Eu amo a ideia de usar materiais que antes seriam enviados direto para o lixo para criar coisas bonitas. Na verdade, eu nunca deixo de me surpreender com a criatividade das pessoas e a capacidade de transformar algo antes inutilizável em arte. E a proposta hoje aqui é bem essa: usar o “lixo” para decorar. Mostrar que você pode criar coisas singelas, apaixonantes e maravilhosas com muito pouco. Juntar um pouquinho de todas as boas ideias que você é capaz de encontrar navegando pela internet. E, olha, eu mesma fiquei surpresa com muito do que vi por aí. Tenho certeza que vocês vão ficar tão encantados quanto eu fiquei!

Criando arranjos de flores com material reciclável

decora-C3-A7-C3-A3o-2Bcom-2Bmaterial-2Breciclado-2B1-2B-2Bvasos

Será que existe alguma coisa mais bonita e gostosa para decorar a casa do que arranjos de flores? Eu particularmente penso que elas são capazes de deixar cada pedacinho do nosso lar ainda mais colorido e cheio de vida. Ainda mais quando os arranjos estão carregados de criatividade. Eu penso que decorar a casa com as suas próprias mãos é uma maneira perfeita de mostrar o quanto você ama o seu espaço. É só olhar ao redor. Aposto que alguma lâmpada na garagem queimou e que você possui em algum lugar latinhas de alumínio, garrafas vazias, pregadores de madeira e um guarda-chuva quebrado que você não jogou fora ainda. Que tal juntar tudo isso e criar arranjos de flores criativos e bonitos?

Decorando a casa com caixotes de feira

decora-C3-A7-C3-A3o-2Bcom-2Bmaterial-2Breciclado-2B2-2B-2Bcaixotes-2Bde-2Bfeira

Acredite ou não mas aquele caixote feio e sem graça que você vê do ladinho da barraca de verduras toda vez que vai até a feira pode se transformar em móveis bastante úteis e bonitos para a sua casa. Você pode montar estantes com eles para guardar livros e objetos de decoração, por exemplo, ou pode fazer um banco estiloso que sirva de sapateira também. Caixotes de feira servem também para guardar brinquedos e miudezas ou para fazerem as vezes de aparador, mesinha de cabeceira, mesinha de centro ou armários para guardar utensílios de cozinha.

Decorando a casa com pallets

decora-C3-A7-C3-A3o-2Bcom-2Bmaterial-2Breciclado-2B3-2B-2Bpallets

Na mesma ideia dos caixotes de feira, os pallets também servem para decorar a casa e criar móveis práticos e bonitos. Eles são maiores e por isso são perfeitos como mesinhas de centro, bancos, jardins verticais, cabeceiras e suportes para a televisão, por exemplo.

Iluminando a casa com material reciclável

decora-C3-A7-C3-A3o-2Bcom-2Bmaterial-2Breciclado-2B4-2B-2Bilumina-C3-A7-C3-A3o

Outra ideia de decoração com material reciclável é usar objetos que você não usa mais ou que iriam para o lixo para fazer uma iluminação linda e diferente. Você pode apanhar garrafas de vinho vazias e colocar dentro delas aquelas luzes pisca-pisca que a gente usa para decorar a casa no natal, pode colocar velas dentro de potes de vidro ou usar latas de alumínio para isso. E que tal essa ideia de usar escorredor de macarrão como pendente? Aposto como você nunca tinha pensado nisso antes!

Usando caixas vazias de leite e de ovos para decorar a casa

decora-C3-A7-C3-A3o-2Bcom-2Bmaterial-2Breciclado-2B5-2B-2Bcaixas-2Bde-2Bovo-2Be-2Bleite

Foi um dos temas que mais me surpreenderam. Não pensei que conseguiria encontrar tantas boas e surpreendentes ideias de decoração com caixas de leite e de ovos. Você pode usar aquelas embalagens vazias de ovos para guardar material de costura, para criar quadrinhos no estilo “faça você mesma” e até como vaso de flor e lixeira (consegue acreditar nisso?). E que tal guardar algumas cascas de ovos e fazer velas? Tudo o que você vai precisar é de parafina e de pavio para acender. Você pode até acrescentar uma aromatizante com um cheirinho gostoso. E com caixinhas vazias de leite você pode criar esse porta saquinhos de chá lindo, por exemplo!

Mais ideias legais de decoração com material reciclável

decora-C3-A7-C3-A3o-2Bcom-2Bmaterial-2Breciclado-2B5-2B-2Boutras-2Bideias

E se o que eu mostrei até agora ainda não convenceu você do potencial dos materiais recicláveis para decorar, segura essas ideias:

1) tábuas podem virar suportes lindos para garfos, colheres e facas na cozinha;

2) discos velhos de vinil podem se transformar em banquinhos estilosos;

3) você pode usar pneus velhos para criar bancos lindos com estofados estampados e coloridos;

4) aquela bicicleta esquecida na garagem pode se transformar em uma decoração linda para o seu jardim;

5) uma mala velha pode virar armarinho para o banheiro;

6) se você juntar algumas colheres velhas pode criar uma iluminação surpreendente e criativa.

– ♥ –

Vai me dizer que você não amou ler esse post tanto quanto eu amei escrevê-lo? Aposto que você já tem uma ou duas ideias borbulhando na cabeça nesse momento! Espero mesmo!

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Reaproveitar é sempre bom porque além de ajudar o planeta transformando “lixo” em algo útil e utilizável, ainda deixa a decoração com uma personalidade única. Dá pra fazer coisas incríveis apenas com um pouquinho de criatividade. Amei as dicas de decoração, achei a cara da minha prima pois ela adora essas coisas.

    Muito bacana!

    Beijos ♡♥
    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram