Mudar o piso sem remover - Assentamento de piso sobre piso
Foto: Reprodução

O piso da sua casa precisa ser trocado, mas você não consegue nem pensar na ideia de fazer uma reforma, em todo o quebra-quebra e sujeira, sem falar no dinheiro que precisará investir para remover o piso? Pois saiba que existem outras formas de resolver o problema, que não incluem sair quebrando tudo.

Talvez a solução mais simples e econômica seja usar tapetes para “esconder” o revestimento velho, mas hoje também é possível fazer a instalação de piso sobre piso, ou seja, instalar o revestimento novo sobre o antigo, sem removê-lo. Nesse caso, é preciso levar em conta o tipo de acabamento que você quer e tomar um cuidado especial ao verificar, regularizar e fazer a limpeza da base a ser revestida.

No post de hoje, trouxe para vocês algumas dicas de como mudar o piso sem quebra-quebra e sem remover o revestimento antigo. Vamos lá?

TAPETES

Trata-se de uma maneira muito simples, rápida e barata de “esconder” aquele revestimento velho ou sem graça. Atualmente no mercado existem os tapetes modulares, que são placas geralmente no tamanho 30 x 30 cm, que podem ser costuradas juntas, na medida do ambiente que você quer cobrir. É uma boa opção caso a superfície a ser coberta seja uma área pequena, como um único cômodo, por exemplo.

E o mais legal é que esses tapetes existem em diferentes estampas, cores e padronagens, então você tem uma variedade enorme de opções para escolher aquela que mais combina com o seu ambiente.

Mudar o piso sem quebra-quebra - Tapetes Modulares
Fotos: Reprodução

CERÂMICA E PORCELANATO

Mudar o piso sem remover - Assentamento de piso sobre piso
Foto: Reprodução

É possível, sim, revestir superfícies cerâmicas ou porcelanato com pisos da mesma natureza, mas o cuidado na aplicação deve ser redobrado. É preciso verificar o estado da base, se existem pisos soltos, quebrados ou com infiltração, bem como se a superfície está bem nivelada. A aplicação é feita a partir de uma camada de 2 mm de argamassa colante, indicada para o assentamento piso sobre piso.

Outro detalhe importante e que deverá ser verificado é a altura das portas, já que o novo piso ficará um pouco mais alto.

PISO VINÍLICO

Mudar o piso sem quebra-quebra - Assentamento de piso sobre piso
Foto: Reprodução

Os pisos vinílicos possuem uma aplicação ainda mais simples, pois são instalados com adesivos líquidos, cola de contato ou através de sistema de clique. Eles também podem ser aplicados sobre outros tipos de superfície, como granitos, cerâmicas e porcelanatos.

Sobre como colocar piso vinílico, o cuidado com a preparação da base também é muito importante: os acabamentos antigos devem estar limpos e secos, livres de infiltrações e bem nivelados. Um detalhe importante é que o piso vinílico possui uma espessura muito fina (3 mm), o que não causa transtornos de alteração de nível quando bem aplicados. Além disso, estão disponíveis no mercado em diferentes estampas e alguns até imitam madeira.

Veja tudo o que você precisa saber sobre o piso vinílico.

+ SOLUÇÕES PARA MUDAR O PISO SEM QUEBRA-QUEBRA

Outros tipos de aplicação piso sobre piso envolvem os laminados de madeira e os pisos cimentícios. Agora se o seu piso for de madeira maciça, talvez o restauro seja a melhor opção, já que a madeira é um material nobre. Além disso, não é possível fazer esse tipo de aplicação sobre madeira, pois ela não deve ser molhada com argamassa.

Outra forma de mudar o piso sem remover o revestimento antigo é a pintura, feita com tinta epóxi, um tipo de tinta mais resistente, desenvolvida à base de resina, sobre a qual eu já falei aqui no blog.

Saiba mais sobre a tinta epóxi para azulejos e como renovar a cozinha ou o banheiro de um jeito simples e econômico.

tinta-epoxi-para-azulejos-1 Mudar o piso sem remover
Foto: Make

O assentamento de piso sobre piso é uma boa forma de mudar o ambiente sem quebra-quebra, sem falar que esse método é mais econômico também, uma vez que você deixa de gastar com serviços de demolição e descarte de entulho. Mas é preciso tomar cuidado, uma vez que o assentamento de piso sobre piso não é o mais indicado em todos os casos. Se existirem peças soltas, descoladas ou estufadas, a sobreposição não é indicada.

Leia mais sobre construção e reforma.

 

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Gostaria se saber como fica o acabamento do piso vinilico autocolante na soleira. Existe algum acabamento especial entre o piso e a soleira ou é só o piso

  2. Estou terminando uma reforma. Coloquei piso vinilico rústico. Mas não gostei do efeito . Tem como acentar outro por cima desse sem ter que arranca Los? Gostaria dele liso. Eu acho que valoriza mais a casa.

  3. Bom dia,
    Gostaria de informações de como é o processo de aplicação do Porcelanato Líquido, onde posso adquirir informações deste processo?

  4. Ola tudo bem?
    Nossa eu amei esses posts .
    Quero muito contratar vocês pra fazer esse trabalho lindo em minha casa.😉😀

  5. Adoro suas dicas, e como amo ler e amo minha casa arrumada, difícil né, mas tento,estou sempre atenta aos seus posts, estou pra colocar piso de madeira na minha casa e tem um corredor que queria por tecido em uma das paredes o que acha,vida pra gente mesmo fazer,pois estou na era da economia Bjs …
    Magna

  6. Estou construindo o meu piso ainda está no grosso , não tenho muito dinheiro pra usar pra fazer o piso qual seria solução?

  7. Gostaria de saber se há alguém para colocar o piso na cozinha e no banheiro e se podem oferecer orçamento

    atenciosaente

    iaci souto

  8. Quero mudar a cerâmica da minha casa, mais nao quero quebrar o outro. Como é essa tinta epóxi ou piso vinilico, e onde comprar?

  9. Bom dia, Como colocar cimento por cima de tacos de madeira antigos e deteriorados por umidade. não posso fazer obra pois tenho problemas alérgicos e tbm não tenho como mudar ou ir para casa de parentes e amigos.Penei em colocar massa para assentar piso sobre piso e depois cimento. Pode ser feito ou tem que lixar o cimento e colocar hipermeabilizante para evitar rachaduras devido a dilatação do piso que está em baixo?
    Agradeço sua atenção.

  10. Tenho um quarto quero mudar é de vermelhão no piso quero colocar esse revestimento de vinilico

    Medida 3,5 X 3,50
    Pode passar orçamento

  11. Ola, estou com uma sala comercial e gostaria de trocar a cor do chão pois esta so no concreto e foi passado uma tinta Epox
    Pois gostaria de fazer o revestimento deste papel de chão

  12. O pedreiro assentou mal a cerâmica e tá toda quebrando pelo meio, não tenho como comprar nova para repor o que faço gastando pouco?