Montar uma casa do zero não é fácil. Eu me lembro de que quando eu deixei a casa dos meus pais para vir morar sozinha, a nossa primeira preocupação foram os móveis e eletrodomésticos. Algumas coisas eu trouxe de casa, mas a maior parte nós tivemos que comprar tudo novo. E a brincadeira nunca fica barata, gente. O certo é você ter um certo tempo para se planejar, fazer as conta e juntar a grana que você precisa. Mas no meu caso, por exemplo, a gente teve que se virar para ajeitar tudo em menos de um mês – isso porque a minha faculdade iria começar dentro de poucas semanas e eu precisava deixar tudo pronto logo.

Mobiliar uma casa do comecinho é uma tarefa difícil e que requer organização e paciência. Você precisa pensar na decoração, avaliar o espaço que você tem, pensar nas medidas, no orçamento disponível… No meu caso, nós começamos comprando o que era efetivamente indispensável e fomos ajeitando as coisas aos pouquinhos. É por isso que ter um determinado espaço de tempo para se planejar é necessário, principalmente para não sair por aí comprando móveis e eletrodomésticos sem pensar no que você realmente precisa ter em casa, ainda mais quando a grana é curta e cada centavo bem utilizado vale muito. Pesquisar os preços antes, nesse sentido, é fundamental. As opções no mercado são muitas, e pesquisar antes pode significar uma economia grande no seu orçamento. Além disso, é importante visitar as lojas já com a metragem dos cômodos nas mãos, assim como a marcação das esquadrias, para não comprar móveis grandes demais, que não cabem naquele espaço que você tem ou que ocupem parte do vão da janela, por exemplo, fechando-a.

Foi pensando nessas pessoas que estão saindo de casa (seja para morar sozinha ou se casar), que eu preparei essa postagem mais do que especial. A ideia é listar tudo o que você vai precisar para mobiliar a sua casa nova, pensando em cada detalhe, definindo o que pode ser mais útil e necessário para você em primeiro lugar (assim você compra apenas o que é indispensável, e depois vai adicionando outros itens aos poucos) e, principalmente, definindo as opções de qualidade mais baratas disponíveis no mercado. Espero de coração que vocês aproveitem as dicas!

Mobiliando a casa nova: dicas de móveis e eletrodomésticos para você comprar

COZINHA

Acredito que começar a se planejar pela cozinha é a melhor coisa. É um dos cômodos mais importantes, e geralmente demanda um orçamento maior, que inclui não apenas móveis, mas eletrodomésticos também. Você vai precisar de um fogão e de uma geladeira, então liste-os em primeiro lugar. São indispensáveis. Dentro dos eletrodomésticos, e se você tiver um dinheirinho a mais para gastar logo no primeiro momento, acrescente um microondas e uma máquina de lavar louça. Outro detalhe: se você vai morar em um apartamento, cujas cozinhas costumam ser pequenas e com entrada de ventilação limitada, talvez seja necessário investir em uma coifa, em um depurador ou em um exaustor, que vai aspirar para fora aquele cheiro de gordura horrível.

Quanto aos móveis, você vai precisar de um armário e uma mesa de jantar. Mais uma vez, você precisa pensar no quanto de dinheiro está disposta a gastar. Você pode investir em marcenaria planejada ou comprar móveis prontos. A marcenaria geralmente sai mais cara, mas você tem uma possibilidade muito maior de aproveitar cada centímetro disponível e criar um ambiente do jeito que você sempre sonhou. Se a cozinha for pequena, e a casa tiver uma sala de jantar, dá para levar a mesa para lá.

Onde comprar:

QUARTO

O segundo cômodo mais importante da casa é o quarto. Ele precisa estar bem mobiliado também, com cama, colchão, guarda-roupa e mesa de cabeceira. É muito importante conhecer as medidas dos cômodos para não comprar um armário grande demais, por exemplo. Comece pela cama, defina as medidas dela, e depois vá acrescentando os outros móveis aos poucos. Pode ser bacana ter uma penteadeira também, afinal, nós mulheres precisamos de um espacinho para acomodar as nossas maquiagens e produtinhos de beleza, né? Aqui, pode ser interessante investir um pouco mais e comprar o jogo de quarto completo e combinando.

Onde comprar:

BANHEIRO

Se você não precisar trocar as louças do banheiro, fica fácil. Um gabinete e um espelho fecham o ambiente.

Onde comprar:

SALA DE ESTAR

Aqui, mais uma vez a dica é: compre apenas o necessário e vá acrescentando as coisas aos pouquinhos depois. Na sala de estar, é indispensável ter um sofá confortável, talvez uma poltrona, e um rack ou estante para comodar a televisão, por exemplo. Uma mesinha de centro ou lateral completa o ambiente, e você pode apostar na compra delas agora ou deixar para depois.

Onde comprar:

ÁREA DE SERVIÇO

Uma máquina de lavar roupa e uma tábua de passar são os itens indispensáveis da área de serviço. Talvez seja necessário um armário para acomodar materiais de limpeza, baldes e vassouras também.

Onde comprar:

Os preços dos móveis e eletrodomésticos que aparecem no post foram consultados no dia 10 de abril e podem sofrer alterações. Eu consultei algumas lojas online e tentei fazer um apanhado geral de produtos bons e de qualidade com um preço bacana. Se vocês fizerem a conta rapidamente, vão perceber que com R$5.500,00 você monta a sua casinha nova do começo, com tudo o que é indispensável. Mas isso vai depender também da sua disposição e do seu orçamento. Além disso, pesquisando bastante, talvez os preços nas lojas físicas saiam mais em conta ainda.

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. PARABÉNS POR MONTAR SUA CASA!

    VOCÊ É INSPIRAÇÃO.

    QUANDO EU MONTAR O MEU APARTAMENTO TE FALO AQUI.

    BJS.