COMO USAR PATCHWORK NA DECORAÇÃO
Eu não sei vocês, mas eu tenho uma queda por ambientes com carinha de casa da vovó. Decorações assim sempre me remetem a aconchego e pão quetinho sendo assado no forno. É assim que eu começo falando dessa técnica antiga, linda e caprichosa que é o patchwork.
Se você não reconhece o termo, trata-se de uma técnica que une retalho com retalho até formar colchas, capas de almofadas, tapetes e cortinas! Em tradução literal, patchwork é “trabalho com tecido” e é uma técnica de artesanato muito antiga que com certeza você já viu por aí!
Como usar patchwork na decoração? Na decoração, o patchwork tem sido usado para trazer cor e alegria para ambientes discretos e sóbrios. O patchwork evoluiu tanto, na verdade, que hoje existem móveis fabricados a partir dessa técnica!
Além de linda, trata-se de uma técnica sustentável, uma vez que o patchwork é feito com sobras e retalhos de tecidos. Na verdade, qualquer tecido pode virar uma colcha ou um tapete bonito e colorido! E quando eu falo “qualquer tecido” quero dizer roupas, capas de almofadas, lençóis e cortinas que não são mais usados em casa!
E para quem adora ousar na decoração, dá para usar a técnica do patchwork até na parede, sabia? Colando pedacinho por pedacinho de tecido você cria uma parede linda, colorida e cheia de história! E não é difícil de copiar em casa: você só precisa de retalhos de tecido e cola branca!
Você também pode fazer uma cabeceira linda com patchwork! É uma ótima maneira de trazer vida e cor para o quarto sem gastar muito! Quer aprender a fazer uma cabeceira de patchwork? Clique aqui.
Se você tiver habilidade com a linha e a agulha, pode fazer a sua própria peça de patchwork. Também existem móveis prontos à venda em lojas online na internet! Garimpei os modelos mais lindos para vocês:
POLTRONA – CABECEIRA – BANCO – PUFF – CADEIRA
O patchwork na decoração é ou não é legal? Eu particularmente adoro colchas e capas de almofada com essa técnica! Acho que é uma maneira simples e gostosa de dar vida para um ambiente! E vocês, o que acham de usar patchwork na decoração?
Oi Inara.
Também gosto de cantinhos com cara de vó, tudo simples mas muito lindo e aconchegante.
Gostei dos móveis e amei a cabeceira.
Beijos!
Fico feliz que tenha gostado, Talita! Beijos! 🙂
Inara, nunca dei muito bola pro patchwork, acho que justamente por ver tanto lá em casa. Que feio, né?!
Comecei a ler o post despretensiosamente até que vi na primeira montagem a cortininha embaixo da pia e meus olhos brilharam. Tenho uma exatamente assim e já comecei a imaginar como ia ficar incrível essa cortina na minha cozinha!
Pedindo uma para avó JÁ!
Blog Coisa e tal
Facebook | Twitter | Instagram
kkkkk Fico feliz que tenha gostado, Fêh! Realmente o patchwork é uma tendência que para gostar a gente precisa olhar duas vezes, sabe? Eu acho que não vai bem com todo tipo de ambiente. Eu particularmente gosto de colchas e almofadas com essa tendência… detalhes, sabe?