Como tirar suas metas do papel e transformar a sua vida
Você sente dificuldade em estabelecer metas, definir prioridades e tirar as coisas do papel? Você até tenta se organizar, colocar as coisas no papel, mas, no dia a dia, as coisas nunca saem como você planejou? Aprenda o passo a passo completo para deixar de ser uma sonhadora e se transformar em uma mulher capaz de realizar todas as suas metas!
Precisa organizar a casa?
Talvez você não saiba muito bem por onde começar. O primeiro passo é sempre o mais difícil, eu prometo, e os conteúdos que você vai encontrar aqui vão literalmente pegar você pela mão e ensinar passo a passo tudo o que você precisa saber para organizar cada cantinho da sua casa!

Você quer renovar a decoração de um cômodo em casa e não sabe por onde começar. Pois os papéis de parede são uma ótima opção para quem quer transformar um cantinho ou dar uma cara nova para aquela parede sem graça. Eles são fáceis de aplicar e manter e há diversos modelos no mercado para você escolher.

Onde usar

Você pode usar papel de parede em todos os cômodos da casa, para criar um ambiente aconchegante ou mais moderno e sofisticado. Basta observar algumas regrinhas e ficar atenta para não deixar o cômodo ficar pesado e incômodo.

Em ambientes pequenos, aposte em papéis de parede com estampas menores e cores clarinhas, o que vai fazer com que o cômodo parece maior do que é. No ambientes mais amplos, a regra é menos rígida: você pode optar por papéis com estampas maiores e cores mais vibrantes, basta ficar de olho na iluminação. Uma boa iluminação é capaz de valorizar o papel ainda mais e deixar a decoração ainda mais bonita.

Uma maneira de jamais errar na aplicação do papel é destacar uma única parede do cômodo com ele e pintar as outras com uma cor clarinha que converse com o papel. Muitas vezes é o que basta para criar uma decoração mais bonita. E assim você se sente mais livre para escolher um papel com uma estampa mais vibrante e diferente. No quarto, você pode aplicá-lo na parede atrás da cama.  Nas salas de jantar e de estar, a escolha pode ser por aquela parede de mais destaque, aquela que você enxerga logo que entra no cômodo. Já no lavabo, é legal aplicá-lo na parede oposta ao espelho.

Algumas inspirações lindas:

papel de parede no quarto 1papel de parede no quarto 2papel de parede no quarto 3papel de parede na sala 1 papel de parede na sala 2papel de parede na sala 3
papel de parede no lavabo 1

Créditos das imagens: Melina Souza – Bruna VieiraBruna DalcinFran Guarnieri

Como aplicar

Para um resultado perfeito, o ideal é contratar um profissional. Mas algumas pessoas conseguem aplicar sozinhas. As dicas são:

■ A parede onde o papel será instalado deve estar limpa e seca, sem nenhum tipo de imperfeição e pintada com uma demão de tinta látex;

■ Caso a parede já tenha recebido um papel anteriormente, o ideal é retirá-lo com o auxílio de uma espátula antes de aplicar o novo produto;

■ Se a sua parede for escura e o papel de parede que você escolheu for claro, o ideal é pintar a parede de branco antes de aplicar o papel;

■ Em ambientes que apresentam umidade, o papel de parede pode manchar e descolar com o tempo.

Na internet existem diversos tutoriais que ensinam a aplicar papel de parede. Abaixo, eu separei um vídeo bem legal sobre como aplicar papel de parede para vocês conferirem. Os créditos são da Priscila, do By Garotas.

Como manter

O ideal é usar um pano úmido para limpar a poeira acumulada sobre o papel. No entanto, alguns são “laváveis”, e sobre eles você pode aplicar água e sabão. É só verificar com o fabricante.

Com cuidado constante e manutenção, alguns papéis de parede chegam a durar 10 anos. Esse período diminui em áreas molhadas como banheiros.

