O modelo de sofá ideal para salas pequenas

sala com sofá de 2 lugares 5

Que a gente sonha com uma sala enorme com dois sofás e poltronas para receber os amigos e familiares em casa é verdade. Mas a realidade é outra, principalmente nos apartamentos atuais, cujos espaços parecem cada vez menores. Se você mora em um apartamento pequeno, precisa tomar muito cuidado na hora de escolher o modelo de sofá ideal para a sua sala. A composição de sofás de 2 e 3 lugares nem sempre é a mais ideal, principalmente quando você tem pouco espaço. Pensando nisso, separei algumas dicas para você não errar na hora de escolher o modelo de sofá ideal para a sua sala pequena!

A primeira dica é: se a sua sala é pequena, fuja dos jogos de sofás com 2 e 3 lugares. Em ambientes pequenos, você consegue criar um espaço bonito e equilibrado usando apenas um sofá e complementando a decoração com poltronas, pufes e cadeiras, que cumprirão a função de assentos extras. Não se esqueça de medir a largura do sofá e compará-la com o espaço que você tem disponível na sua sala antes de comprá-lo.

sala com sofá de 2 lugares 3 sala pequena com sofá com chaise 2sala com sofá de 2 lugares 8

Outra boa opção que pode dispensar o uso de pufes e poltronas e otimizar o espaço ainda mais é o modelo de sofá com chaise. Mas procure optar por modelos que tenham a chaise retrátil ou removível, uma vez que a chaise fixa pode acabar ocupando muito espaço em ambientes pequenos. Dessa forma, você poderá “escondê-la” quando não estiver sendo utilizada.

sala pequena com sofá com chaise 1

Um ponto importante que você deve observar é a largura dos braços do sofá. Alguns modelos com braços mais largos podem acabar “pesando” o ambiente, sem falar que ocupam um espaço onde as pessoas poderiam estar sentadas. Alguns modelos sem braços são ótimos para ambientes muito pequenos, pois oferecem conforto e ainda ajudam a ampliar visualmente o espaço.

sala de estar sofá sem braços 1

Os sofás de 2 lugares também podem ser uma ótima opção se você mora sozinha ou acabou de se casar. Você pode complementar o ambiente com pufes que tenham o mesmo acabamento do sofá e possam ser “escondidos” em algum lugar. E, ao contrário do que você pode pensar, podem ser muito confortáveis e compôr ambientes muito bonitos, ao mesmo tempo em que favorecem a otimização do espaço por conta do seu tamanho compacto.

sala com sofá de 2 lugares 2 sala com sofá de 2 lugares 6 sala com sofá de 2 lugares 4

***

E essas foram as dicas de hoje, pessoal! Espero que tenham gostado! Quem aqui mora em apartamento pequeno? Qual modelo de sofá vocês têm?

Fontes das Imagens: Minha Casa, The Every Girl, A Beautiful Mess, Espaço Exclusivo e Pinterest.

Tags: | | | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

5 Comentários

  1. Que graça <3
    Eu prefiro e adoro casas/apês menorzinhos.
    Acho que o espaço fica mais aconchegante!
    Sempre gostei mais de sofá + poltronas do que dois sofás enormes!
    Que coisa doida, nem sabia que era a melhor forma de mobiliar ambientes pequenos.
    Vou levar essa dica para quando tiver minha casa própia <3

    Beijosss

  2. Inara, tava procurando sofás pequenos, porque tô precisada de trocar o meu. Aí lembrei do casinha arrumada, que conheci a pouco tempo pelo Instagram e dei de cara com esse post. Muito inspirador por sinal!
    Agora só me falta achar um bom móvel e que se adeque ao que eu quero!
    Beijo e uma boa semana!

  3. Parabéns pelas dicas, otimizar o espaço da sala em casas pequenas é fundamental e o sofá certo faz toda diferença, adorei!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.