Como usar patchwork na decoração

patchwork na decoração 6

COMO USAR PATCHWORK NA DECORAÇÃO

Eu não sei vocês, mas eu tenho uma queda por ambientes com carinha de casa da vovó. Decorações assim sempre me remetem a aconchego e pão quetinho sendo assado no forno. É assim que eu começo falando dessa técnica antiga, linda e caprichosa que é o patchwork.

Se você não reconhece o termo, trata-se de uma técnica que une retalho com retalho até formar colchas, capas de almofadas, tapetes e cortinas! Em tradução literal, patchwork é “trabalho com tecido” e é uma técnica de artesanato muito antiga que com certeza você já viu por aí!

Como usar patchwork na decoração? Na decoração, o patchwork tem sido usado para trazer cor e alegria para ambientes discretos e sóbrios. O patchwork evoluiu tanto, na verdade, que hoje existem móveis fabricados a partir dessa técnica!

patchwork na decoração 5 - móveis de patchwork

Além de linda, trata-se de uma técnica sustentável, uma vez que o patchwork é feito com sobras e retalhos de tecidos. Na verdade, qualquer tecido pode virar uma colcha ou um tapete bonito e colorido! E quando eu falo “qualquer tecido” quero dizer roupas, capas de almofadas, lençóis e cortinas que não são mais usados em casa!

E para quem adora ousar na decoração, dá para usar a técnica do patchwork até na parede, sabia? Colando pedacinho por pedacinho de tecido você cria uma parede linda, colorida e cheia de história! E não é difícil de copiar em casa: você só precisa de retalhos de tecido e cola branca!

patchwork na decoração 2 - parede de patchwork

Você também pode fazer uma cabeceira linda com patchwork! É uma ótima maneira de trazer vida e cor para o quarto sem gastar muito! Quer aprender a fazer uma cabeceira de patchwork? Clique aqui.

patchwork na decoração 1 - cabeceira de patchwork

Se você tiver habilidade com a linha e a agulha, pode fazer a sua própria peça de patchwork. Também existem móveis prontos à venda em lojas online na internet! Garimpei os modelos mais lindos para vocês:

MÓVEIS PATCHWORK

POLTRONACABECEIRABANCOPUFFCADEIRA

O patchwork na decoração é ou não é legal? Eu particularmente adoro colchas e capas de almofada com essa técnica! Acho que é uma maneira simples e gostosa de dar vida para um ambiente! E vocês, o que acham de usar patchwork na decoração?

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Inara, nunca dei muito bola pro patchwork, acho que justamente por ver tanto lá em casa. Que feio, né?!
    Comecei a ler o post despretensiosamente até que vi na primeira montagem a cortininha embaixo da pia e meus olhos brilharam. Tenho uma exatamente assim e já comecei a imaginar como ia ficar incrível essa cortina na minha cozinha!
    Pedindo uma para avó JÁ!

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram

    • kkkkk Fico feliz que tenha gostado, Fêh! Realmente o patchwork é uma tendência que para gostar a gente precisa olhar duas vezes, sabe? Eu acho que não vai bem com todo tipo de ambiente. Eu particularmente gosto de colchas e almofadas com essa tendência… detalhes, sabe?