Se você acabou de ingressar na faculdade e ainda está um pouco perdida sobre como dar conta do volume de informações que recebe diariamente, hoje eu estou aqui para compartilhar com você 4 técnicas de estudo que me ajudaram muito na época da faculdade, e depois na pós-graduação também. São 4 técnicas de estudo eficientes separadas, mas que juntas vão permitir que você se saia muito bem nas provas da faculdade, independente do curso que você faz.

Resumos

O primeiro passo para mim sempre foi ler toda a matéria, então grifar no texto as passagens mais importantes e depois escrever um resumo de cada aula. Eu costumava fazer isso todos os dias, logo depois da aula.

E até em uma faculdade como a engenharia, você consegue utilizar essa técnica mesmo nas matérias mais práticas, que envolvem cálculo. Eu fazia assim: anotava em uma folha de papel as fórmulas utilizadas e desenhava flechas apontando para cada termo da fórmula, com uma explicação em texto sobre o que aquele termo significava e o que mais eu achasse útil. Isso sempre me ajudou muito quando eu precisava decorar uma fórmula matemática qualquer.

Você pode escrever seus resumos de muitas maneiras diferentes, utilizando técnicas diferentes, como tabela de conteúdos, bullet points, Cornellperguntas e respostas, ou seja, o que parecer fazer mais sentido para você. Usar canetas coloridas e marca texto sempre me ajudou muito também.

Resumos são uma ótima maneira de estudar (pelo menos para mim sempre foram extremamente eficientes). Mas não adianta tentar ler e resumir toda a matéria um dia antes da prova. Como eu disse antes, eu sempre praticava o resumo pouco depois da aula, para garantir a assimilação da matéria e também porque depois eu conseguia usar esses resumos para “passar a matéria” na semana de provas. A isso chamamos de prática distribuída.

Prática distribuída

A prática distribuída consiste em dividir o estudo em blocos, ou seja, não tentar estudar tudo de uma vez só, em um único dia.

Se você vê um determinado conteúdo várias vezes ao longo do tempo, ele acaba sendo melhor assimilado por sua memória de longo prazo. Por isso é tão importante não “deixar tudo para a última hora”.

Se você puder estudar todos os dias, um pouquinho por dia, terá maiores chances de assimilar a matéria.

Estudo intercalado

É a rotação de matérias, ou seja, intercalar matérias durante o estudo.

Há estudos que comprovam que se trata de uma técnica extremamente eficiente. Isso porque, intercalando assuntos diferentes, você consegue permanecer mais focada nos estudos do que se passasse longas horas estudando a mesma coisa.

Aqui no blog eu tenho um cronograma de estudos que pode baixar e usar para organizar seus estudos diariamente.

Aliás, o nosso Planner de Estudos pode ajudar você na hora de organizar seus estudos na faculdade, não apenas criando um cronograma de estudos diário ou semanal, mas também com relação às leituras propostas, provas e trabalhos, resumos e projetos acadêmicos, como os de iniciação científica. Conheça o nosso Planner de Estudos clicando aqui.

Teste prático

Consiste em elaborar suas próprias perguntas sobre a matéria ou resolver questões de exames anteriores.

Essa técnica também sempre foi muito eficiente para mim e a utilizei ao longo de toda a minha jornada como estudante. Na época do vestibular, eu baixava os exames dos anos anteriores das faculdades para as quais pretendia prestar e passava horas resolvendo os exercícios. Não há maneira melhor de assimilar uma matéria, principalmente quando estamos falando de matérias exatas, como matemática, física e química.

Se você pretende prestar um concurso público, por exemplo, o teste prático também pode ser extremamente eficiente.

Na faculdade, é a mesma coisa: resolva novamente as questões propostas pelo professor na sala de aula e as listas de exercícios que encontrar nos livros indicados pelo professor. Faça também suas próprias questões e seja minuciosa nas respostas.

***

E essas foram as dicas de hoje! Espero que você tenha gostado! Um beijo! 

Veja mais dicas de estudo.

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.