Remover o papel pode danificar a pintura da parede

como remover papel de parede

Acho que essa é uma dúvida comum e muito importante principalmente para quem mora de aluguel. Em alguns casos, é preciso devolver o imóvel exatamente como ele estava quando foi alugado. A resposta é: o papel pode sim danificar a pintura, mas isso vai depender muito do modo como ele foi aplicado. No entanto, nesses casos, geralmente basta lixar a superfície e passar uma demão nova de tinta.

Onde comprar

Na internet, há diversos sites especializados na comercialização de papéis de parede e, pesquisando, você vai encontrar diversas opções diferentes e preços variados, dos mais simples aos mais sofisticados e dos mais baratos aos mais caros. Eu separei para você alguns dos mais bonitos que eu encontrei:

papel de parede onde comprar

1. Papel de parede floral com tons de rosa e de verde

2. Papel de parede em tons nude e branco

3. Papel de parede floral rosa

4. Papel de parede com fundo branco e desenhos diversos

5. Papel de parede com flores pequenas e fundo bege

6. Papel de parede Harmonia Verde

7. Papel de parede floral bege e marrom

8. Papel de parede Harmonia bege e areia

9. Papel de parede floral azul com pássaros

Tudo bem, tudo bem, eu confesso: adoro papéis de parede florais! (rs)

***

E é isso! Espero que tenham gostado da dicas! Qualquer dúvida, é só escrever nos comentários! 😀

Escreva um comentário

Seu comentário*

9 comentários para “Papel de parede: onde usar, como instalar, como limpar e onde comprar”

  1. 05/01/2015 às 16:48

    Eu comprei um para o meu home office, vou instalar esses dias. Mas o meu é tipo o da Fran Guarnieri, aquele autocolante que parece contact, sabe? Tô doida pra ver o resultado!

    Beijos.

    • Inara Souza
      05/01/2015 às 19:05

      Sei sim, Ju! Ele é mil vezes mais prático, né? O da Pri (do vídeo) é autocolante também! Tô louca por um floral que eu vi lá no “Papel e Parede”, mas como eu vou me mudar em breve, estou me segurando um pouquinho para comprar! Mas, ah, papel de parede é VIDA! hehe #amodemais

  2. 05/01/2015 às 17:31

    Excelente post, Inara! Já vi muita gente que acha lindo papel de parede, mas tem medo de aplicar achando que nunca mais ele vai sair, mas é como vc falou: se for instalado corretamente, é difícil dar problema na hora de tirar. Eu já tirei um com ajuda de um secador de cabelos! O calor ajuda a derreter a cola e ele saiu quase que inteirinho (mas era um papel bem grossinho, não sei se com os mais fininhos isso acontece tb).
    Bjokas!

  3. 05/01/2015 às 23:29

    Eu to com duas metas: reformar meu quarto e guardar dinheiro pra comprar um apartamento pra mim até 2018 e agradeço a Deus por ter achado seu blog hahahaha Adorei as dicas aqui, e o papel de parede está entre uma das coisas que quero colocar no meu quarto <3 Estou seguindo aqui pra ler mais dicas!! Continue assim, está tudo muito lindo.

    Beijão.

  4. Elaine
    13/01/2015 às 13:51

    Não sei do papel, mas os móveis, meu Deus, é tudo o que eu queria agora!!! 🙂

  5. Jaqueline Freitas
    01/07/2015 às 19:39

    Lindos, amei!!!! Eu já tinha comprado o modelo na Papéis & Parede – https://www.papeiseparede.com.br/12/papel-de-parede-floral

  6. Daíse Mattos
    02/10/2015 às 03:06

    Oie… Amei as dicas. Gostaria de saber onde consigo o primeiro papel de parede branco escrito Love is all you need, achei muito lindo… 😉

  7. Renata Sandi
    18/05/2018 às 13:10

    Bom Dia !

    Gostaria de saber qual valor esta os papeis de parede ?

    e como faço para comprar?