filme a noviça rebelde 1

A Noviça Rebelde é um daqueles clássicos sobre os quais você ouve falar sempre mas não dá a devida atenção. Trata-se de um musical estadunidense lançado em 1965 e que é bastante prestigiado até hoje. É a história de Maria, uma noviça que recebe uma tarefa peculiar: cuidar das 7 crianças de um capitão da marinha cuja esposa morreu. A incumbência é a última tentativa da madre superiora do convento de convencer Maria de que ela não foi feita para a vida religiosa. Maria adora cantar e ama a natureza, tem um espírito livre e apaixonado, e por esses motivos nunca se deu muito bem com as normas do convento.

Atendendo ao desejo da madre superiora, Maria parte para a mansão onde mora a família Von Trapp.  Logo em sua chegada, ela percebe que algo não está certo. O capitão Von Trapp parece cuidar dos filhos como se lidasse com subordinados no trabalho, sempre austero e extremamente autoritário. No começo, as crianças não ficam encantadas com a presença dela, e fazem o possível para fazê-la desistir da tarefa e ir embora. Mas Maria percebe que tudo de que precisam é de atenção e carinho. Com paciência, bom humor e música, ela logo alcança seus corações e torna-se uma parte fundamental da vida de todos eles, trazendo alegria à mansão Von Trapp, algo há muito tempo esquecido.

filme a noviça rebelde 2 filme a noviça rebelde 3

Preciso confessar: eu não gosto de musicais. Foi por esse motivo que eu abandonei o filme logo que Maria apareceu cantando “The hills are alive” já no comecinho da película. Um tempo passou e, em um daqueles dias entediantes e chatos, eu decidi dar uma nova oportunidade para o filme. Engoli a abertura da noviça cantando, dançando e correndo nas colinas, bati o pé e continuei vendo. E, não, os primeiros minutos do filme não me convenceram. Eu estava prestes a desligar o filme novamente quando as crianças Von Trapp apareceram na tela. Aquela apresentação exagerada me fez rir e ganhou o meu coração. Continuar assistindo o filme foi uma das melhores decisões que eu já tomei! A Noviça Rebelde é um filme simples, bonito e peculiar sobre o valor da família.

Acho que o que mais ganhou o meu coração foi o roteiro ingênuo. É tão difícil encontrar obras que se fortalecem da simplicidade para encantar e fazer sorrir. É aquele tipo de filme que você desliga a televisão com um sorriso no rosto e o coração cheio de paz, sabe? Sem falar que a fotografia é maravilhosa, com cada detalhe bem pensado e cenários lindos de encher os olhos.

filme a noviça rebelde 4 filme a noviça rebelde 5 filme a noviça rebelde 7

E foi então que eu, que não gosto nenhum pouco de musicais, acabei apaixonada por este aqui. As músicas são fofinhas, gostosas de ouvir e de uma sonoridade encantadora. As minhas preferidas são: “Do Re Mi” e “My favorites things”. Impossível não decorar trechinhos e passar o dia seguinte cantando também.

O filme é cheio de cenas encantadoras e marcantes também. Como quando Maria e o capitão Von Trapp finalmente assumem que estão apaixonados e só vemos as sombras do casal de beijando. Ou quando a família toda canta no festival da cidade, contrariando toda a feiura da guerra e do nazismo.

O fato de tratar do nazismo foi outra coisa que me surpreendeu no filme. Com a mesma ingenuidade e simplicidade de sempre, A Noviça Rebelde retrata um período extremo e triste de uma maneira simbólica e emocionante. Eu que sou simplesmente apaixonada por filmes e livros que retratam esse período da história, adorei! Fiquei com uma lágrima ou duas nos olhos no final, confesso. Impossível desligar a televisão sem uma vontade enorme de saber o que afinal aconteceu com a família Von Trapp quando a guerra acabou.

Um filme que todo mundo deveria ver!

Quer mais indicações de filmes legais para assistir? Clique aqui.

Tags: | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.