Veja algumas dicas de como organizar a geladeira. Você sabia que cada compartimento da geladeira tem uma função específica e que você pode estar armazenando os alimentos da maneira errada?

Como limpar a geladeira

Retire tudo de dentro dela e descarte os alimentos vencidos ou estragados.

Eu gosto de usar uma esponja macia e uma misturinha de água, detergente e vinagre fazer a limpeza. O ideal é limpar a geladeira completamente de 15 em 15 dias.

Uma dica: faça a limpeza um dia antes de ir ao supermercado fazer novas compras.

Como organizar uma geladeira por dentro

Veja como organizar a geladeira corretamente.

Como organizar o congelador da geladeira

Guarde as carnes no congelador. Eu costumo separar as carnes em pequenos pacotes (o suficiente para duas refeições) assim que chego do supermercado. Assim, durante a semana, basta descongelar um deles para servir no almoço e no jantar. Dessa forma você não precisa descongelar toda a carne. Além disso, o ideal é mover a carne que será consumida para um compartimento da geladeira menos refrigerado, permitindo que ela descongele ali mesmo ao invés de sobre a pia em temperatura ambiente.

Aqui em casa, congelamos também o feijão, separado em pequenas porções.

Você também pode congelar frutas como acerola e morango, que acabam estragando com facilidade. Coloque pequenas porções em um saquinho e congele para preparar sucos e vitaminas.

Como organizar a geladeira

O que colocar na primeira prateleira da geladeira

A primeira prateleira da geladeira é a que se mantem mais refrigerada por conta da proximidade com o congelador. O ideal é armazenar ali os leites e seus derivados. Armazene na primeira prateleira os queijos, manteigas, requeijão e iogurtes. Também é o lugar ideal para maioneses e molhos caseiros que estragam com maior facilidade.

Uma pergunta: você também costuma guardar os ovos na porta da geladeira? Sabia que este hábito está errado? Os ovos devem ser guardados dentro da geladeira, na primeira ou segunda prateleira, onde não estarão sujeitos às mudanças abruptas de temperatura resultantes do abrir e fechar da porta da geladeira.

O que colocar na segunda prateleira da geladeira

Na segunda prateleira você pode armazenar sobras de comidas em potes bem fechados com tampa, geleias e doces prontos.

Como organizar a geladeira

O que colocar na terceira prateleira da geladeira

Na terceira prateleira você deve armazenar as frutas maduras ou já cortadas. Sempre que chegar em casa após fazer as compras no supermercado, higienize todas as frutas, remova caules e folhas e armazene dentro na geladeira. Eu gosto de cortar frutas como melão, melancia e abacaxi, pois assim fica mais fácil de consumi-las durante o dia. Cortadas, as frutas costumam durar até 3 dias.

Frutas verdes devem ser mantidas fora da geladeira em temperatura ambiente.

Leia também: Como escolher frutas na feira?

O que colocar na gaveta inferior da geladeira

A gaveta inferior é a gaveta das verduras e legumes. Procure guardá-los todos em saquinhos de plástico, pois assim a durabilidade aumenta e a gaveta fica mais organizada também!

O que colocar na porta da geladeira

Conservas, condimentos, vidros de azeitonas, garrafas de água, sucos, refrigerantes, ou seja, produtos que não se deterioram com facilidade, podem ser armazenados na porta da geladeira.

Leia também: Lista de compras de supermercado para download

+ dicas de como organizar a geladeira

Como organizar a geladeira

Coloque na frente os produtos com prazo de validade menor, assim eles serão consumidos primeiro.

Nunca coloque plásticos ou toalhinhas sobre as prateleiras da geladeira, pois isso impede que o ar circule dentro dela. Além disso, nunca deixe a geladeira lotada e nunca se esqueça de jogar fora alimentos vencidos ou estragados.

♥ Depois de prontos, os alimentos devem ser retirados das panelas e guardados em potes de vidro bem fechados antes de serem armazenados na geladeira.

Evite guardar alimentos quentes na geladeira.

Você pode usar cestos de plástico para setorizar os alimentos na geladeira e organizar tudo.

♥ Você também pode usar etiquetas para organizar os alimentos armazenados em potes de vidro ou de plástico dentro da geladeira. É legal anotar a data de vencimento deles também.


Leia mais dicas sobre organização da casa.

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Adorei muito as dicas! Acabei descobrindo que faço tudo errado hsaushu a única coisa que eu faço certo é não guardar ovo na porta da geladeira. Amei demais esse post, me incentivou de certa forma a me reorganizar.
    Nunca tinha pensado em separar a carne em porções, mas amei a dica.

    Carol Justo | <a href="http://www.pinkisnotrose.com/

  2. Olá, agradeço pelas suas dicas! Elas tem sido de grande valia para mim e minha casa. Deus continue abençoando você.