5 dicas para reformar a casa morando nela

Acredite, eu sei o transtorno que pode ser uma obra em casa enquanto você está morando nela. O barulho incessante, a poeira acumulada, os objetos danificados no caminho, o entra e sai da equipe de obra e dos fornecedores – tudo isso pode causar uma verdadeira dor de cabeça. Mas a boa notícia é que dá para passar por isso com o mínimo de incômodo possível, desde que tudo seja pensando e planejado com cuidado. No post de hoje, separei para vocês 5 dicas para a reformar a casa morando nela.

Contrate bons profissionais

Qualquer reforma precisa de bons profissionais, mas esse cuidado precisa ser redobrado caso você pretenda reformar a casa morando nela. Peça referências e contrate profissionais caprichosos, responsáveis e organizados, para que o estresse com a obra seja o mínimo possível. Também é importante conversar com os profissionais antes da reforma começar e acordar detalhes sobre o horário de trabalho, cuidados que precisarão ter durante a reforma ou mesmo sobre o que fazer com o lixo e entulho da obra quando o expediente acabar.

Planeje bem a obra

Imprevistos sempre acontecem, mas é possível antecipar alguns deles quando fazemos um bom planejamento de obra. Por isso é importante conversar com o responsável pela obra, falar sobre as suas necessidades, para que ambos possam criar um planejamento que cause danos mínimos a rotina da família. O planejamento vai evitar atrasos na obra e retrabalho.

Além disso, também é importante planejar bem o orçamento disponível. Deixe claro para o responsável pela obra quanto de dinheiro você tem efetivamente para gastar e que o valor da obra não deve ultrapassar essa quantia. Trabalhe com uma pequena margem de segurança para evitar surpresas no orçamento.

Proteja os móveis

Antes da reforma começar, é muito importante proteger todos os móveis e objetos. Armazene em outro cômodo o que for possível, para evitar avarias durante a obra. O que não for possível levar para outro lugar, proteja bem com papelão e plástico bolha, finalizando as extremidades com fita adesiva para evitar que o plástico se solte. Proteja o piso também, para que não seja danificado. Outra dica muito importante é proteger bem os vãos das portas, para evitar que a poeira se espalhe para outros cômodos da casa.

Jogue o lixo fora

Não se esqueça do lixo da obra. Converse com os profissionais para que, no final do expediente, recolham o lixo e descartem todo o entulho no lugar apropriado. Essa medida simples vai evitar que você e sua família fiquem tropeçando no entulho e manterá a ordem dentro de casa, mesmo durante a obra.

Tenha paciência

Imprevistos vão acontecer, por mais que você tenha planejado tudo direitinho. Atraso na entrega de algum fornecedor ou algum erro de execução – não dá para prever. O importante é manter a calma, contar até dez e saber que, no final, tudo valerá a pena.

Leia mais sobre construção e reforma clicando aqui.

Tags: |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

30 Comentários

  1. O pior mesmo são esse imprevistos que como o nome mesmo diz não da pra prever…. mas estou quase no inicio da minha e conto pra vcs como foi depois a experiencia. bjim

  2. Realmente reforma morando na casa é um transtorno. Uma vez mandamos pintar uma casa por dentro morando nela e eu quase fiquei louca, muito stress, imagine uma reforma inteira!

  3. Já passei por reformas assim há alguns anos. Não foi nada fácil!!! Tivemos gastos extras com laje selada e demora por falta de compromisso. Encontrar profissionais honestos e dedicados é valioso! Procuro sempre contratar o serviço de profissionais que conheci por indicação. Obrigada pelas dicas!!! 🙂

  4. Amei as dicas. Já quero me preparar pra reformar a minha. Um banheiro e um mezanino, é o que quero. A única reforma que já fiz, foi pintar a casa toda. Todo mundo em casa trabalhou e foi ótimo.

  5. O dono do prédio onde moro esta reformando a parte externa eu já to ficando louca!!! Umas semanas atrás resolveu mexer umas coisas aqui em casa…ainda bem que foi pouca coisa senao ficaria maluca hahaha!!!!

  6. Reformas são sempre bem cansativas..realmente é preciso muito planejamento e paciência.
    Achar bons profissionais também acho um desafio e tanto..apesar que já consegui contratar pessoas bem competentes e outras nem tanto..rsrs
    O bom é quando a reforma é algo bem simples..pode juntar a família e mãos a obra,rsrs

  7. Estou no meio de uma reforma. Parece que nao acaba nunca!
    hahaha… Mas a melhor dica é o entulho, com certeza pedir para que levem o lixo ajuda muito.. Sempre sobra coisa acumulada e os quintais ficam uma bagunça danada…

  8. Nossa, as dicas ajudaram a pensar no planejamento que preciso fazer para pôr em prática neste ano. Algumas reformas precisam ser feitas e já tenho uma noção do que fazer e por onde começar.
    Obrigado! =)

  9. Oi Inara, tudo bem? Realmente o transtorno de reforma é um caso sério, mas também acredito que um bom planejamento e paciência podemos conciliar o trabalho!!
    Bjuuus

  10. Qualquer reforma depois de pronta vale todo o stress que passou,fico super nervosa com reforma pois sou a louca da limpeza rs e quando estamos reformando a casa não para limpa :(.
    Mas depois de pronta o coração enche de alegria.Para a próxima reforma vou usar todas as suas dicas bjsss


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.