Livre-se da bagunça, uma gaveta de cada vez

Com o tempo, aprendi que a organização da casa tem muito a ver com livrar-se de tudo aquilo que você não usa mais, que não serve mais a nenhum propósito dentro de casa. A organização da casa também é um exercício de desapego, sabe? Muitas vezes nos deixamos convencer por nós mesmos que aquele determinado objeto é importante, quando simplesmente está jogado dentro de uma gaveta qualquer acumulando poeira. E a verdade simples é: quanto menos coisas você possui, menos tempo você gasta limpando a casa ou tentando mantê-la em ordem.

A maneira mais fácil e ágil de limpar a casa é começar organizando tudo, descartando papelada e objetos diversos que não servem mais a nenhum propósito. E o problema é que quando realmente percebemos que precisamos fazer algo com relação àquele móvel de tranqueiras que fica no quartinho dos fundos da casa, queremos fazer tudo de uma vez e acabamos nos frustando no meio do caminho, simplesmente porque o desânimo bate.

Em Casa Limpa e Arrumada, Donna Smallin dá uma dica muito importante: livre-se da bagunça, uma gaveta de cada vez. Se tentarmos nos livrar da bagunça de um cômodo inteiro em um só movimento, provavelmente vamos simplesmente aumentar a bagunça. Então a dica é: comece por uma gaveta da cozinha, de uma escrivaninha, por uma prateleira. Remova todos os objetos existentes, limpe bem a superfície e, antes de recolocar os objetos no lugar, olhe para cada um deles e pense se é algo que você usa muito ou aprecia ou se é um objeto que você pode descartar ou passar adiante. Se for algo que simplesmente não possui mais nenhuma função dentro de casa, algo que não tem nenhum tipo de valor para você, desfaça-se dele.

Depois de fazer essa análise, você pode doar objetos que você não quer mais mas que continuam em bom estado, descartar aquilo que está quebrado ou não tem mais utilidade e até vender algumas dessas coisas e ganhar um dinheirinho extra.

Depois de livrar-se da bagunça, é preciso organizar tudo, determinar um local específico para cada coisa. Os objetos ficam espalhados pela casa simplesmente porque não possuem um local adequado para ficar.

O importante é que você faça isso de uma maneira leve, uma gaveta por vez. Afinal, você não vai livrar-se da bagunça acumulada de anos em um único dia.

Missão cumprida, você vai perceber como tudo ao seu redor vai parecer mais leve e harmonioso. Nossa casa reflete quem somos e é capaz de nos influenciar também. Uma casa desorganizada, com excesso de coisas, entulhada de objetos que não significam mais nada em nossas vidas, acaba acarretando em nós um sentimento de opressão e de desequilíbrio também.

Pode parecer complicado no começo, mas garanto que a sensação que fica depois de ver tudo organizado é maravilhosa!

Comece!

Leia mais sobre organização da casa.

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Ai, meu Deus! Sabe a sensação de que um post foi feito pra você? Pois é! Há meses estou tetando ser mais organizada com meu quarto, afinal, é o meu espaço, mas eu tenho uma enorme dificuldade, pois tenho uma facilidade gigantesca de bagunçá-lo tudo de novo. O pior é que é uma inércia, amo o cheiro de limpeza, a visão da organização, aquele ar de arrumadinho e odeio bagunça. Esse clima bagunçado faz com que eu me sinta estranhamente mais pesada, não sei dizer, mas é justamente isso que você fala sobre o ambiente influenciar sobre nós. Isso é real. Amei seu post e vou tentar começar por aí. Primeiro uma gaveta, depois uma prateleira e assim por diante. Acabei de conhecer o seu blog, mas já estou amando! Já vi várias coisinhas dele pelo Pinterest. Beijos <3

    http://www.ultimobiscoito.com

    • Nayandra, que lindo o seu texto! Já fui lá conferir e só posso dizer que fiquei emocionada e muito feliz que este texto tenha inspirado você e provocado uma reflexão tão legal! Acho que a felicidade vem quando aprendemos a amar o que temos agora, sabe? Quando paramos de olhar para o futuro e aprendemos a agradecer o presente! “Gratidão”… No final do ano passado, decidi que essa palavra guiaria o meu 2017 e, esse simples ato de agradecer todos os dias, mudou tanta coisa em mim… Fiz até um vídeo no canal sobre isso, você chegou a ver? Acho que é isso mesmo, a vida é um exercício de equilíbrio, sabe? De equilibrar as nossas emoções e aprender a ter paciência… Desejo a você toda a felicidade do mundo e que você cada vez mais seja grata pelas pequenas coisas e pelas pessoas que te rodeiam…. Um beijo!