Como tirar suas metas do papel e transformar a sua vida
Você sente dificuldade em estabelecer metas, definir prioridades e tirar as coisas do papel? Você até tenta se organizar, colocar as coisas no papel, mas, no dia a dia, as coisas nunca saem como você planejou? Aprenda o passo a passo completo para deixar de ser uma sonhadora e se transformar em uma mulher capaz de realizar todas as suas metas!
Precisa organizar a casa?
Talvez você não saiba muito bem por onde começar. O primeiro passo é sempre o mais difícil, eu prometo, e os conteúdos que você vai encontrar aqui vão literalmente pegar você pela mão e ensinar passo a passo tudo o que você precisa saber para organizar cada cantinho da sua casa!

Quando os dias começam a ficar mais frios, retiramos de dentro dos armários os cobertores e edredons, e não é incomum essas peças precisarem ser lavadas depois de terem passado tanto tempo guardadas. O tamanho delas pode fazer o trabalho parecer assustador, mas não tem jeito: uma hora as roupas de cama precisarão ser lavadas. E como eu sei que podem surgir muitas dúvidas durante o processo, trouxe algumas dicas para vocês sobre como lavar a roupa de cama e alguns cuidados que você precisa ter para mantê-las sempre limpas e como novas.

QUANDO LAVAR?

Os lençóis devem ser trocados pelo menos uma vez por semana.

Edredons, cobertores e mantas, por serem mais utilizados durante o frio, podem ser lavados a cada seis meses.

Travesseiros podem ser lavados a cada seis meses também.

COMO LAVAR?

Como lavar fronhas e lençóis

De maneira geral, fronhas e lençóis podem ser lavados na máquina normalmente, mas sempre verifique as indicações de lavagem das etiquetas, principalmente para saber se há especificações em relação à limpeza daquela determinada peça. Algumas peças mais sensíveis devem ser colocadas em um saco de proteção na hora da lavagem.

Antes de lavar, procure sacudir bem a roupa de cama ou deixá-la estendida em local arejado por alguns minutos para que parte da sujeira possa ser removida, como a poeira e pelos de animais que têm contato com a cama.

Preocupe-se também em fazer a triagem de cores antes de lavar a roupa de cama. O erro mais comum na hora de lavar a roupa é misturar roupas coloridas com roupas brancas, uma vez que os corantes das roupas escuras podem acabar manchando os tecidos das roupas claras, principalmente em água morna ou quente.

Como lavar travesseiros

Antes de lavar o travesseiro, verifique na etiqueta se não há restrições contra a lavagem na máquina. Geralmente, travesseiros com enchimento de poliéster ou penas podem ser lavados na máquina normalmente.

Retire a fronha e a capa protetora e posicione o travesseiro na máquina na vertical. Procure não lavar mais do que dois travesseiros por vez. Use água fria e sabão líquido (para evitar resíduos e facilitar o enxágue).

Para secar, você pode usar a centrífuga e depois colocar o travesseiro no varal na horizontal para terminar de secar ao sol. É preciso todo o cuidado para ter certeza de que o travesseiro secou por completo, então, de tempos em tempos, afofe o travesseiro no varal para ter certeza de que a parte interior secará por completo.

Aqui em casa, como eu tenho apenas um tanquinho, lavo apenas um travesseiro por vez, usando sabão líquido na lavagem. O trabalho é um pouco maior, mas pode ser feito.

Outra dica importante é deixar o travesseiro arejar no sol pelo menos uma vez por mês.

Como lavar edredons e cobertores

Todo cuidado é pouco na hora de lavar edredons e cobertores.

O primeiro passo é verificar se não há nenhuma restrição contra a lavagem das peças na máquina. Não deixe também de verificar a capacidade da sua máquina de lavar, pois pode ser que ela não suporte o volume e peso desse tipo de roupa. Se isso acontecer, você pode tentar lavar a peça na mão ou procurar uma lavanderia especializada na sua cidade.

Se não houver nenhum restrição contra a lavagem das peças na máquina, procure usar sabão líquido para facilitar o enxágue.

Deixe-os secar à sombra e antes de levá-los para dentro, verifique se todo o interior está completamente seco para evitar o mofo.

DICA EXTRA

Como lavar toalhas de banho

Não abuse do uso do sabão em pó, uma vez que ele pode acabar se acumulando nas fibras do tecido da toalha, deixando-a dura.

Lave as toalhas sempre em água fria e não use amaciante na lavagem, pois ele acaba diminuindo a capacidade de absorção das peças.

Seque as toalhas na sombra em local arejado.

Toalhas não precisam ser passadas.

● LEIA TAMBÉM: Como organizar as roupas de cama, mesa e banho


E por hoje é isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas! 🙂

Um beijo e até a próxima!

Veja outras dicas de limpeza.

Escreva um comentário

Seu comentário*