Um novo ano sempre traz consigo a necessidade de organizar tudo o que está ao redor de nós. Eu não sei se vocês são assim também, mas eu gosto de aproveitar os primeiros dias de um novo ano para organizar a casa, organizar as minhas metas e objetivos do ano, colocar em ordem as minhas finanças e, finalmente, realizar coisas que vivia adiando.

Já compartilhei com vocês 10 hábitos saudáveis para praticar sempre que um novo ano começa, bem como realizar metas, distinguindo com clareza as suas metas dos seus objetivos. Hoje fiz uma listinha com 4 maneiras de começar o ano com o pé direito.

1. PENSE A RESPEITO DO ANO QUE PASSOU

É a melhor hora para pensar a respeito do ano que passou, sobre as metas que conseguiu realizar e também sobre as que não conseguiu tirar do papel. Olhe para si mesma e reflita sobre os seus acertos e erros, sobre o que gostaria de mudar na sua vida agora que um novo ano começou.

Talvez você precise se organizar melhor para honrar os seus compromissos. Talvez queira frequentar uma academia ou adquirir hábitos mais saudáveis na sua alimentação. Talvez queira começar um negócio novo, viajar mais, iniciar um curso de inglês. Anote em um papel quais mudanças você deseja realizar em sua vida e pense em seus sonhos como metas e não como objetivos simples.

2. DEFINA COMO VAI SE ORGANIZAR DURANTE O ANO

Eu sou particularmente apaixonada por planners quando o assunto é se organizar ao longo do ano. Gosto de ter todos os meus compromissos e tarefas anotados e acho que um planner ajuda você a organizar diferentes aspectos da sua vida em um lugar só. Aqui no blog eu disponibilizei um planner que você pode baixar gratuitamente e imprimir em casa, mas você também pode optar por modelos prontos que encontra para comprar na internet.

Agora se você não gosta da ideia de escrever, pode baixar algum aplicativo no seu celular, uma agenda ou bloco de notas, por exemplo. O importante é que tenha um lugar onde depositar o que está dentro da sua cabeça, tanto compromissos com data e hora quanto tarefas que precisam ser realizadas no dia ou ao longo da semana. Eu já fiz um vídeo contando para vocês quais são os meus 3 aplicativos de organização favoritos.

3. ORGANIZE AS SUAS FINANÇAS

Eu sempre falo sobre organizar as suas finanças quando um novo ano inicia, mas é realmente muito importante que você tenha um controle sobre o seu dinheiro, que saiba para onde ele vai todos os meses. Parece besteira, mas ter esse controle ajuda você a não gastar por impulso e, principalmente, poupar para o futuro.

Um novo ano é o momento perfeito para finalmente baixar aquele aplicativo de finanças no celular ou criar uma planilha em um programa no computador e finalmente começar a planejar o seu orçamento e ter uma relação melhor com o seu dinheiro.

Por aqui, eu uso o Mobills no celular para anotar gastos esporádicos que faço (um café na padaria, uma roupa nova ou algum material de papelaria) e tenho também duas planilhas no computador (em uma delas organizo os meus ganhos e na outra os meus gastos). Você deve encontrar a maneira que funciona melhor para você.

Só para vocês terem uma ideia, essa é a minha planilha financeira pessoal. Como vocês podem ver, eu anoto separadamente os gastos que tenho com a minha empresa e os gastos que tenho comigo mesma. O legal de ter uma planilha no Excel é que você consegue programá-la para fazer as contas automaticamente, sendo assim, eu só entro com os valores e ela dá todos os resultados para mim (gastos totais da empresa, gastos totais pessoais, bem como o valor que sobra todos os meses e deve ir para a poupança).

Se você realmente quer aprender mais sobre como organizar as suas finanças, recomendo este curso aqui, que eu já fiz e amei! Ele fala muito sobre planejamento financeiro, principalmente planejamento financeiro familiar, e também dá dicas importantes sobre investimentos! Vale muito a pena, viu?

