Quando comecei a me interessar por mesa posta, não tinha muita noção de etiqueta à mesa (por exemplo, sobre como arrumar pratos, taças, copos e talheres sobre a mesa). Eu também fazia uma ideia mínima das diferenças entre sousplat, jogo americano e toalha de mesa – ou quando deveria usar um ou outro.

É claro que, aos pouquinhos, tenho procurado aprender mais e mais sobre o tema. E como com quase tudo, quero compartilhar com vocês meus aprendizados sobre o tema. Hoje vamos falar sobre jogo americano e toalha de mesa e sobre quando usar cada um!

Uma das principais dúvidas que surgem na hora de montar uma mesa posta para receber os amigos ou familiares em casa é sobre quando usar a toalha de mesa e quando usar o jogo americano. Na verdade, a escolha é sua, mas a análise do tipo de situação e evento pode ajudar na sua decisão, já que ambos possuem vantagens e desvantagens.

QUANDO USAR A TOALHA DE MESA

De maneira simples, a toalha de mesa é indicada para ocasiões em que você pretende receber um número grande de convidados, o que demandará um espaço maior sobre a mesa para pratos, copos, taças e talheres. Usar o jogo americano nessas ocasiões acaba sendo inviável pois ele ocupa um espaço maior sobre a mesa. Já com a toalha é mais fácil ajeitar e acomodar uma ou duas pessoas a mais na mesa.

Se for um evento formal, você pode usar a toalha e o sousplat por cima dela. O sousplat (ou “prato de baixo”) é um prato maior de 35 cm que irá servir a refeição, protegendo a toalha de mesa de respingos e farelos de comida. Ele deve permanecer na mesa durante a troca de pratos (como quando a entrada é substituída pelo prato principal). O sousplat serve de base para o prato e somente para ele – copos, taças e talheres permanecem sobre a toalha.

QUANDO USAR O JOGO AMERICANO

A grande vantagem do jogo americano é a praticidade que oferece. São mais fáceis de limpar e armazenar e também permitem que se monte ou desmonte a mesa com muita rapidez, por isso são a opção perfeita para o dia a dia, como em um almoço em família ou em uma mesa ao ar livre.

Mas isso não quer dizer que você não pode utilizá-los em uma ocasião mais formal. A dica aqui é optar por um jogo americano feito com tecido nobre para valorizar a ocasião que pede uma maior sofisticação à mesa.

O jogo americano também é a opção perfeita se a sua ideia é valorizar a mesa. Como eles não cobrem toda a superfície, evidenciam o móvel.


Espero que tenham gostado das dicas de hoje! Para ler mais sobre receber em casa e mesa posta, é só clicar aqui.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Oi Inara. Tudo bem? Muito bom o post. Eu costumo usar mais a toalha de mesa, acho mais prático…rs…mas acho lindo o jogo americano. E o sorteio do blog, quando vai ser? bjs

    • Tem tantos modelos lindos, né? Também amo! 🙂

      Tânia, o sorteio já foi realizado! No comecinho de fevereiro, lá no meu Instagram! (@casinhaarrumada)

      Quem ganhou foi o Thedy! 🙂

  2. Na minha casa temos o hábito de usar o jogo americano, eu adoro. E realmente é muito prático.
    Temos alguns mais simples e outros mais “elegantes” para ocasiões especiais.rsrsrs
    Faz toda uma diferença, gosto bastante.

  3. Eu uso mais toalhas para receber visitas, para aproveitar o espaço da mesa, mas acho uma graça os jogos americanos, dá um charme na decoração. Inara só consigo comentar aqui no seu cantinho depois que alguém comenta, pois quando ainda não comentaram não abre o espaço para digitar. Isso aconteceu em várias postagens. Testei no not para ver se o problema acontecia só no celular, mas também não abre. Você sabe o motivo? Bjs

  4. posso usar jogo americano em cima da toalha de mesa, ou fica brega?

    o jogo americano pode ser de plastico, aquele tipo renda? (tipo que coloca na geladeira).

    • Oi, Ana! Não sou a Inara rsrsrs Por convenção, não se usa ogo americano com toalha de mesa. Ou um, ou outro, ok?
      e sim, há vários jogos lindos e delicados de “renda plástica”. Usados sobre uma mesa de madeira é lindíssimo.
      Abraço,