Procurando ideias para organizar a cozinha?

Acho que quando se fala em organização, uma das vertentes mais interessantes do tema é a organização da casa. Eu particularmente adoro encontrar ideias e dicas interessantes para organizar um determinado cômodo de uma maneira simples, prática e criativa.

Foi pensando nisso que eu resolvi criar essa série de 9 posts que vão tratar da organização da casa, trazendo soluções e ideias simples para você organizar cada cômodo de um jeito incrível e prático! Para começar, eu trouxe algumas ideias de organização para a cozinha. Vamos lá?

1. Organize cereais e guloseimas em potes de vidro dentro do armário da cozinha

ideias para organizar a cozinha

{Imagens: via}

Use potes de vidro para organizar mantimentos dentro do armário da cozinha. Com eles, você consegue padronizar a organização, deixando tudo mais arrumado e bonito também. Se você tiver prateleiras para expor tudo, melhor ainda! O que eu mais gosto nessa ideia é que facilita muito a rotina: fica bem mais fácil encontrar o que você procura!

2. Use etiquetas para organizar a cozinha

ideias para organizar a cozinha

{Imagens: 1 / 2}

Outra maneira simples e bonita de organizar a sua cozinha é colocando etiquetas nas caixas e cestos organizadores e nos seus potes de mantimentos. Sem falar que assim fica bem mais fácil de encontrar o que você precisa!

As etiquetas ficam uma graça na decoração da cozinha e há diversos modelos disponíveis para download na internet (ou seja, você não precisa comprar!). Aqui mesmo no blog você encontra etiquetas para mantimentos para download grátis.

 3. Organize suas louças nas prateleiras e gavetas com bandejas e escorredores

ideias para organizar a cozinha

Mais uma solução simples para organizar a louça nas prateleiras e gavetas: use caixas, cestos organizadores, bandejas e até escorredores próprios de louça! Isso é ótimo para otimizar o espaço dentro do armário!

Os escorredores de louça, por exemplo, são uma ótima opção para organizar tampas de potes plásticos que ficam empilhadas de qualquer jeito dentro do armário, ocupando mais espaço do que deveriam.

4. Ganchos são outra ótima maneira de organizar suas louças, medidores e talheres

ideias para organizar a cozinha

{Imagens: via}

Outra dica legal para otimizar o espaço na cozinha é instalar ganchos na prateleira do armário para pendurar suas xícaras favoritas; assim, você organiza e decora a cozinha ao mesmo tempo!

Você também pode usar ganchinhos para organizar seus medidores de cozinha! Super legal, né? Essa dica eu vi aqui.

5.  Organizador de sapatos para as bolachas e doces e divisória para os eletrodomésticos

ideias para organizar a cozinha

Você também pode aproveitar aqueles organizadores plásticos de sapatos para organizar a cozinha: é só pregar um na porta de um armário e organizar lá doces, bolachas e outras guloseimas!

Quanto aos eletrodomésticos, que tal fazer divisórias de madeira para o armário?

6. Divisórias para organizar os talheres na gaveta ou um D.I.Y. maravilhoso para guardar, organizar e expor os talheres na decoração

ideias para organizar a cozinha

{Imagens: via}

Organize os seus talheres na gaveta com divisórias próprias ou faça a sua própria tábua suporte para talheres! Basta escolher um tecido bonito, cortar do tamanho certinho e pregar na tábua com a ajuda de tachinhas e um martelo (ou você pode usar aquele grampeador próprio para madeira, se você tiver). Fica lindo na decoração!

7. Sacos de lixo em um rolo para facilitar a rotina

ideias para organizar a cozinha

Posso dizer que eu amei muito essa ideia? Posso?! Quando eu vi fiquei aqui pensando: “preciso de uma coisa assim”! É prático e você mesma pode fazer com a ajuda desse tutorial lindo da Samantha, do blog Simply Organized. Ela utilizou aquela área praticamente sem utilidade que fica embaixo da pia!

8. Tubos de PVC para organizar vinhos e os seus temperos todos juntos em um mesmo lugar

ideias para organizar a cozinha

Essa primeira ideia é lá do site da Martha Stewart e eu achei incrível! São tubos de PVC que você pode usar para criar uma mini adega no seu armário! Para aprender a fazer, é só clicar aqui.

A outra ideia é bem simples: organize numa bandeja ou caixa plástica os seus temperos como sal, vinagre, óleo, azeite e demais condimentos para facilitar quando você precisar deles! Basta retirar a bandeja do lugar e colocar sobre a pia ou mesa quando você for usar e devolver para o lugar quando terminar de cozinhar! Simples e prático!

9. Organize seus saquinhos de chá em caixas

ideias para organizar a cozinha

{Imagens: 1 / 2}

Você também pode organizar os seus saquinhos de chá e aproveitar para decorar a cozinha! Uma caixinha simples de madeira com divisórias (que você mesma pode fazer com papelão com ripas de madeira) serve! Você também pode pintar a caixinha e personalizá-la do jeitinho que você quiser!

10. Organize seus utensílios e produtos de limpeza

ideias para organizar a cozinha

Se os seus utensílios e produtos de limpeza ficam na cozinha, aproveite para organizar tudo em cestos organizadores, caixas ou em organizadores plásticos de sapatos como nas imagens acima. Se você não tem um espaço específico para os produtos, aposte naquele espacinho no armário que fica embaixo da pia!

Leia também:

#2 – Ideias para organizar o banheiro

#3 – Ideias para organizar a lavanderia

#4 – Ideias para organizar a sala de estar

#5 – Ideias para organizar o quarto das crianças

#6 – Ideias para organizar o home office

E é isso! Espero que tenham gostado das dicas para organizar a cozinha! Eu tentei separar aquelas dicas mais legais que todo mundo pode fazer e soluções muito simples mas que podem fazer toda a diferença na hora de manter o cômodo arrumadinho e lindo!

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


    • Demais, né? E são coisas tão simples que a gente se pergunta: “como é que eu nunca pensei nisso antes?” (rs) Não é?