Filme: Um Dia

O filme Um Dia é baseado no livro homônimo de David Nicholls, lançado no Brasil pela editora Intrínseca em 2011, que conta a história, repleta de encontros e desencontros, de Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess), que se conhecem na noite em que estão se formando na faculdade, em 15 de julho de 1988, e, após quase dormirem juntos, acabam se tornando grandes amigos. Após a noite de formatura, cada um segue seu próprio caminho, embora continuem se falando: Emma se torna escritora (embora precise trabalhar em bares para pagar suas contas) e Dexter se torna um famoso apresentador de TV. 

Até aí, nenhuma grande novidade. A grande sacada de Um Dia, porém, é o fato de que a vida de ambos os personagens, durante 20 anos, é apresentada ao espectador através de um único dia por ano: 15 de julho, a data em que Emma e Dexter se conheceram durante a festa de formatura na faculdade. 

Um Dia que marcou para sempre as suas vidas.

Não li o livro, e não posso comparar o quanto a adaptação foi fiel. Na verdade, prefiro sempre ler o livro antes de conferir a adaptação, mas dessa vez a curiosidade foi maior. Preciso confessar que estava bastante ansiosa para conferir o resultado de Um Dia, desde que soube que a vida dos personagens era apresentada ao espectador através de um único dia por ano. Algo incomum, e que despertou minha curiosidade a respeito da maneira como isso seria possível, como seria apresentado ao espectador a passagem dos anos, e se isso não resultaria em possíveis lacunas. 

Preciso dizer que cada um dos meus medos foram infundados. O filme usa recursos leves e funcionais para indicar a passagem dos anos através do contexto de cada cena, e isso não resulta em espaços em branco. Acompanhamos, perfeitamente, o amadurecimento de cada um dos personagens, cada reviravolta na vida deles, cada encontro e cada um dos desencontros de Dexter e Emma.

Ela, uma escritora que precisa trabalhar em bares para pagar suas contas, lutando diariamente por cada um dos seus sonhos e objetivos. Ela, que nutre um amor sincero e não correspondido por Dexter, e que simplesmente tenta levar a vida sem ele. Ele, rico, famoso, cercado por luxo e pelas mulheres, um homem aparentemente bem sucedido, mas cujo exterior esconde um homem imaturo e cheio de medos. Duas vidas entrelaçadas pelo destino, por um dia. 

A ausência de romance durante boa parte do filme é uma coisa que pode estranhar o espectador. O filme não é exatamente romântico, apesar do que o cartaz parece denunciar. Na verdade, Um Dia caminha na linha que trata do amadurecimento e da importância que algumas pessoas parecem simplesmente ter em nossa vida. 

Um Dia, antes de falar de amor, fala das dificuldades e das reviravoltas da vida, e da importância que algumas pessoas, quase sem que a gente perceba, parecem adquirir na nossa vida. E de como nem tudo sai como planejamos…

Quer mais indicações de filmes legais para assistir? Clique aqui.

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Eu fiquei completamente apaixonada pelo filme e pela história. E quando tive o livro em mãos, também por suas páginas. Tanto que pus ele pra circular no dia seguinte que terminei. indicava a todo mundo.
    Também já falei dele no meu blog e acho que é sim uma história sobre a vida e o seu amadurecimento, mas achei romântico sim.
    É uma história de amor. Amor a alguém, amor amizade, amor próprio, amor aos sonhos.
    Enfim, uma história para marcar as nossas vidas.

    liliescreve.blogspot.com

  2. OMG, nem acredito que to enrolando para ler esse livro, já me disseram que ela é meu número, falta só a “tonta” da Leninha pegar o livro para ler, kkkk

    Amei o trailer do filme.
    Vou resistir bravamente e não vou assistir, kkk
    Preciso ler o livro antes!

  3. Queria tanto ler o livro e assistir o filme! Mas me contaram o final do livro, ai eu perdi um pouco a vontade haha’
    Mas mesmo assim é um filme que eu gostaria de ver 🙂

    Beijos,
    Books Lovely

  4. Ainda não li o livro e não assisti o filme =/
    Escutei tanta gente falando mal dessa adaptação que não sei se assistiria. Se o fizer será pela atriz, que amo de paixão.

    Beijos,
    Gabi – @eromances

  5. Olá 🙂 Acabei de conhecer o teu blog e gostei muito. Já ouvi falar muito do livro, nunca li nem vi o filme. Mas pelas resenhas que vejo parece ser muito bom.
    O design e o conteúdo do teu blog são incríveis. Seguindo já, e te convido a seguir o meu também, e que deixe comentários. Virei aqui mais vezes saber das novidades.
    Bjos e bom fim de semana.

    http://www.soentrenosmulheres.co.cc/

  6. O livro foi um dos mais especiais que já li, e o filme retrata a história de um jeito muito bonito, sem falar que os atores arrasaram. O aspecto realista desta história é o que mais me atraiu!

    bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

  7. Achei o livro um pouco confuso no início mas depois fui me adaptando e confesso que esse é um dos livros mais detalhados e bonito que eu já li. Logo depois fui procurar o filme e foi ai que me encantei mais ainda, é uma história muito bonita e que acaba nos prendendo. Muito bom!
    Beijos.

  8. Eu quero muito ler o livro, na verdade não vejo a hora que eu possa ler, só depois assistirei ao filem. Gostei muito desse post, so aguçou minha curiosidade em ler.

    Abraços
    Achei muito legal todas essas novidades, quero ler a maioria dos livros mostrados acima, mas se for mara escolher os que ei mais quero seria Você está sendo vigiado, Do seu lado e Branca de neve e o caçador.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

  9. Nossa como comentar de Um dia. Este livro foi a minha melhor leitura de 2011 muito bem escrito, a leitura ´é leve e com a narrativa bem descrita. O filme foi realmente excelente até chorei no cinema, coisa que não acontece todos os dias comigo kkk! A adaptação ficou muito boa, foi realmente real a obra, até as roupas que eles usam são iguais a descrições do livros os cabelos também etc. Bem escolhido, ainda para melhorar escolheram a Anne para fazer o papel principal!! Adoro ela!

    Adorei o seu post, seu blog é lindo também já estou seguindo. Passe no meu também:

    http://livrosemaisseries.blogspot.com.br/

    Atenciosamente,
    David.H.S
    Livros e Mais!

    P.S. A música do começo do filme é linda a melodia né?

  10. Oi flor!
    Eu ainda não assisti o filme e nem li o livro, embora ele está aqui na minha pilha.
    Eu acho que o enredo combina mais com uma narrativa do que com um filme, como não assisti não tem como comparar mas acho meio estranho fazer um filme com sendo um dia a cada ano.
    Adorei o post, mas vou ler o livro primeiro para assim ver o filme.

    Beijos
    Lis – Batalha Literária