Todo mundo quer água quentinha em casa, não apenas para tomar um bom banho e relaxar depois de um dia de trabalho,  mas também para realizar tarefas como lavar a louça com mais conforto (principalmente no inverno, né?). Uma excelente opção são os aquecedores a gás, uma alternativa ao chuveiro elétrico, que proporciona maior economia e conforto.

Se você acabou de se mudar para um apartamento novo e quer saber mais sobre as vantagens do aquecedor a gás e se o aquecedor a gás vale a pena de verdade, o post de hoje é para você!

Como funciona um aquecedor a gás?

Trata-se de um sistema de aquecimento de água, como o chuveiro elétrico. A diferença é que a matriz energética é o gás e não a eletricidade. Seu funcionamento é muito parecido com o do fogão: a água circula por uma espécie de serpentina; quando você abre o registro, a chama é acionada e esquenta instantaneamente a água que passa por ali. É por isso que o aquecedor a gás também é conhecido como aquecedor de passagem.

Antes de comprar o seu aparelho, você deve definir que tipo de gás ele irá consumir. Existem dois tipos: o gás liquefeito de petróleo (GLP) e o gás natural (GN). É importante saber exatamente qual é o tipo de gás disponível na sua residência antes de comprar o seu aquecedor a gás, pois, do contrário, você pode escolher errado e então será necessário chamar um técnico especializado para fazer a conversão do aquecedor a gás, o que demandará tempo e dinheiro e envolve a substituição de peças do aparelho e nova regulação.

Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

É o tipo mais comum, aquele famoso gás de cozinha que vem nos botijões.

Gás Natural (GN

É o gás encanado, muito mais comum em cidades grandes. Em São Paulo, por exemplo, ele é fornecido pela COMGÁS.

Tipos de aquecedor a gás

Basicamente, hoje em dia existem dois tipos de aquecedores a gás: mecânicos e digitais.

Os aquecedores mecânicos são os mais antigos do mercado. Toda a regulagem do aquecedor a gás mecânico é feita manualmente. Eles são os mais baratos do mercado, mas também demandam mais cuidados durante a instalação e manutenção. Também consomem mais gás se comparados ao modelo de aquecedor a gás digital.

Os aquecedores digitais possuem chama auto-modulante e um display digital que permite a você configurar com exatidão a temperatura do seu banho. São modelos mais seguros, pois contam com dispositivos para evitar vazamentos, e proporcionam uma maior economia de gás. Por esse motivo, costumam ser mais caros.

Quer dicas para escolher o melhor tipo de aquecedor a gás para a sua casa? A Aquecenorte preparou um e-book completo com tudo o que você precisa saber para fazer a melhor escolha! Clique aqui para baixar.

Vantagens do aquecedor a gás

Uma das principais vantagens do aquecedor a gás é a economia na conta de luz. Os chuveiros elétricos consomem uma quantidade alta de energia, que acaba refletindo na conta de luz no final do mês. Só para você ter uma ideia, o chuveiro elétrico é responsável por 24% da conta de luz, conforme dados do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Além disso, o aquecedor a gás permite um maior conforto, uma vez que a vazão de água quente costuma ser maior, ou seja, o banho acaba se tornando muito mais prazeroso.

Ele também permite o acionamento em diferentes pontos da casa, tanto chuveiro quanto torneiras. Imagine ter água quente na torneira na hora de lavar a louça durante os dias mais frios!

Conhecendo a Aquecenorte

Onde comprar aquecedor a gás? Se você já pesquisou bastante e decidiu investir em um aquecedor a gás, precisa conhecer a Aquecenorte. Eles são especialistas em aquecedores a gás e vão pode ajudar vocês na hora da compra, instalação e manutenção do seu aquecedor a gás.

***

E essa foi a dica de hoje! Espero que tenham gostado! Um beijo e até a próxima! 🙂

Tags: | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Sem dúvidas os aquecedores a gás são uma ótima opção para banho principalmente no inverno, muito bom o artigo muito bem explicativo parabéns

  2. òtimo artigo para quem deseja comprar um aquecedor a gás e esta em dúvidas, eles são muito bom principalmente no inverno, parabéns muito explicativo