O tema do D.I.Y. Coletivo de março é “plantas” e queremos inspirar você a criar algo com plantinhas para decorar a casa. Como eu sempre quis vasinhos de cimento/concreto para decorar a casa, decidi que não havia oportunidade melhor de finalmente colocar esse projeto em prática. O mais legal é que se trata de um “faça você mesma” muito fácil de executar e também muito barato, já que você precisará gastar somente comprando o cimento e a areia para preparar os seus vasinhos em casa.

Excepcionalmente esse mês, decidi gravar o passo a passo para vocês, pois em março estamos tendo um especial de vídeos todos os dias lá no canal. Aproveitando a oportunidade: você já se inscreveu no canal para receber todos os conteúdos novos? Tem muita coisa legal ainda pela frente!

Vocês verão no vídeo como é realmente muito fácil fazer os seus próprios vasinhos de cimento em casa!

COMO FAZER VASINHOS DE CIMENTO

Comece misturando o cimento com a areia em proporções iguais. Aqui na minha cidade eu paguei apenas R$1,00 em 1 kg de cimento, só para vocês terem uma ideia de que realmente vale a pena. Misture bem o cimento e a areia e então comece a adicionar a água aos pouquinhos até formar uma pastinha. Não pode ficar nem muito pastoso nem líquido demais.

É muito importante untar antes com óleo de cozinha, para ter certeza que o vasinho vai soltar do molde depois. É só despejar um pouquinho do óleo e espalhar bem.

Então deposite a mistura de cimento, areia e água dentro do molde até bem próximo da borda. Para fazer a abertura para a plantinha, use um copo plástico com algumas pedrinhas dentro para pesar e não sair do lugar. Só não vá muito fundo, pois a camada de baixo dele não pode ficar muito fininha, pois isso pode fazer com que o vaso se quebre.

Como molde dos vasinhos, você pode usar o que tem em casa. Eu usei alguns vasinhos que tinha por aqui, um copo plástico e até uma embalagem de amendoim.

Por fim, deixe os vasinhos secando em um cantinho e não mexa mais neles. Aguarde pelo menos 24 horas antes de desenformar. Por conta do óleo de cozinha, os vasinhos vão soltar da forma muito fácil.

Depois é só lixar bem para dar um acabamento melhor e remover o pó com um paninho úmido.

Eu usei suculentas de plástico para decorar os vasinhos porque acho mais prático, mas você pode usar plantinhas de verdade se preferir. A dica é usar um outro vasinho por dentro para poder retirar a plantinha e regar quando for preciso.

Você também pode pintar com tinta acrílica se quiser, mas eu gosto desse visual assim, mais rústico!

E não acabou!

No Nayart’s, a Naya ensinou como fazer um cachepot para plantas em formato de mão! Clique aqui para ver.

No Simplichique, a Manu mostrou como fazer um cachepot para plantas com pompons de lã! Clique aqui para conferir.

No Casa de Amados, a Juliana ensinou como fazer um suporte para plantas com palitos de picolé! Clique aqui para ver.

A melhor parte?

É que você também pode participar! E nem precisa ter um blog para isso! Basta publicar a foto do seu projeto nas redes sociais com a #diycoletivo! Ele será publicado tanto na página do D.I.Y. Coletivo no Facebook quanto no Instagram do projeto! Demais, né? Participe! 🙂

Este post faz parte do projeto D.I.Y. Coletivo da Equipe S.O.S. Decor. Pra ficar por dentro de todas as blogagens, ou participar das próximas edições, basta ficar ligado na fanpage do Facebook e seguir o Instagram.

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Inara
    Amei num grau mil teu projeto, te confesso que me “passou de leve” a ideia de fazer um…Mas como o gesso aqui em casa é matéria prima em abundância, acabei desistindo… O que só me faz ficar ainda mais xonada pelos teus!
    Bjin, Naya

  2. Eu também sempre quis ter vasinhos de cimento! Ficaram super fofos e o bom é que a mistura rende, né! Amei!!!
    Super beijo, Inara!

  3. Ficou tudo um amorzinho, Inara!! Amo vasos de cimento! Já experimentou fazer com cimento branco? Eu fiz uma oficina e adorei também. A técnica é mais ou menos a mesma, mas o efeito é um cadinho diferente. =)

    Beijos!!