jardim de inverno 3

Imagem: via

Você provavelmente já se pegou apaixonada por um jardim interno lindo exposto em algum blog ou revista de decoração. Os jardins de inverno estão cada vez mais populares e são uma forma muito prática e relativamente simples de levar a natureza para dentro de casa. Com ele, dá para desfrutar da presença das plantinhas que você mais gosta sem precisar contar com uma varanda ou quintal. Tudo o que você precisa é de um lugar bem arejado e bem iluminado dentro de casa e de paciência para atender aos cuidados que as plantinhas necessitam.

ONDE MONTAR O JARDIM DE INVERNO

Algumas residências são projetadas com um espaço já reservado para o jardim de inverno. Caso o projeto da sua casa não abranja uma área verde interna, escolha um lugar bem arejado e bem iluminado: pode ser embaixo da escada, no corredor, no lavabo, na varanda ou em uma extensão da sala de estar. Esse espaço pode ou não ter um teto de vidro ou claraboia, mas necessariamente precisa ser bem servido de iluminação natural.

jardim de inverno 2

Imagens: 1 | 2

QUAIS PLANTAS UTILIZAR NO JARDIM DE INVERNO

A regra geral é optar por plantas que se adaptem bem ao interior das residências. Alguns exemplos são os lírios da paz, palmeiras, comigo-ninguém-pode, samambaias, bromélias e lança de São Jorge. Outra opção legal é cultivar uma pequena horta de temperos como salsinha, cebolinha e chás como hortelã, melissa e boldo.

jardim de inverno 1

Imagens: 1 | 2

COMO DECORAR O JARDIM DE INVERNO

Você pode montar o seu jardim de inverno em canteiros ou em vasos. Se optar pelos canteiros, é importante que o espaço tenha um ralo para escoamento da água das regas. Os vasos demandam menor manutenção e podem ser colocados diretamente sobre o piso e cobertos com pedriscos ou cascalhos para dar o acabamento. Você pode usar vasos de concreto, fibra, vidro ou cerâmica.

Outra dica legal é aproveitar bem o espaço vertical. Os jardins verticais ocupam pouco espaço e ficam lindos na decoração. Você pode reaproveitar a madeira de pallets ou escadas velhas para criar o jardim vertical, simplesmente tratando essas madeiras e acoplando vasinhos ou instalando suportes nelas.

Se o espaço que você tem disponível permitir, você pode ainda instalar alguns móveis no seu jardim de inverno. Algumas boas opções são os bancos de madeira, as namoradeiras, mesinhas com cadeiras e poltronas.

jardim de inverno 4

Imagens: 1 | 2

COMO CUIDAR DO JARDIM DE INVERNO

As plantas no jardim de inverno precisarão de cuidados: regas, podas, adubação e controle de pragas. Você deve pesquisar a melhor maneira de cuidar de cada plantinha. Dessa forma, terá um jardim interno bonito e saudável por muito tempo.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.