Dia desses publiquei uma inspiração lá no Instagram de uma mesa amarelinha linda feita com o pé de uma antiga máquina de costura. Tanta gente amou a ideia que eu decidi buscar outras inspirações de móveis feitos a partir do reaproveitamento de pés de máquinas de costura na decoração. E eu encontrei tanta coisa bacana! A verdade é que agora estou apaixonada por essa ideia e quero um pé desses para transformar em algo lindo agora mesmo! E garanto para vocês que depois dessas ideias e inspirações que eu selecionei vocês também vão querer! Cola na cadeira e vem se apaixonar por essas 10 maneiras de reaproveitar o pé da máquina de costura na decoração!

1. Como mesa de refeições

Com apenas um pé você já faz uma mesinha linda de refeições. Agora se tiver dois pés de máquinas de costura sobrando aí na sua casa, pode fazer até uma mesa de jantar linda e bastante original!

10 maneiras de reaproveitar o pé da máquina de costura na decoração 1

2. Como aparador

Usar o pé da máquina de costura para fazer uma aparador é uma das minhas ideias favoritas. Dá para criar muitas composições bonitas com tampos de vidro, madeira ou mármore, por exemplo, e o resultado será encantador!

10 maneiras de reaproveitar o pé da máquina de costura na decoração 2

3. Como apoio para a cuba no lavabo

Outra ideia bem original é usar o pé da máquina de costura como apoio para a cuba no lavabo. O resultado é uma bancada charmosa e com um visual retrô-moderninho lindo! Sem falar que a reforma do seu lavabo vai sair bem mais em conta!

10 maneiras de reaproveitar o pé da máquina de costura na decoração 5

4. Como ilha de cozinha

Também dá para usar o pé da máquina de costura para fazer uma ilha para a cozinha! O legal é que fica lindo e não ocupa tanto espaço assim, o que é perfeito para quem tem cozinhas pequenas!

10 maneiras de reaproveitar o pé da máquina de costura na decoração 9

5. Como penteadeira

Aqui está uma ideia na qual eu nunca tinha pensado! Usar o pé da máquina de costura para fazer uma penteadeira? O mais bacana é que fica bastante charmoso e contribui e muito para deixar o quarto mais bonito e com um toque retrô-romântico que eu, particularmente, adoro! E é fácil de fazer!

10 maneiras de reaproveitar o pé da máquina de costura na decoração 7

6. Como mesa de escritório

E como mesa de escritório; já pensou? Para você que não tem um cantinho de trabalho e estudo em casa ainda, pode ser a solução ideal para criar um espaço charmoso sem gastar quase nada!

10 maneiras de reaproveitar o pé da máquina de costura na decoração 4

7. Para fazer um cantinho verde

Você também pode levar o pé da máquina de costura para fora de casa e fazer um cantinho verde na varanda, na sacada, na área de lazer ou no jardim!

10 maneiras de reaproveitar o pé da máquina de costura na decoração 3

8. Como barzinho

Eu amei essa ideia também! Eu já fiz um post aqui no blog dando dicas para quem quer ter um barzinho ou cantinho de bebidas em casa, mas realmente nunca tinha pensado na ideia de usar o pé de uma máquina de costura para fazer um barzinho charmoso e original! É perfeito porque a parte mais difícil é realmente encontrar o móvel ideal para fazer o barzinho – e aqui está uma ideia original e bem em conta!

10 maneiras de reaproveitar o pé da máquina de costura na decoração 6

9. Como mesinha lateral e de centro na sala de estar

Vou confessar que não gosto muito dessa aqui, mas talvez você curta a ideia. Eu acho que fica um pouco desproporcional na sala de estar, mas é possível usar o pé da máquina de costura como mesinha lateral e de centro também!

10 maneiras de reaproveitar o pé da máquina de costura na decoração 11

10. Para fazer composição com um armário ou gaveteiro

Também achei essa ideia bem original e divertida! Que tal usar o pé da máquina de costura para fazer composição com um armário ou gaveteiro?

10 maneiras de reaproveitar o pé da máquina de costura na decoração 8

A grande sacada dessa ideia de reaproveitar pés de máquinas de costura na decoração, para mim, é usar cores vivas para dar uma carinha nova para eles. Você pode fazer isso usando um spray colorido, que é bem prático de usar e cuja tinta seca bem rápido também!

10 maneiras de reaproveitar o pé da máquina de costura na decoração 12

Fontes da Imagens: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21

E vocês, gostaram das inspirações? Quem tem uma máquina de costura dessas antiguinhas em casa também? Já pensou em tirá-la do quartinho de bagunças e transformá-la em uma peça linda de decoração para a sua casa?

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Minha avó tem 3 e já avisei ela colocar no testamento quando morrer, que é para mim hahahahaha!
    Adorei as dicas… vou ficar pensando no que vou fazer com as 3 maquinas!
    Beeeijos

  2. Olá Inara, gostei das suas inspirações para pés de máquinas de costura antigas! Já li em alguns blogs que já está muito visto a utilização e transformações desses pés, mas francamente,eu continuo gostando e me surpreendendo com as utilizações dadas. A minha, encontrei na calçada de casa há uns 4 anos atrás. Já teve várias funções, mas 90% do tempo ela me serve para colocar a máquina de costura em cima! ou seja, depois de muito vaguear, voltou à sua “ocupação” original. Bj

  3. Lindas dimais! Tenho um pé desses aqui! vou fazer o melhor que puder! vou lhe mostrar meu trabalho Inara Souza! Obrigada pelas dikas! vc é nota 10 !!!!

  4. Adorei as dicas, principalmente como apoio a pia do banheiro,

    tenho uma a um bom tempo e já uso com uma pedra de marmore em cima
    aparador.

    Mas como pia, será mais útil.

  5. Gostaria de ver o pé da máquina como porta cela de animais creio que precise soldar algum suporte para a cela ficar bem acomodada. Imaginei também como ficaria bom uma prancha de madeira revestida com couro de animais se tornando um aparador com decoração rústica cawtry o tapete da sala também com couro de boi natural

  6. Adoro fazer objetos com pes de máquinas de costuras antigas.
    Caso alguém disponha de pés antigos para venda, me informar o valor e enviar uma foto.
    Grato

  7. Amei as ideias. Herdei uma máquina de uma tia avó e não busquei ate então, pois não “tinha” onde por de forma digna. Agora vejo como por na casa de forma que não fique num canto sem sentido. Obrigada pela sensibilidade em compartilhar o gosto de seu trabalho.