Hoje trouxe para você 5 dicas de como organizar melhor o seu tempo para ser mais produtiva!

Sabe aquela sensação de não ter tempo o suficiente? As dicas de hoje são para que você possa gerenciar o seu tempo de uma maneira mais eficiente!

Tenha um rotina

Eu acho que é bem mais difícil gerenciar o seu tempo, organizar melhor o seu tempo, se você não tem uma rotina, se você não sabe como vão ser os seus dias.

A melhor dica que eu posso dar se você realmente não consegue ter uma rotina, é estabelecer rotinas pelo menos para as tarefas mais básicas, como acordar, tomar o café da manhã e almoçar. Assim, por mais que os seus dias sejam sempre diferentes, você consegue ter uma ideia melhor do momento de trabalhar, do momento de cuidar da casa e do momento de descansar.

Separe um tema para o seu dia

Uma dica muito legal e que tem funcionado muito para mim é estabelecer um dia da semana para cada coisa.

Assim, por exemplo, eu estabeleço que na segunda-feira e na terça-feira vou escrever posts para o blog, na quarta-feira vou escrever roteiros de vídeos, na quinta-feira vou gravar os vídeos e na sexta-feira vou editar os vídeos. Isso é muito legal porque você agrupa tarefas, ou seja, sabe exatamente o que precisa ser feito naquele determinado dia e não perde tempo alternando tarefas.

Veja como fazer muitas coisas ao mesmo tempo está afetando a sua produtividade.

Liste tarefas com hora para começar e hora para terminar

A terceira dica é listar no seu planner tarefas com hora para começar e hora para terminar.

Isso funciona muito bem porque, quando o nosso cérebro recebe um comando do tipo “tenho 2 horas para realizar essa tarefa”, ele encontra maneiras de fazer aquilo no prazo estipulado, e isso pode ajudar você a procrastinar menos.

Além disso, listando tarefas com hora para começar e hora para terminar, você consegue ter uma visão mais clara do seu dia, do que efetivamente consegue realizar.

Mate um leão logo pela manhã

Ouvi essa dica em um podcast sobre produtividade e acho que ela funciona incrivelmente bem. Basicamente, a ideia é pegar aquela tarefa mais difícil, aquela tarefa que vai demandar mais de você, aquela tarefa que você não quer fazer, e realizá-la pela manhã logo que você acorda.

Isso é legal porque a sensação que fica é de ter ganhado o dia logo pela manhã, sem falar que você passa o resto do dia muito mais tranquila, podendo realizar o restante das suas atividades com mais calma.

Aproveite cada tempinho do seu dia

Eu vou dar uma exemplo prático aplicado na minha rotina, mas você vai precisar identificar como pode aplicar essa dica na sua própria vida.

Todos os dias, logo pela manhã, eu saio para uma caminhada de 30 ou 40 minutos. E aproveito esses minutinhos para ouvir podcasts sobre assuntos que me interessam, que me inspiram, como organização pessoal, produtividade e negócios digitais. Você também pode aproveitar um momento ocioso do seu dia para realizar tarefas que a façam se sentir bem e que, ao mesmo tempo, a levem para mais pertinho daquilo que você quer para a sua vida.


E por hoje é isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas de hoje sobre como organizar melhor o seu tempo para ser mais produtiva! 🙂

Leia mais sobre produtividade.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Ola, gostei muito o seu artigo. Você tem razão uma boa organização ajuda muito 🙂 Por isso Eu gosto de seguir o Kanban (https://kanbantool.com/pt/) uma agenda digital muito legal, que ajuda arranjar as tarefas especialmente na sua vida profissional 🙂 Agora parece que tenho muito mais tempo..

  2. Adorei seu post, Querida! me ajuda muitoooooooooooooo! Sim…. gostaria muito que vc fizesse um video sobre PROCRASTINAÇÃO.