Você tenta colocar todos os mantimentos organizadinhos na despensa ou no armário da cozinha logo que chega do supermercado com eles, mas a verdade é que são necessários apenas alguns poucos dias para que o armário esteja completamente revirado. Manter a despensa organizada não é tarefa fácil, principalmente quando muitas pessoas moram na mesma casa. Isso sem falar naqueles alimentos que vencem e você nem sabia que tinha na despensa. Mas algumas mudanças e atitudes simples podem ajudar você e é sobre como organizar a despensa ou o armário da cozinha que vamos falar hoje!

Como organizar a despensa ou o armário da cozinha 3

COMECE LIMPANDO A DESPENSA

Antes de guardar as compras do supermercado, procure fazer uma limpeza completa na despensa. Retire todos os produtos das prateleiras e procure verificar quais estão vencidos para poder jogá-los fora e aumentar o espaço útil nos armários. E na hora de guardá-los novamente, não se esqueça de deixar os alimentos que já estão abertos ou próximo da data de vencimento na frente, para que possam ser consumidos logo e não estragarem.

Veja também: Como organizar a cozinha

FAÇA GRUPOS DE ALIMENTOS

Uma boa dica é fazer grupos de alimentos dentro da despensa ou armário da cozinha. Isso significa categorizar os alimentos. Procure agrupar as bolachas e guloseimas em um mesmo lado do armário, os grãos e cereais em outro, as massas e temperos em outro e assim por diante. Dessa forma, ficará mais fácil encontrar o que você procura e não será necessário revirar o armário todo em busca de uma latinha de extrato de tomate.

USE POTES TRANSPARENTES

O ideal é retirar os alimentos como arroz, feijão, café, açúcar e sal das embalagens de plástico originais e acomodá-los em potes de vidro bem fechados. Para isso, aposte nas embalagens transparentes, que permitem que você identifique de cara qual alimento está guardado naquele determinado recipiente.

Como organizar a despensa ou o armário da cozinha 1

USE CESTAS E BANDEJAS

Na hora de organizar os alimentos em categorias, uma maneira ainda mais prática de fazer isso é usando cestinhas e bandejas. Procure organizar dentro de cada uma delas uma determinada categoria de alimentos, pois assim será mais fácil de identificar o lugar de cada coisa.

Como organizar a despensa ou o armário da cozinha 4

ABUSE DAS ETIQUETAS

Outra boa solução para garantir que cada coisa vai voltar para o seu lugar é colocar etiquetas em tudo: nos potes para identificar os alimentos, nas cestinhas e bandejas e até nas próprias prateleiras. Na internet você encontra várias dicas legais para fazer as suas próprias etiquetas usando materiais baratinhos e há até modelos lindos que você pode imprimir em casa mesmo.

Como organizar a despensa ou o armário da cozinha 2

DOBRE O ESPAÇO ÚTIL DO ARMÁRIO

Algumas prateleiras são bem altas, e nem sempre conseguimos aproveitar de verdade o espaço que temos disponível. Uma boa solução para isso é apostar em produtos organizadores que ajudem você a ocupar todo o espaço do seu armário de um jeito legal.

Como organizar a despensa ou o armário da cozinha 5

LISTA DE COMPRAS

Procure fazer uma lista de compras e sinalize os alimentos que forem sendo retirados da despensa. Assim vai ficar mais fácil de saber o que você precisa comprar quando for ao supermercado. Aqui no blog tem uma lista de compras bem linda que você pode baixar e imprimir em casa para se organizar melhor.

***

E por hoje é isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas de como organizar a despensa ou o armário da cozinha! Para ver mais posts sobre organização da casa, clique aqui.

Fontes das Imagens: Design Improvised, BBEL, Blog da Fabee e Tu Organizas.

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Tô até com vergonha de tanto tempo que eu não deixo um comentário por aqui, vou deixar um digno porque espero que você leia hahaha Inara, eu tô encantadaaa com o seu blog, cada dia mais, além de lindo ele tá super útil, dá orgulho de ver um conteúdo assim hoje em dia, que o pessoal infelizmente não tá dando mais tanta atenção pra blogosfera (isso inclui eu mesma haha). Eu espero que você cresça muito, de coração! Dá pra ver que você faz tudo com muito carinho e dedicação e isso merece ser reconhecido. Parabéns sua linda, sucesso!! ♥♥

    • Oi, sua linda! Muito obrigada pelo comentário carinhoso! Amei ler as suas palavras e até me emocionei! Muito muito muito obrigada pelo carinho, viu? Seu trabalho também é lindo e não deixo de assistir um vídeo seu, mesmo que nem sempre dê tempo de comentar! Um super beijo Pri! 🙂

  2. Adorei suas dicas, assim da até um ânimo pra tentar organizar todos os armários!
    A organização ajuda muito na decoração também, nada mais feio que uma cozinha toda bagunçada com pacotes jogados pra todo lado.

    Estou começando um blog sobre decoração, com foco em adesivos decorativos, pode visitar e dar sua opinião? Obrigada 😀

    http://www.bit.art.br/#!blog/pcdip

  3. Dicas muito boas,principalmente para quem tem o mínimo de espaço disponivel!Estamos de mudança para uma casa que é a metade da que moramos e nem armários de cozinha caberiam lá,então o pouco espaço que sobra tem que ser muito bem aproveitado!Gostei muito da ideia das cetas organizadoras por grupos,valeu!