Entre o amor e a paixão por Lesley Pearse (Belle #2)

Livros postado por Inara Souza em 17 de julho de 2014

Entre o amor e a paixão por Lesley Pearse

 

Título original: The promise
Autora: Lesley Pearse
ISBN: 978-85-8163-237-7
Editora: Novo Conceito
Páginas: 512
Tradução:  Robson Falchetti Peixoto
Leia o 1º capítulo.

 

Sabe do que eu mais gosto nos livros da Lesley Pearse? Dessa capacidade dela de narrar uma história com tanto cuidado e preocupação com cada partezinha da narração que a torna quase real para mim, como se eu estivesse de fato vivenciando aquela época em questão nesse exato momento. É óbvio o cuidado que ela tem em pesquisar diversas fontes e montar um panorama geral o mais exato possível. E em Entre o amor e a paixão não é diferente. O livro se passa durante a Primeira Guerra Mundial e, como acontecia em Belle, Lesley Pearse narra a história se preocupando em ambientar perfeitamente o leitor num mundo cercado de horror, soldados feridos, alimentos escassos e reorganização social.

Você provavelmente se lembra dela. Caso não se lembre, Belle era aquela menina de 15 anos que vivia em um bordel em Seven Dials sem saber o que acontecia nos andares de cima da Casa de Annie. Um dia, depois de perder a hora de ir para a cama, Belle se esconde embaixo de uma das camas e presencia o assassinato de uma das garotas do bordel por um cliente. Seu mundo desmorona então, e Belle é sequestrada pelo assassino e vendida para uma cafetina em Paris. Sua inocência se perde e Belle começa uma viagem pelo submundo do tráfico de pessoas e da prostituição. Sem poder ser dona do seu próprio destino, apenas o desejo de retornar para casa, rever Mog e Jimmy e abrir sua loja de chapéus a faz não se entregar ao desespero e manter a esperança de que as coisas vão tornar a ficar bem. Para saber mais, leia a resenha.

Entre o amor e a paixão, como continuação de Belle, não acrescentou muita coisa à história. Pode parecer estranho eu ter dado quatro estrelinhas para o livro pensando desse modo, mas vou explicar: o livro é realmente muito bom se falarmos de conteúdo, enredo, descrição de personagens e ambientação da história. Não é segredo para ninguém que Lesley Pearse escreve com uma perfeição que encanta e comove. Suas descrições são palpáveis, quase. Ela narra a Guerra e suas consequências com muito detalhismo, atenção e cuidado. Você se sente parte de tudo, do enredo e da vida de Belle e de todos os outros personagens. É assim. No entanto, achei desnecessário uma continuação para a história de Belle que, do meio ponto de vista, fora muito bem fechada no livro anterior. Eu podia facilmente ver a vida de Belle através das linhas finais do livro, imaginá-la, e para mim a história não poderia ter terminado de outro modo. Entre o amor e a paixão, infelizmente, deturpou um pouco o sentido das coisas para mim. Deturpou a imagem que eu fizera de Belle e de seu futuro, pode entender?

Vendo a Belle de Entre o amor e a paixão como outra personagem qualquer e não a Belle de Seven Dials que eu conhecera, o livro é perfeito. As descrições são impecáveis, e a autora também tem a capacidade incrível de tornar os seus personagens reais aos olhos do leitor. Aqui, Lesley narra um período importante da história do mundo, e foi bacana ter uma perspectiva mais real daquela época – até porque eu nunca li nenhum livro ambientado nesse período; os que eu já li se passavam durante a Segunda Guerra Mundial.

A partir daqui pode conter spoilers se você não leu o livro anterior. 

Em Entre o amor e a paixão, Belle está em casa, feliz com Jimmy, seu marido, com sua loja de chapéus que já é um sucesso e com a nova vida que construíra. Os momentos de horror ficaram para trás – ou era o que ela imaginava antes de eclodir a Guerra e Jimmy se alistar no exército. Sem saber o que fazer e infeliz em casa, Belle, junto com uma amiga, se alista como voluntária e é enviada para a França, para dirigir ambulâncias. Além do horror das trincheiras e da fome, Belle terá de lidar também com a chegada inesperada de Etienne, o homem que fora seu algoz e seu salvador. O homem por quem ela se apaixonara ainda menina e a quem nunca esquecera…

Leia outras resenhas de livros clicando aqui.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler:

A Máquina de Contar Histórias por Maurício Gomyde

Aconteceu em Paris por Molly Hopkins

Escreva um comentário

Seu comentário*

5 comentários para “Entre o amor e a paixão por Lesley Pearse (Belle #2)”

  1. 18/07/2013 às 15:52

    oi Inara, olha eu ainda não li Belle, mas a minha mamys leu e adorou, o que eu posso falar? eu acho que a Lesley quis dar um susto na gente com esse livro, pois a Belle tava lá feliz da vida e ai vem a guerra e esse amor, eu mesmo sem ler fico pensando “nossa será que ela larga o Jimmy? será que ele morre, sera que ela morre” conversando com a mamys ela me disse que o final é bem fechado, mas que realmente seria legal saber um pouco da vida posterior a tudo, no geral eu acho que explorar a guerra trara mais fascinio a leitura!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    • 18/07/2013 às 22:38

      É verdade, também penso assim. Acho que a Lesley quis mostrar um pouco não só do futuro da Belle, da Guerra, mas de que a vida é assim mesmo, imprevisível, que as coisas podem mudar de uma hora para outra, mas que sempre podemos superar os problemas e seguir em frente. Belle por si mesma é essa lição. Beijos!

  2. 18/07/2013 às 18:27

    Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Amei a foto , hahaha
    E a resenha tbm , quero ler 🙂
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

  3. 19/07/2013 às 13:46

    Inara querida adorei sua resenha. Confesso que ainda nao li Belle mas pretendo ainda esse ano. Sobre esse livro resenhado pretendo ler um dia mas nao é uma prioridade, antes quero ver se gostarei de Belle.
    Adoro as capas dessa serie!!!! Bjos