A indicação de hoje é o filme Okja, uma produção da Netflix, dirigido pelo diretor coreano Bong Joon-ho, que foi um dos filmes mais impactantes que vi este ano. O canal de streaming fez uma divulgação maciça do filme, que vem sendo bastante comentado e discutido desde o seu lançamento. Disfarçado de fantasia, Okja faz uma crítica dura à indústria alimentícia, capaz de cometer crimes, manipular e mascarar a realidade, preocupada exclusivamente com o seu próprio lucro e benefício.

Logo no início do filme, conhecemos Lucy Mirando (Tilda Swinton), a CEO de uma companhia frigorífica, que anuncia a todos que sua empresa acaba de descobrir uma espécie nova de animal, um “super porco”, cuja carne deliciosa deverá alimentar a população em poucos anos. Na intenção de apresentar o novo animal ao mundo, a companhia envia 26 animais para fazendeiros ao redor do mundo, para que eles possam apresentá-los para a sua cultura local. A ideia é que, em 10 anos, esses “super porcos” sejam novamente recolhidos pela empresa, para participarem de um concurso que escolherá o melhor deles, o que melhor se desenvolveu.

Okja é um desses “super porcos”, enviada para um fazendeiro na Coreia do Sul, cuja neta, Mija (Seo-Hyun Ahn), afeiçoa-se ao animal, transformando-a na sua melhor amiga. O filme mostra, por meio de uma sucessão muito fofa de cenas, o quanto a relação entre a menina e Okja é forte, o quanto as duas se amam e se importam uma com a outra, bem como o fato de Okja ser um animal extremamente inteligente.

Por conta dessa relação, Mija não está disposta a abrir mão de sua amiga quando o período de 10 anos chega ao fim. Em uma atitude corajosa, a menina viaja atrás de Okja, na esperança de trazê-la de volta para a fazenda, onde é o seu lugar. Mas não será tão simples fazer isso.

O filme mexeu muito comigo. Impossível não deixar cair uma lágrima ao longo do filme, que traz questionamentos importantes a respeito de assuntos que fazem parte do nosso cotidiano e que muitas vezes preferimos fingir que não existem. De um lado, a relação fofa e comovente entre uma menininha e seu enorme animal de estimação. De outro, a realidade perversa dos animais explorados e mortos, das grandes companhias que cometem crimes e manipulam a opinião pública através de uma propaganda de marketing bem estruturada, na busca por lucros cada vez mais exorbitantes.

É um filme que faz pensar e sentir. Um filme que todos deveriam ver, para se emocionar, se encantar, se enfurecer e questionar a si mesmo. Sem dúvida nenhuma, um dos melhores filmes que eu vi esse ano!

E você, já viu Okja? O que achou do filme? Compartilhe com a gente as suas opiniões nos comentários!

Quer mais indicações de filmes legais para assistir? Clique aqui.

Tags: | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.