5 dicas para você organizar as suas finanças

FinançasOrganização Financeira postado por Inara Souza em 7 de julho de 2014

5 dicas para você organizar as suas finanças

No post de hoje, quero compartilhar com vocês algumas dicas de finanças pessoais que eu aplico na minha rotina e dão certo para mim, até mesmo porque acredito que algumas delas provavelmente vão inspirar vocês a organizarem as suas contas e estabelecer prioridades também. Vem comigo?

1. CRIE UMA PLANILHA DE GASTOS

A primeira dica é fundamental. Você pode anotar os seus gastos em um caderninho ou criar uma planilha de controle de finanças no computador. A segunda opção é a melhor na minha opinião porque, dependendo do programa que você usar, ele já calcula tudo automaticamente para você.

A ideia é que você liste o que você ganha e todos os seus gastos. Em gastos, inclua não apenas os fixos (como aluguel, condomínio, IPTU e IPVA), com também os gatos variáveis (luz, água, telefone) e os eventuais (que são aquelas pequenas comprinhas realizadas durante o dia, uma consulta ao médico ou até mesmo uma ida ao cinema ou restaurante; gastos não previstos no orçamento). Dessa forma, você poderá analisar os resultados no final do mês e perceber se anda gastando mais do que ganha ou não.

2. USE UM APP NO CELULAR OU UM CADERNINHO PARA ANOTAR SEUS GASTOS DIÁRIOS

Não dá para ficar atualizando a sua planilha toda hora, então tenha um caderninho de gastos sempre em mãos ou baixe algum aplicativo no celular com essa função. Eles vão servir para que você possa anotar aqueles pequenos gastos diários (um lanche, um cafézinho) que, muitas vezes, passam despercebidos durante o mês. É uma forma de você ter uma ideia real do quanto anda gastando por aí sem perceber. Anote e, no final do dia, passe tudo para o computador.

Quanto aos aplicativos que existem com essa função de controle de gastos, eu indico dois: o Minhas Economias e o Mobills. Eles são bem completinhos e servem muito bem, até mesmo para quem quer dispensar a planilha e manter tudo no celular. Com esses aplicativos, você entra com a sua receita mensal e, ao longo do mês, vai anotando os seus gastos (você pode especificar onde gastou o dinheiro e com o que foi) e o próprio aplicativo vai gerar o seu saldo atual baseado em suas receitas e despesas.

5 dicas para você organizar as suas finanças

3. TENHA UMA PASTA PARA ORGANIZAR AS CONTAS O ANO INTEIRO

Essa dica eu vi lá no Vida Organizada e achei muito bacana. A ideia é que você tenha uma pasta (tipo sanfonada) e organize lá as suas contas já pagas, criando 12 divisórias, cada uma para um mês do ano.

O prazo para guardar as suas contas é, em geral, de 5 anos. Após esse período, a pretensão de cobrança prescreve, conforme o novo Código Civil. Essa medida é importante para evitar cobranças abusivas – como de uma conta que você já pagou, por exemplo.

4. GUARDE DINHEIRO

Guarde o que puder em uma poupança. Gastos são imprevisíveis e ter dinheiro vivo em mãos é importante para o caso de uma eventualidade. Além disso, você deve poupar pensando em investir (na casa própria, em um carro novo). Você pode criar um plano de investimento: por exemplo, pense no que você quer investir e o quanto vai precisar. Então, estabeleça uma meta e defina o quanto você vai precisar poupar por mês para alcançar o seu objetivo no prazo de tempo que você determinou.

Você também é um investimento. Poupe dinheiro para fazer um curso de aperfeiçoamento no exterior, uma faculdade ou uma viagem internacional.

5. LEIA SOBRE FINANÇAS E ORGANIZAÇÃO PESSOAL

É isso mesmo! Leia blogs que tratem sobre finanças, organização pessoal, como cuidar das suas contas, como poupar dinheiro e como investir. Dos que eu acompanho diariamente, recomendo o Vida Organizada (que trata da organização em geral, mas dá ótimas dicas sobre organização financeira também), o Finanças Femininas (um blog totalmente voltado para a mulher que deseja organizar as suas contas, aprender a gastar melhor e a ser independente) e o Meu Poupe! (com dicas incríveis de como poupar, investir e ganhar dinheiro).

Vocês também pode ler livros sobre o tema finanças e fazer cursos na área, até mesmo se a intenção for apenas aprender a controlar melhor o seu orçamento. Lidar com dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil, então o conhecimento é muito bem-vindo! Eu particularmente gosto muito desse Curso de Finanças Pessoais, que ensina você, de uma maneira muito simples e prática, como cuidar melhor do seu dinheiro, como elaborar um orçamento familiar, como investir e muito mais! O mais legal é que o curso custa apenas R$40,00 e você pode fazer em casa, no seu tempo!

***

E por hoje é isso, pessoal! E aí, vocês gostaram das dicas? Como vocês fazem para organizar as finanças de vocês? Me contem nos comentários!

Leia mais sobre finanças.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler:

Aplicativo da semana | Minhas Economias

Escreva um comentário

Seu comentário*

11 comentários para “5 dicas para você organizar as suas finanças”

  1. 08/07/2014 às 14:18

    Post mais que perfeito!!
    Eu tenho um caderno que anoto todos os meus gastos, quando e quanto saquei do banco… mesmo ainda não trabalhando!
    Dicas infalíveis *-*

    http://www.chadecalmila.com

  2. 08/07/2014 às 15:07

    post feito para mim!
    preciso organizar minhas finanças pra ontem!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    • 09/07/2014 às 12:46

      Espero que o post tenha te ajudado com isso, Thaila! Um beijo! :*

  3. 08/07/2014 às 17:41

    Sempre bom organizar nossa vida financeira, não tem nada que dá mais dor de cabeça do que dividas hahahaha
    http://www.heyserio.com

  4. 09/07/2014 às 04:19

    Guria, tu fez pra mim né? ahahah
    Preciso me organizar financeiramente e vou levar as dicas comigo, no meu celular vem um app para isso, vou dar uma olhada hehe adorei as indicações de blog também, super completinhos!

    xx
    http://www.lauraguernett.com

  5. Susan
    22/10/2015 às 18:42

    Olá ,

    Nossa que dicas maravilhosas !!!

    Parabénss

  6. Analu
    17/07/2016 às 23:34

    Inara, gostei demais do seu cantinho, certamente vou explorar mais o seu blog! Por curiosidade vim procurar mais sobre dicas de finança pessoal, eu particularmente, já sou uma pessoa muito atenta nos meus objetivos e gastos, mas, é sempre bom saber mais. Gostei das suas dicas de literatura também, do livro “Organize-se Num Minuto”, vou comprar, preciso muito de organização. Beijoooooooooooos, ganhou uma fãzoca! 🙂

    • 18/07/2016 às 11:20

      Oi, Analu! Que bom saber que gostou do blog! Fico muito feliz! 🙂 Seja muito bem-vinda, viu? 😀