Se você é apaixonada por livros tanto quanto eu sou com certeza tem uma estante em casa! E o mais legal é que as estantes não precisam apenas organizar livros e outros objetos: elas também servem muito bem para decorar! Aqui em casa nós temos duas delas: uma fica no meu quarto com todos os meus livros e a outra fica na sala e acomoda nossos objetos de decoração preferidos!

O mais legal é que não existe regra na hora de organizar e decorar a estante. Na verdade, a estante da sua casa é um reflexo de quem você é, das coisas que gosta e das histórias que viveu. Muita gente gosta de expor em estantes bibelôs de viagens que fizeram, uma coleção ou objetos de decoração garimpados! Além de livros, claro. Foi pensando na importância das estantes para a nossa casa que eu trouxe hoje algumas dicas para você organizar e decorar a estante e dar um toque especial e todo seu ao seu espaço!

1. ESCOLHA A ESTANTE QUE MAIS COMBINA COM VOCÊ

como organizar e decorar a estante 1

Comece escolhendo a estante que mais combina com você! Em lojas online de móveis e peças de decoração você encontra diversos modelos com os preços mais variados (compre aqui)! Estante branca? Estante colorida? Estante com nichos assimétricos? Escolha a que parece ter mais a ver com você e com a decoração da sua casinha!

2. PERSONALIZE A SUA ESTANTE

como organizar e decorar a estante 2

Se você já tem uma em casa e quer apenas dar uma carinha nova para ela, que tal personalizá-la você mesma? Algo simples e fácil de fazer é mudar o fundo dela usando tinta, papel contact ou papel de parede. O mais legal é que essa solução simples vai destacar ainda mais os seus livros e objetos de decoração favoritos!

3. FAÇA A SUA PRÓPRIA ESTANTE

como organizar e decorar a estante 3

Você está começando a sua casinha do zero e não tem dinheiro para gastar no momento? Ou você simplesmente adora uma casinha no estilo “faça você mesma”? Sabia que dá para fazer estantes lindas com caixotes de feira? E o mais legal é que o processo é bem simples: você só precisa colorir os seus caixotes e empilhá-los como parecer melhor para você!

4. COMECE SEPARANDO O QUE VOCÊ VAI USAR PARA ORGANIZAR E DECORAR A SUA ESTANTE

Agora que você já tem o seu móvel novinho, personalizado ou feito por você mesma, é hora de decidir como você vai organizar e decorar a sua estante. Você vai guardar os seus livros? Sua coleção? Seus objetos de decoração favoritos? Separe tudo o que você vai usar para organizar e decorar a sua estante! Algumas sugestões:

♦ Livros

♦ Revistas

♦ Caixas organizadoras

♦ Porta-retratos

♦ Quadros e molduras bonitas

♦ Vasos de flores

♦ Letras decorativas

♦ Velas aromáticas

♦ Louças bonitas

5. HORA DE DAR VIDA À SUA ESTANTE

Chegou a hora de finalmente dar vida à sua estante! Sabe todos aqueles objetos que você separou? Comece a organizá-los na estante!

Coloque primeiro os seus livros, organizando-os por tamanho, cor ou como parecer melhor para você. Que tal quebrar a monotonia e posicioná-los de maneiras diferentes? Você pode, por exemplo, colocar alguns livros deitados e outros levemente inclinados na estante.

Logo que você tiver organizado os livros na estante, comece a posicionar os outros objetos. Caixas ficam lindas na estante e você ainda pode usá-las para guardar fotos e miudezas. Coloque também porta-retratos de familiares e amigos queridos, um vaso de flor bem bonito e objetos de decoração como letras, bandejas e pequenos potinhos. Sabe o que fica legal também? Pequenos quadros apoiados no fundo da estante!

Use a sua imaginação! 🙂

como organizar e decorar a estante 4 como organizar e decorar a estante 5 como organizar e decorar a estante 6 como organizar e decorar a estante 7 como organizar e decorar a estante 8 como organizar e decorar a estante 9 como organizar e decorar a estante 10 como organizar e decorar a estante 11 como organizar e decorar a estante 12 como organizar e decorar a estante 13

(Imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12)

***

Para ver outras inspirações de estantes decoradas basta acessar o painel SHELF no Pinterest.

Tags: | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Tenho uma estante grande branca na sala, não é decorativa rs gosto muito de ler e óbvio que livros obrigatoriamente fazem parte da minha decoração, ela fica na mesma parede do painel de TV (é um painel que a madeira sob até o teto e a estante termina na mesma linha, meu esposo desenhou os móveis e um marceneiro fez), o painel fica no meio (é um tom nordic carvalho) e do outro lado fica uma outra estante branca de nichos, estilo uma escada que o último nicho termina na metade do painel da TV (nesta estante estão os vídeos games e as coisas nerds do meu esposo), minha sala é de um tamanho razoável pra um apartamento e tudo se encaixou de forma confortável, a decoração tem tudo a ver conosco, quadros, itens nerds, cheia de criativida, pitadas de cor (nos quadros), paredes brancas (cortinas, sofá e tapete em tons claros) e o piso uma madeira que segue a paleta do painel da TV…porém, minha estante é super organizadinha e isso tem me entediado nos últimos meses rs, gostaria de ideias pra deixa-la estrategicamente com um visual mais divertido, mesmo porque livros na decoração já deixa o ambiente automaticamente sério…