As cores podem acalmar, despertar a fome, mudar o nosso humor… Por isso é muito importante ter cautela na hora de definir a paleta de cores com as quais iremos decorar a nossa casa. Desde o início, é importante entender exatamente o que esperamos de cada cômodo. Para isso, existem técnicas que você pode utilizar na hora de decorar, afinal, as cores são muitas e dentro de cada uma delas há outra infinidade de matizes diferentes capazes de nos influenciar, despertar sentimentos e emoções.

 

É claro que a cor não existe sem a luz. A cor que enxergamos nada mais é do que o resultado da luz que incide sobre o corpo, da luz que esse corpo é capaz de absorver e refletir. Um objeto, por exemplo, é preto quando absorve todas as cores e branco quando as reflete. E cada uma dessas cores serve a um propósito dentro da nossa mente. O amarelo, por exemplo, é a cor que estimula a criatividade e a fome. Perfeito para ser aplicado em locais como o escritório e a cozinha. Já o azul é a cor da tranquilidade, da calma e da sabedoria. Uma ótima opção para a decoração de quartos, por exemplo.

 

Hoje você vai conhecer o significado das cores na decoração e como escolher a cor certa para decorar cada cômodo da sua casa.

 

AMARELO

 

É a cor do sol, da luz e da alegria; gera calor e vida. Em casa, pode ser aplicada em áreas que exigem concentração, como escritórios e locais de estudo, pois estimula a atividade mental e a criatividade. O amarelo também pode ser aplicado em ambientes como bares e restaurantes por se tratar de uma cor que estimula o apetite. Sobre fundo preto ganha forma e vibração, mas é pouco visível quando aplicada sobre fundo branco. Deve ser sempre usada em conjunto com uma boa iluminação.

 

Significado das cores na decoração

Imagem: Reprodução | via

 

AZUL

 

O azul é a mais escura das três cores primárias, por isso tem analogia com o preto. É uma cor fria que transmite a sensação de calma, tranquilidade, sabedoria e liberdade. Nos transmite a ideia de imensidão por lembrar a água. É a cor ideal para quartos, banheiros, salas de estar ou mesmo escritórios, por acalmar a mente, contribuir para o equilíbrio emocional e para a busca de inspiração.

 

Significado das cores na decoração

Imagem: Reprodução | via

 

VERDE

 

A cor verde nos lembra natureza e está associada ao combate do estresse, proporcionando descanso e tranquilidade. É uma cor indicada para a saúde e bem estar das pessoas, muito utilizada em consultórios, hospitais e laboratórios, além de transmitir também uma sensação de esperança e satisfação. Ótima para ser usada em ambientes como escritórios, quartos e até banheiros.

 

Significado das cores na decoração

Imagem: Reprodução | via

 

Leia também: 7 plantas para cultivar dentro de casa

 

LARANJA

 

É de todas as cores a mais dinâmica por reunir a luminosidade do amarelo e o vigor do vermelho. Ótima para estimular a criatividade e a comunicação, por isso pode ser usada em ambientes sociais como a sala de jantar, sala de visitas e a cozinha. É bastante utilizada em restaurantes e lanchonetes também.

 

Significado das cores na decoração

Imagem: Reprodução | via

 

VERMELHO

 

Essa cor transmite uma sensação de energia e sensualidade. Em ambientes como cozinha ou sala, estimula o apetite e a comunicação. No quarto, pode criar um ambiente íntimo e envolvente para casais.

 

Significado das cores na decoração

Imagem: Reprodução | via

 

MARROM

 

O marrom os transmite a ideia de terra. Essa cor lembra madeira e sugere um aspecto mais rústico da decoração. É capaz de transmitir sensação de solidez, calma e segurança.

 

Significado das cores na decoração

Imagem: Reprodução | via

 

ROXO

 

Significa prosperidade, nobreza e respeito. No entanto, deve ser utilizada com cuidado, pois em excesso transmite sensação de tristeza.

 

Significado das cores na decoração

Imagem: Reprodução | via

 

Leia também: Qual tinta usar? Como escolher a tinta certa para pintar a casa.

 

ROSA

 

Costuma ser utilizada com grande frequência em quartos femininos. É o tom do amor, da ternura e do romance.

 

Significado das cores na decoração

Imagem: Reprodução | via

 

BRANCO

 

É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente, e está associada a coisas boas, puras e positivas. É capaz de aumentar a percepção do espaço em ambientes pequenos. Também nos passa uma sensação de limpeza quando recebe luz intensa e direta. Mas deve sempre ser combinada com outras cores, pois sozinha pode transmitir uma sensação de frieza e vazio.

 

Significado das cores na decoração

Imagem: Reprodução | via

 

PRETO

 

O preto não é cor, já que seu aparecimento resulta da privação ou ausência de luz. Simboliza a sofisticação e o poder, mas deve ser utilizada com moderação e combinada com outras cores,  pois pode provocar sensações de tristeza, escuridão, depressão e angústia. Geralmente, é usada para formar um contraste com o branco em ambientes residenciais.

 

Significado das cores na decoração

Imagem: Reprodução | via

 

Lembre-se também de que é preciso ter equilíbrio, saber unir as cores de forma harmônica. O excesso é prejudicial sempre e, no caso das cores na decoração, pode acabar causando um efeito indesejado.

 

CÍRCULO CROMÁTICO

 

círculo cromático ou roda das cores foi criado por Isaac Newton e nos ajuda a combinar e harmonizar as cores na decoração. Para saber como usar o círculo cromático, clique aqui.

 

Leia mais sobre decoração.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Como decorar e organizar uma kitnet

Escreva um comentário

Seu comentário*

3 comentários para “Significado das cores na decoração: qual cor usar em cada ambiente da casa?”

  1. 07/03/2014 às 12:58

    OI Inara!!
    Não tinha ideia desses efeitos das cores no nosso dia a dia! Amei o post parabéns!

    Dos projetos acima o azul foi o que mais me identifiquei, ficou bem legal!

    Beijos

    Meu Palácio de 64m²

  2. 07/03/2014 às 14:50

    Adoro quando um cômodo da casa é colorido, saindo da mesmice branco/gelo/bege hahah
    Aqui em casa, no quarto dos meus pais, 3 paredes são na cor azul claro e uma parede em azul mais escuro.
    Sei que é beeem clichê, mas acho tão lindinho haha

  3. 07/03/2014 às 15:22

    gosto mais dos tons de rosa e de lilás, são minhas cores favoritas e queria muito poder pintar as paredes do meu quarto, mas como não posso pq não é minha casa mesmo aponto em pequenos objetos de decoração que tenham esses tons
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/