Como tirar suas metas do papel e transformar a sua vida
Você sente dificuldade em estabelecer metas, definir prioridades e tirar as coisas do papel? Você até tenta se organizar, colocar as coisas no papel, mas, no dia a dia, as coisas nunca saem como você planejou? Aprenda o passo a passo completo para deixar de ser uma sonhadora e se transformar em uma mulher capaz de realizar todas as suas metas!
Precisa organizar a casa?
Talvez você não saiba muito bem por onde começar. O primeiro passo é sempre o mais difícil, eu prometo, e os conteúdos que você vai encontrar aqui vão literalmente pegar você pela mão e ensinar passo a passo tudo o que você precisa saber para organizar cada cantinho da sua casa!

Eu tenho lido muito sobre organização recentemente. Comprei dois livros sobre o assunto meses atrás e tenho lido assim, aos bocadinhos. São leituras gostosas que não demandam muito tempo e fazem a gente pensar bastante sobre o que estamos fazendo com a nossa vida de uma maneira geral. Um dos livros está quase que inteiramente tomado por post-its coloridinhos, e eu tenho tentado realmente tirar algumas ideias do papel para aplicá-las na minha rotina. E hoje, quando acordei e olhei em volta, percebi uma mudança sutil. Eu sempre fui muito bagunceira, mas acho que morar sozinha acabou criando em mim essa responsabilidade de entender que, se eu não limpar, vai continuar sujo. Mas é claro que como qualquer mortal eu odeio fazer tarefas de casa. Foi então que eu comecei a entender, gradualmente, essa ideia de organização diária. A autora do livro cita bastante esse conceito, e aos pouquinhos a gente vai entendendo essa realidade que parece tão óbvia mas que é tão difícil de criar: quando menos sujeira e bagunça você fizer, menos você terá que limpar e organizar.

Organizar a casa nem é tão difícil assim. O problema é realmente conseguir manter a organização e controlar a bagunça. Temos o costume ruim de chegar em casa depois do trabalho ou faculdade e simplesmente ir jogando as coisas pelo caminho: as chaves do carro e da casa vão parar só Deus sabe onde, os sapatos ficam caidinhos ali ao lado da cadeira ou do sofá, a bolsa é jogada em qualquer canto, ou seja, em poucos minutos a bagunça já se instaurou. Aí no dia seguinte pela manhã a rotina é sempre procurar onde raios as chaves foram parar. Se você já passou por isso, sabe também o quanto é difícil depois simplesmente parar para organizar tudo. O cansaço não deixa e a bagunça vai acumulando ao longo da semana. E o trabalhão para colocar tudo no lugar depois?

A ideia da organização diária é simplesmente não deixar a bagunça tomar conta. Se você tirou do lugar, guarde. Se sujou, limpe. Assim, você vai ter menos trabalho no fim de semana e mais tempo livre para realizar tarefas das quais você realmente goste. E o mais legal: sua casa vai estar sempre organizada e você não vai perder minutinhos preciosos pela manhã procurando por algo que você não sabe onde foi parar. A dica é criar espaços em casa com funções específicas, delimitando para onde vai cada coisa. Assim fica muito mais fácil controlar a bagunça diária:

Um lugar para cada coisa

Guarde todas as coisas nos lugares certos. O legal é usar aquele cantinho logo na entrada de casa e criar ali um espaço para as chaves, correspondências, bolsas, sapatos e casacos dos quais você quer se livrar logo que chegar em casa. Isso vai ajudar a controlar a bagunça.

Coloque as chaves no porta-chaves ou guarde-as em um pequeno recipiente em cima de um móvel pequeno no hall. Ou até mesmo em uma gaveta. O necessário é reservar um lugar fixo para elas, e guardá-las ali sempre logo ao chegar em casa.

Você também pode colocar ganchos na parede ou usar mancebos para pendurar bolsas, casacos, cachecóis e afins. Reserve um espacinho no hall para guardar também os sapatos. Você pode usar uma cesta para isso, escondendo-a embaixo do móvel no hall. E não se esqueça de deixar ali também um chinelo confortável para usar em casa.

As correspondências que chegam também precisam de um espaço só para elas. Dá para usar uma caixinha pequena ou guardá-las em uma gaveta.

Reserve alguns minutinhos do dia para organizar a casa

Em quinze minutos, você pode, por exemplo:
→ Arrumar a sua cama
→ Limpar a pia do banheiro
→ Levar o lixo para fora
→ Limpar o balcão da cozinha
→ Guardar seus sapatos
→ Organizar a correspondência
→ Organizar a sua bolsa
→ Guardar alguns objetos que estejam fora do lugar

A ideia é criar uma rotina de apenas alguns poucos minutinhos por dia para organizar a casa, colocar as coisas em seus devidos lugares e limpar o que estiver sujo. É um tempo que você pode dispor no dia e que vai fazer uma diferença danada ao longo da semana.

Não deixe a louça suja para o dia seguinte

Tem coisa mais chata que pia de louça suja para lavar? Eu realmente odeio. Mas aprendi o truque de ir lavando, secando e guardando a louça enquanto estiver na cozinha preparando o almoço ou jantar. Aproveito aqueles minutinhos em que a comida está no fogo e já organizo a pia. Fica até mais gostoso de cozinhar assim. E é uma delícia ver a pia limpinha logo pela manhã ao acordar.

Escreva um comentário

Seu comentário*

8 comentários para “Como colocar ordem na casa controlando a bagunça diária”

  1. 01/10/2014 às 17:35

    preciso muito dessas dicas, pois por natureza sou meio desorganizada
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

  2. 01/10/2014 às 23:23

    Essa dica de sempre guardar as coisas quando chegar em casa é uma realidade muito grande pra mim. Se não faço isso todos os dias, as bolsas se espalham pela sala, não tenho mais lugar no sofá pra sentar e por aí vai. Peguei por hábito.
    Mas o que mais sofro é a louça haha Cozinho sempre à noite a janta e o almoço do dia seguinte e aquela louça sempre é um desafio pra mim haha Na maioria das vezes, acabo só lavando e na manhã, se sobra um tempinho, guardo tudo. Funciona mas confesso que queria ir dormir com a pia limpa haha.

    Beijo, Inara.

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram

    • 02/10/2014 às 12:24

      hehe Eu aprendi a lavar! Hoje não consigo mais dormir se a pia estiver suja! (rs)

  3. 02/10/2014 às 03:28

    dicas MARAVILHOSAS!! essa da louça eu já coloquei em prática faz um tempo, e vou te falar.. super recomendo! vou salvar o post nos meus favoritos pq né.. kk ♥♥

    http://www.bygarotas.com | http://www.youtube.com/bygarotas

  4. 10/10/2014 às 17:07

    Tenho sorte que casei com um homem organizado e ele é adepto a essa técnica de ter lugar para tudo, assim quando vc chega já sai deixando tudo no lugar. E costumo todo dia organizar algo, mas só no sábado dou uma geral (faxina) na casa, já virou uma terapia para mim. Beijos

  5. Adlaine
    29/01/2016 às 17:01

    Você poderia dizer os autores e nomes dos livros sobre organização?
    Estou amando deu blog! Parabéns.