Podem me julgar. Eu mesma não acredito no quanto eu demorei para verdadeiramente dar uma chance ao filme. É claro que eu já conhecia um pouquinho da história do Sr. Darcy e da Lizzie. Já havia lido resenhas do livro e sabia da paixão inequívoca de muita gente pelas histórias escritas por Jane Austen. Acontece que eu nunca tinha tido realmente o desejo de conferir a adaptação. Foi só depois de ler os quatro primeiros livros da série de romances de época escrita por Julia Quinn que eu resolvi que precisava deixar o preconceito de lado de uma vez e ligar a televisão.
A história se passa em 1797 na Inglaterra. Tudo o que a mãe de Lizzie, Jane, Lydia, Mary e Kitty quer é que suas filhas façam bons casamentos. Assim, quando o Sr. Bingley decide passar uma temporada em sua mansão próxima dos Bennet, todas elas enxergam uma possibilidade de fazerem um bom casamento. O Sr. Bingley é jovem, bonito, rico e educado, tudo o que as mamães e as mocinhas casamenteiras desejam. Acontece que junto dele chega também o rico, taciturno e esnobe Sr. Darcy, alguém que despertará em Lizzie um sentimento controverso de amor e ódio.
Na primeira cena em que eles aparecem juntos, há uma troca de olhares e uma clara confusão de sentimentos, principalmente por parte do Sr. Darcy. Por conta da paixão entre o Sr. Bingley e a irmã de Lizzie, Jane, eles passam algum tempo juntos na festa comunitária. Não o bastante, apenas o suficiente para que Lizzie receba uma resposta mordaz, uma reprimenda e um insulto. E passe a enxergá-lo como um homem arrogante e esnobe, um sujeito de olhar triste e postura conservadora.
O filme é dirigido por Joe Wright e, sem dúvida nenhuma, a fotografia foi uma das coisas que mais me encantaram na adaptação. Os cenários são de tirar o fôlego. O elenco também é maravilhoso e é impossível não amar cada um dos personagens, com suas particularidades e manias. Impossível não mergulhar de cabeça nos costumes e vestimentas da época.
Keira Knightley está incrível no papel de Lizzie. Eu não conseguia deixar de rir quando ela ria também. A atriz conseguiu dosar da melhor maneira a força e o orgulho inerente de Lizzie com uma doçura e uma certa timidez encantadora.
Matthew Macfadyen interpreta o Sr. Darcy e é estarrecedor e quase palpável a dor em seus olhos. Ele parecia triste quase o tempo todo. Não uma tristeza forjada, mas uma tristeza que parecia vir da alma e demonstrava muito claramente os conflitos dele quanto à Lizzie, sua família nada convencional e até certo ponto indiscreta e sua origem humilde. Eu não sei se é apenas no filme, mas o Sr. Darcy é um homem calado e introspectivo. Suas opiniões, sentimentos e intenções ficam mais claramente demonstrados por meio de suas ações. E isso foi algo que me encantou. Sua luta era sobre deixar que o seu amor por Lizzie tomasse conta ou frear-se pelos limites e preconceitos impostos pela sociedade, que não veria com bons olhos a união de duas pessoas de classes sociais tão diferentes.
Ela é o orgulho e ele é o preconceito. Ela lutando contra as opiniões pré-concebidas sobre ele, algumas das quais ele mesmo insinuou com sua postura conservadora e arrogante, e ele lutando contra esse desejo e amor e depois pela aceitação de Lizzie e uma vida em comum.
É aquele tipo de filme para ver, rever e ler o livro. Para ver com o coração repleto de encantamento e deixar-se contaminar pela doçura e sensibilidade do filme, pela época e seus costumes. Mais do que recomendado!
Quer mais indicações de filmes legais para assistir? Clique aqui.
sinto que ja estou afeiçoada! Jane conseguiu escrever a mais linda história de amor, retratando ao mesmo tempo as rusgas sociais! ela foi irônica, divertida e apaixonante!
acredito que o filme consiga captar essa essência!
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
O único motivo de não ter gostado do filme, foi o fato de que fugio muito a realidade do livro ( na minha opinião ). Gostei mais da série da BBC que, como sempre, soube retratar aquilo que o livro nos proporcionou. A série é simplesmente perfeita ( eu recomendo ).
Gostei do seu post e principalmente de sua análise do filme e dos personagens!!!
A série eu ainda não vi, Amanda, mas muito gente me disse a mesma coisa! Vou procurar depois! 🙂
Obrigada! Fico feliz que gostou! 😀
Esse filme é incrivelmente maravilhoso *___*
Adoro demais!
blogdeaventuras.com
Gostei mais da primeira versão do filme! Prefiro o livro!