O tema do mês do D.I.Y. Coletivo é “Tropical” e a ideia é criar um objeto inspirado em algo tropical. Como não poderia deixar de ser, decidi criar uma almofada folhas tropicais, estampada com a famosa “Costela-de-Adão”, como a conhecemos por aqui. Sou louca por uma almofada dessas há muito tempo e sempre quis fazer alguma coisa assim aqui em casa, que trouxesse um pouquinho do verde para a decoração, sabe? Sem falar que a decoração com plantas está super em alta (é só navegar alguns minutinhos pelo Pinterest para perceber)!

 

 

Comecei procurando por um molde da folha no Google, imprimi em um papel sulfite, recortei e depois passei o molde para uma cartolina, que é mais dura e vai dar mais estabilidade na hora de pintar o tecido da almofada.

 

 

Em seguida, recortei a cartolina, seguindo o molde do desenho, deixando o papel vazado.

 

 

Para fazer a almofada, recortei um pedaço de tecido branco de algodão medindo 80 x 45 cm. Vamos precisar dobrar o tecido ao meio depois.

 

 

Antes de começar a pintar, é importante colocar um pedaço de papelão embaixo, para evitar que a tinta vaze através do tecido.

 

 

Para a pintura, eu usei tinta para tecido nas cores verde escuro e bege. Coloquei um pouquinho de cada tinta em um pratinho e misturei. O ideal é não misturar as duas tintas completamente, mas deixar assim mesmo, em três tons diferentes, para que o desenho no tecido fique meio manchadinho, o que vai dar um efeito todo especial.

 

 

Aí é só posicionar o molde de papel sobre o tecido (eu usei fita para garantir que ficasse no lugar) e dar batidinhas da tinta com a ajuda de uma esponja (dessas de cozinha mesmo).

 

 

Remova o molde com a tinta ainda molhada e continue o processo. Como a cartolina é mais firme, você consegue reaproveitar o molde várias vezes. É só pintar as folhas aleatoriamente por todo o tecido e depois deixar a tinta secar bem.

 

 

Assim que estiver tudo seco, é hora de fechar a almofada. Eu comecei colando dois dos lados do tecido com a ajuda da cola quente (você pode costurar ou usar cola própria para tecido também). Lembrando que é importante colar o tecido com o lado certo da pintura virado para dentro, para que possamos desvirar o tecido depois, deixando o acabamento feio da cola para dentro da almofada.

 

 

Feito isso, é só desvirar o tecido, colocar o enchimento e colar o último lado (você também pode costurar um zíper, para conseguir retirar o enchimento sempre que quiser).

 


 

E olha só o resultado final! Não ficou linda demais? Eu adoro projetinhos assim para decorar a casa, fáceis e rápidos de fazer! Achei que ela ficou particularmente linda contrastando com o sofá cinza e já estou providenciando mais 3 para conseguir decorar os dois sofás! E você, o que achou?

 

E não acabou!

 

 

No Simplichique, a Manu mostrou como fazer um quadro com a técnica String Art! Clique aqui para conferir.

No Nayart’s, a Naya ensinou como fazer um varalzinho fofo com tema tropical! Clique aqui para ver.

No Não sou cute!, a Ana ensinou como fazer uma flâmula tropical linda para decorar a casa! Clique aqui para ver.

 

A melhor parte?

 

É que você também pode participar! E nem precisa ter um blog para isso! Clique aqui para ler as regrinhas e enviar o seu projeto para a gente! Ele será publicado tanto na página do D.I.Y. Coletivo no Facebook quanto no Instagram do projeto! Demais, né? Participe!

 

 

Este post faz parte do projeto D.I.Y. Coletivo da Equipe S.O.S. Decor. Pra ficar por dentro de todas as blogagens, ou participar das próximas edições, basta ficar ligado na fanpage do Facebook e seguir o Instagram.

 

 

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

DIY – Ideias FÁCEIS e BARATAS de decoração para o BANHEIRO #03

DIY – Decoração para o quarto gastando pouco e reaproveitando materiais

Escreva um comentário

8 comentários para “Almofada folhas tropicais – D.I.Y. Coletivo”

  1. 06/11/2017 às 22:38

    Adoro monstera! Adoro almofadas! Ficou mto legal a estampa.
    :*

  2. 06/11/2017 às 23:46

    Inara do céu, que coisa lindaaaaa! Eu pensei que era uma capa reaproveitada, mas você mesma fez a capa também! Amei muito! E concordo com você, o fato de as tintas não estarem 100% misturadas dá um charme à pintura! Essa plantinha é linda e tem tudo a ver com o tropical! <3
    Beijão!!

    • 07/11/2017 às 10:20

      Sim, as tintas deram um charme! Eu amei tanto o resultado! <3

  3. 07/11/2017 às 00:34

    Inara, se tem uma coisa que amoooo fazer, sem dúvida, é trabalhar com tinta, esse mês segurei a minha onda, e resisti, mas te confesso que foi bem desafiador.
    Amei, a tua almofada,incrível a praticidade como foi feita, ter um resultado tão bom…Super alegre…Já quero! rsrsrs
    Ficou lindona!
    Bjos,Naya

    • 07/11/2017 às 10:21

      Muito obrigada, Naya! Fiquei muito feliz com o resultado! Estou apaixonada por ela! <3

  4. 08/11/2017 às 13:18

    Que lindaaaaaa! E que surpresa ver que você fez tipo um stencil. Eu jurava que era carimbo! rs. Adoreeei!

    Beijos