No vídeo sobre o guarda-roupa novo, eu comentei que havia um espacinho entre o guarda-roupa e a parede, e que estava pensando em fazer uma sapateira ali, algo estreito, que coubesse naquele cantinho. Vocês concordaram com a ideia e por isso hoje eu estou aqui para compartilhar com vocês o passo a passo dessa sapateira estreita que eu mesma fiz e que você pode reproduzir em casa, se também estiver precisando de um móvel para organizar seus sapatos, mesmo que em um espaço muito pequeno no quarto!

DIY – SAPATEIRA ESTREITA

Eu comecei cortando as madeiras.

Vamos precisar de

  • 2 peças de madeira medindo 19 cm x 1,60 m;
  • 10 peças medindo 19 cm x 30 cm.

O primeiro passo é fazer as marcações nas madeiras de 19 cm x 1,60 m, como na figura. Comece traçando a marcação da espessura da madeira, então meça 26 cm. Feito isso, marque novamente a espessura da madeira, então meça mais 20,5 cm. E vá repetindo o processo, fazendo as marcações de acordo com a figura.

Lembrando que essas medidas são baseadas no espaço que tenho disponível ao lado do guarda-roupa no quarto e também na quantidade e tipos de sapatos que possuo. Recomendo que você meça direitinho o seu espaço e faça a sua sapateira baseada nessas medidas. Nas prateleiras de 26 cm, 20,5 cm e 24,5 cm consegui acomodar facilmente botas de cano baixo, sapatos de salto alto e tênis. As demais marcações, de 12 cm e 14 cm, são ideais para sapatilhas e rasteiras.

Prateleiras delimitadas, é hora de fazer as marcações dos furos, onde vamos parafusar uma madeira na outra depois. Em cada marcação que fizemos, respeitando a medida da espessura da madeira (aqui estou usando uma madeira com 1,5 cm de espessura), marque 4 cm a partir das extremidades e então o centro.

Vamos precisar marcar também os furos do puxador da sapateira. Eu vou fazer o meu com corda, então fiz dois furos a 40 cm do topo da sapateira, ao alcance das minhas mãos.

Por fim, em uma das peças de madeira menores, vamos fazer as marcações para o encaixe das rodinhas do móvel. Eu fiz 4 marcações, todas a 3 cm das extremidades, de acordo com a figura.

Depois disso, vamos precisar furar tudo. Use uma broca com espessura um pouquinho menor do que a do parafuso. Lembre-se que você precisará repetir o processo em ambas as peças de madeira de 19 cm x 1,60 m.

Para fazer os furos do puxador e das rodinhas, usei uma broca maior, que tivesse a mesma espessura de ambos.

Todos os furos feitos, é hora de começar a parafusar. Usei uma chave Philips e fui encaixando as peças de madeira em seus lugares, usando como guia a marcação da espessura da madeira. Vá seguindo o gabarito para posicionar todas as peças. Lembre-se que a madeira que furamos, a com as marcações das rodinhas, deve ficar na parte de baixo da sapateira.

O próximo passo foi dar uma demão de tinta branca na parte de fora do móvel.

Minha madeira tem um dos lados laminados, então completei o acabamento do interior com fita de borda. Para colar a fita, você deve usar cola de contato.

Passe a cola com a ajuda de um pincel, primeiro no móvel e então na fita e espere pelo menos 10 minutos antes de unir ambos. Para fazer o acabamento, você precisará de um estilete.

Para a parte da frente da sapateira, decidi fazer algo diferente. Com a ajuda de uma fita crepe, tracei uma diagonal na madeira e então usei um kit craquelador que eu já tinha aqui em casa para faze um detalhe diferente no móvel.

A aplicação é bem simples: primeiro o verniz base, que você deve aplicar com a ajuda de um pincel por toda a madeira. Então, espere o verniz base secar, o que pode levar aproximadamente 1 hora, para só então aplicar o verniz craquelador na cor que você escolheu. Aplique por cima do verniz base, fazendo movimento aleatórios com o pincel. Pode levar até uma hora para secar complemente, então o resultado começará a aparecer.

Já na parte de cima, decidi fazer uma textura com a tinta branca, aplicando aos bocados com a ajuda de uma esponja, dessas simples, de cozinha mesmo.

Aí foi só esperar secar bem e então instalar o puxador. Para passar a corda pelo furo, você pode usar um pedaço de fita crepe para que a corda não fique abrindo. Assim é muito mais fácil e basta dar um nó na parte de baixo depois!

Sapateira pronta! Levei um dia inteiro para fazê-la, mas amei o resultado! Ficou perfeita no espacinho que eu tinha disponível e pude retirar os sapatos de dentro do guarda-roupa! Agora eles possuem um lugarzinho especial!

Veja mais ideias para decorar e organizar a sua casa clicando aqui.

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Adorei!! Tenho um espacinho tipo esse do lado do meu guarda-roupas, acho que vou fazer a sapateira hein!
    onde encontro a madeira aqui em Dracena? E se vc não se importar, qual foi o custo dela? beijinhos e muito sucesso pra vc!