

Depois é hora de lixar a madeira e marcar onde você quer os ganchos fiquem, mas isso vai depender do tamanho do toco e do tipo de xícara que você escolheu, então conte com a ajuda de alguém se você não tem muita habilidade com a furadeira.

Pedi para o marido furar e fomos fazendo o teste com as xícaras antes de furar: colocávamos as xícaras na posição que queríamos, olhávamos se estava legal e furávamos. E assim foi gancho por gancho.

DIY porta-xícaras barato e fácil de fazer 2

Bom, depois dessas etapas mais trabalhosas, é hora de passar um pano, tirar a sujeira e pintar. Escolhi pintar porque a placa de MDF que achei já tinha a fórmica branca e não ia ficar bacana com a madeira, mas se você achar a base de madeira fica lindo passando apenas o verniz.

Para pintar a madeira crua passei primeiro uma camada bem fininha de tinta spray e deixei secar por uns 30 minutos. Após a secagem, passei mais 3 demãos até ficar na cor que eu queria. Lembrando que entre uma demão e outra, eu esperava o tempo da secagem que diz na rótulo da tinta.

DIY porta-xícaras barato e fácil de fazer 3

Dica de ouro: quando for escolher a madeira da base, não opte por madeiras muito estreitas, pois quando juntar o peso do toco com as xícaras não haverá equilíbrio e o seu trabalho irá todo para o chão. Essa minha tinha 25cm x 20cm.

DIY porta-xícaras barato e fácil de fazer 4

E enfim nosso porta-xícaras barato e fácil de fazer ficou prontinho! Aqui em casa ele deixou o meu cantinho do café mais charmoso ainda! É super tranquilo de fazer, sai bem baratinho e é bem original também, né? O que vocês acharam? Me deixe saber aqui nos comentários!

Um grande beijo e até semana que vem! Ah, e se vocês fizerem, postem uma foto nas redes sociais de vocês e marquem eu e a Inara que vamos adorar ver! ?

Tags: | | |

Sobre o Autor

Bibiana Perdomo de Freitas
Bibiana Perdomo de Freitas

24 anos, casada, mora no interior de Goiás. Advogada por profissão e Design de Interiores em formação e por opção. Amante da decoração, apaixonada por aventuras, boa música, conhecer novos lugares, beleza e gastronomia. A Bibiana é colaboradora do Casinha Arrumada. Siga nas redes sociais: Facebook - Instagram - YouTube

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olha, eu estou até sem palavras sobre esse DIY!!! Eu tava de olho num toco de madeira lá do sítio do meu pai que estava jogado, só não sabia o que fazer! E mais uma vez, agora eu sei kkkkk’
    Vocês são demais… Vou marcar as duas e COM CERTEZA! ;D Beijo beijo