4. SIMPLIFIQUE

Eu comecei 2018 com a palavra “simplificar” na cabeça e acho que é uma boa reflexão para compartilhar com vocês. Pensei sobre como complicamos e dificultamos tudo, sobre como colocamos empecilhos imaginários sobre coisas que ainda nem saíram do papel. Sobre como ficamos ansiosos sobre questões que estão além do nosso controle.

Por isso, a ordem para 2018 é “simplificar”. Simplificar nossas relações, nossas atitudes, nossos sonhos. Demolir os obstáculos da nossa mente e simplesmente realizar, sabe? Afinal, não precisa ser difícil, não precisa ser complicado, não precisa ser perfeito, não precisa ter muito dinheiro, não precisa ter o melhor equipamento, não precisa da aprovação das outras pessoas para ser colocado em prática. Só precisa de você e da sua vontade de fazer acontecer.

Então, vamos simplesmente simplificar e parar de deixar as coisas para “amanhã”.

Espero que tenham gostado das dicas e que tenham se inspirado aí do outro lado para começar 2018 com o pé direito! Um beijo e até amanhã! 🙂

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Inara,
    já tinha feito minha lista de metas e de habitos para mudar no meu planner, mas agora comecei a pensar nessa ideia de simplificar e talvez essa lista aumente em alguns pontos!!
    Obrigada pelas dicas!!

  2. Todo ano eu faço a minha lista de metas pessoais e gosto de pesquisar na internet sobre o assunto. Sua postagem foi muito útil. Estou fazendo planos para simplificar a vida, nos vários sentidos listados. Obrigada por compartilhar!!!

  3. Simplifique é a palavra para o meu ano na área de organização.
    Eu quero tanto ser sempre organizada, ter mil planilhas e cadernos, planners e agendas e acabo “noiando” com organização. No final, não consigo fazer nada de produtivo.

    Ahh e organizar as finanças tambem vai ser fundamental para começar o ano com o pé direito. Nem que seja o proximo.. rsrsrs

    • É o que eu sempre digo: os métodos que você usa para se organizar precisam simplificar a organização, não complicá-la para você! Precisa encontrar o que mais funciona para você no seu dia a dia, sabe? 🙂

  4. Ixi, eu sou péssima nisso….a organização financeira eu já tenho, mas esse negocio de repensar e metas já passou pra mim…eu procuro viver a vida com intensidade e de forma a cuidar de mim e das pessoas em volta de mim…e isso já ocupa muito tempo hehhe

    • Acho que é uma coisa de momento, sabe? Ano passado eu não fiz muitas metas, mas esse ano escrevi, sim, acho legal porque ajuda você a ter um norte sobre qual direção seguir! Mas vai de momento! haha

  5. Em 2018 quero realizar meus objetivos e ter mais foco… deixei muito a desejar em 2017 e não quero que se repita este ano de novo… com certeza vou colocar suas dicas em prática 😉

  6. Oi Inara, parabéns pelo post veio a calhar, sempre fui desorganizada, sempre cumpro com meus compromissos mas sou um pouco preguiçosa e sempre deixo tudo pra última hora e nem sempre sai como quero😣. E isso me incomoda, decidi mudar isso, sei que não será de vez, sei que vai bater um desânimo, mas são dicas como as suas que me inspiram e motivam a continuar😊
    Que 2018 seja repleto de conquistas para todas nós😊

  7. Com certezas simplificar é a palavra do ano pra mim.Quero muito tbm parar de procrastinar,2017 não foi muito bom pra mim,mas 2018 ta ai como um caderno em branco e eu tenho uma nova chance pra escrever uma historia melhor. =)

  8. Vamos simplificar!
    Você falou algo simples e muito profundo; adorei!

    Sobre as finanças uma dica que funcionou comigo muito bem e que pode ajudar você e demais leitoras(es), nas planilhas gastos e ganhos, colocar uma aba com um gráfico. Ajuda muito a ver a diferença de gastos nos meses anteriores e a ter uma noção de que mês se gasta mais (seja com comidas, lazer, presentes e etc).

    Sucesso para todas(os) nós!