Não importa que tipo de produto você venda ou que tipo de serviço você ofereça, é simplesmente indispensável a sua presença nas redes sociais hoje em dia. Afinal, estamos todos conectados diariamente, com nossos celulares nas mãos, e, se você quiser alcançar o maior número de clientes possível para a sua empresa, a internet é um excelente lugar para começar.

 

Ter um site e/ou blog para a sua empresa é uma estratégia de marketing relativamente barata e que oferece resultados extraordinários. A ideia baseia-se em estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing, que nada mais é do que atrair o seu potencial cliente por meio de conteúdo embasado e de qualidade, que seja útil e relevante.

 

O potencial desse tipo de ação é mensurável e ajuda a posicionar a sua empresa como autoridade no seu meio, proporcionando uma interação direta com seus clientes, que terão uma percepção muito próxima e positiva da empresa, facilitando o processo de venda.

 

Veja 4 motivos por que você precisa de um blog ou site para a sua pequena empresa.

 

1. Trata-se de uma estratégia de marketing de baixo custo e que oferece resultados extraordinários

 

Criar um blog ou site para a sua empresa não vai custar mais do que você pode pagar.

 

Se você tem dinheiro disponível, pode contratar um bom programador para criar para você um site perfeitamente otimizado, de acordo com as suas necessidades e as da sua empresa, com uma identidade visual única e uma estratégia de marketing perfeitamente desenhada.

 

Agora se a sua empresa está apenas começando e você simplesmente não tem muito dinheiro para investir, pode fazer valer as ferramentas gratuitas que a própria internet oferece para você e criar um site bonito e funcional gastando apenas o mínimo viável (como um domínio próprio).

 

Para entender melhor como funciona a criação e desenvolvimento de um blog, inscreva-se no meu mini curso gratuito por e-mail sobre como criar um blog e ganhar dinheiro com ele. No curso, que você recebe gratuitamente toda semana na sua caixa de entrada de e-mail, você vai aprender mais sobre como criar um blog, sobre estratégias de criação e divulgação de conteúdo e sobre como criar um blog que atrai milhares de pessoas! É só deixar o seu e-mail para mim no formulário abaixo:

 

Cadastre-se para receber as aulas do nosso mini curso gratuito por e-mail sobre como criar um blog e ganhar dinheiro com ele!










 

De qualquer maneira, o importante é criar um site funcional, que ofereça ao seu potencial cliente o que ele deseja ou precisa encontrar. Também é muito importante atualizar seu blog constantemente com conteúdo relevante e relacionado com o seu nicho de atuação, para que o Google passe a reconhecer você como autoridade e comece a posicionar o seu conteúdo e a sua empresa nas primeiras páginas das buscas, que é onde o seu cliente vai encontrar você.

 

Quando eu falo sobre conteúdo relevante e relacionado com o seu nicho de atuação, falo sobre conteúdo que o seu cliente em potencial possa estar buscando. Por exemplo, se você vende aparelhos de jantar, pode criar conteúdos relacionados com os temas mesa posta, como recepcionar amigos em casa, dicas de etiqueta à mesa e por aí vai. Esse é um tipo de conteúdo que quem compra aparelhos de jantar está sempre buscando, pois gosta de receber em casa seus amigos e familiares como uma mesa bonita e bem organizada.

 

 

2. Faz de você um especialista, uma referência no seu meio

 

Publicar conteúdo relevante na sua área de atuação constantemente também ajuda você a posicionar a sua marca como referência em seu meio. O potencial cliente que consome o seu conteúdo e aprende com você, passa a enxergar você como um especialista, alguém que sabe o que está falando, o que traz credibilidade para a sua marca. E credibilidade gera confiança na hora da compra.

 

3. Aproxima sua empresa dos seus potenciais clientes

 

O digital é uma maneira excelente de criar relacionamentos. Tão importante quanto criar um produto ou serviço de qualidade, é permitir que o seu cliente conheça a sua trajetória e a da sua empresa, gerando identificação. Você pode usar o blog e as redes sociais como ferramentas para conversar com os seus clientes, conhecê-los melhor, pedir feedbacks e responder suas dúvidas. Isso criará um público muito mais engajado e interessado em comprar aquilo que você tem para oferecer.

 

4. Facilita o processo de compra

 

Todo esse processo facilita a compra, sabia? Clientes que ainda não se decidiram pela compra acabam em constante contato com você e com a sua empresa por meio do seu blog ou site e, conforme cresce o seu conhecimento sobre o seu produto ou serviço, conforme sua confiança na marca aumenta, ele acaba optando por você quando finalmente decide que é hora de finalizar a compra.

 

Além disso, as estratégias de marketing “tradicionais” cada vez mais perdem credibilidade. Exaurir o seu cliente com anúncios que ele não quer ver não funciona mais (se é que um dia funcionou). Cada vez mais, cresce a importância de gerar identificação com a sua marca, para que ela se torne relevante. E um blog ou site pode ser uma ferramenta extremamente eficaz nesse sentido.

 

***

 

Leia mais posts da série “Empreender com blog”:

 

• Como criar um blog

• Como foi migrar do Blogger para o WordPress

• Plugins para WordPress que eu uso e recomendo

• 6 dicas para fazer o seu perfil no Pinterest bombar

• Como organizar suas ideias e inspirações de conteúdo para o blog

• Como eu divulgo o meu blog

• Cursos online para blogueiras

 

E por hoje é isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas de hoje!

 

Leia mais sobre empreendedorismo e carreira clicando aqui.

 

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Mini curso gratuito sobre como empreender com blog e ganhar dinheiro com ele

Gravar vídeos ainda vale a pena? | Empreender com Blog #9

Escreva um comentário

Seu comentário*

2 comentários para “Por que você precisa de um blog ou site para a sua pequena empresa | Empreender com blog #8”

  1. 11/04/2018 às 00:02

    Olá!!
    Eu comecei meu blog faz pouco tempo e estou começando agora a ler um pouco sobre empreendedorismo para blog.
    Ainda estou um pouco confusa rs mas suas dicas tem ajudado bastante.
    O que vejo muito as pessoas comentarem é sobre criar um nicho, mas sinceramente não consegui fazer isso, pois não tenho nada em especifico para falar e na verdade gosto de escrever sobre muitos assuntos…rs
    Espero que isso não atrapalhe meu crescimento.
    Ainda não tenho $$ para investir em um template legal ou seja pagar para alguém fazer, mas me aventurei, criei um domínio pago, micrei para o wordpress e usei um template gratuito e montei eu mesma o blog.
    Agora é colocar conteúdo legal e conseguir público.
    🙂

    • 14/04/2018 às 11:29

      Oi, Cilene! Fico feliz que tenha gostado do post e que ele tenha ajudado você de alguma forma! 🙂

      Quanto ao nicho, com certeza ele ajuda no crescimento! Minha dica: você pode continuar falando de vários assuntos, mas defina um ou dois deles como principais, sabe? É o que eu faço aqui no “Casinha Arrumada”! Falo sobre diversos temas, mas decoração e organização da casa são os principais!

      Quanto a ter dinheiro para investir, no começo é assim mesmo! O importante é começar, usando as ferramentas que você tem! 🙂

      Um beijo!