Sua função vai além de barrar a passagem da luz: as cortinas garantem conforto térmico, acústico e visual. Além disso, contribuem para uma decoração mais agradável e elegante, refletindo os gostos e personalidade dos moradores. Foi pensando nisso que eu separei várias dicas para você de como escolher o modelo ideal de cortina e valorizar o seu ambiente.

A ESCOLHA DO MODELO: COMO ESCOLHER O MODELO IDEAL DE CORTINA

Antes de escolher a melhor cortina para o seu ambiente é preciso pensar em diversos aspectos como o estilo da decoração, se você deseja cobrir total ou parcialmente a luz natural, qual a dimensão do ambiente e o tamanho da janela.

TIPOS DE CORTINA

CORTINAS DE VARÃO

As cortinas de alças, argolas e ilhoses usam varão. São leves, práticas e ficam bem em ambientes mais descontraídos e informais.

CORTINAS DE TRILHO

São usadas em ambientes mais formais e correm com mais facilidade que as de varão. Podem ser encontradas em uma infinidade de materiais e modelos. São perfeitas para ambientes com acabamento em gesso, onde é possível usá-lo como elemento para esconder o trilho da cortina. O cortineiro é um rebaixo de gesso onde a cortina fica embutida.

CORTINA ROLÔ

A cortina rolô tem um sistema que enrola o tecido para o fechamento. É o modelo mais usado quando o desejo é cobrir totalmente a luz natural – e por isso emprega-se bastante o tecido do tipo black-out.

CORTINA ROMANA

Também chamada de persiana romana, fecha em camadas por conta da sua estruturação com varetas. É usada em ambientes modernos.

PERSIANA

São comumente mais baratas e indicadas para ambientes com mais personalidade. Existem em diversos tipos de materiais e cores e possuem maior liberdade de abertura, podendo ser verticais ou horizontais.

PAINEL

As cortinas do tipo painel são usadas para grandes espaços e vãos de passagem. Movimentam-se para os lados, correm em trilhos e se sobrepõem. É a escolha perfeita para ambientes mais modernos ou minimalistas.

A ESCOLHA DO TECIDO: QUAL O MELHOR TECIDO PARA CADA AMBIENTE

Para a sala, um ambiente mais acolhedor e intimista, opte por modelos mais leves e transparentes, como voil, linho, seda, microfibra e renda.

Se ela for utilizada para assistir TV e houver grande incidência de luz solar, opte por tecidos um pouco mais grossos como brim, sarja, shantung, crepe e veludo.

Para o quarto, verifique a incidência de luz solar. Em regiões muito ensolaradas, a cortina do tipo black-out pode ser indispensável, uma vez que ela barra a passagem da luz e reduz consideravelmente o calor. Você pode sobrepor a ela um tecido mais leve como o voil, para dar mais suavidade ao ambiente.

A ESCOLHA DAS CORES: ACERTE NO TOM DAS CORTINAS

CORTINAS NA DECORAÇÃO 2CORTINAS NA DECORAÇÃO

{Imagens via: 1 | 2 | 3 | 4}

A cortina deve harmonizar com os demais elementos da decoração do ambiente. Cores mais neutras são mais atemporais e não enjoam com facilidade. No geral, para não errar, opte pelo branco, bege e areia, que são cores que ampliam e clareiam os espaços.

Cores mais fortes atribuem personalidade ao ambiente, garantindo uma decoração mais viva com um toque especial, mas é preciso tomar um cuidado especial para que a cor da cortina converse com o restante da decoração do ambiente ao invés de deixá-lo carregado.

3 DICAS IMPORTANTES

1) Meça direitinho a altura e a largura da sua janela antes de comprar qualquer modelo de cortina. Lembre-se de deixar uma folga no tecido para não falta pano nas laterais. Para isso, considere entre 20 cm e 30 cm a mais em cada lateral.

2) Se a sua janela for baixa, procure instalar o trilho ou varão bem acima dela; do contrário, a sensação que você terá é de o pé-direito do ambiente foi achatado. Se o pé-direito da sua casa for alto, procure  instalar a cortina na metade da distância entre a parte de cima da janela e o teto.

3) A cortina longa que vai do piso ao teto confere elegância ao ambiente. O tecido deve arrastar 2 cm ou 4 cm no chão. Cuidado porque a cortina longa demais prejudica a circulação e acumula poeira.

ONDE COMPRAR CORTINAS

onde comprar cortinas shoes4you

 

A Shoes4you me convidou a escrever esse post para vocês e selecionar alguns dos meus modelos favoritos do seu shopping virtual que agrega algumas das melhores lojas em um só lugar. Lá você encontra esses e outros modelos de cortinas.

post campanha

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.