Todo mundo adora uma casa limpinha e cheirosa, mas, com a vida corrida que levamos, nem sempre sobra tempo para cuidarmos das tarefas domésticas. A semana passa e as coisas vão ficando como estão até que você se vê diante de uma infinidade de trabalho: roupa suja acumulada, louça suja sobre a pia, coisas espalhadas pela casa toda e o chão que não vê um pano molhado há dias.

Mas não precisa ser assim. Com organização, você consegue se planejar para cuidar das tarefas domésticas durante a semana, nem que seja durante apenas alguns minutinhos por dia. No vídeo de hoje, trouxe 6 dicas de como organizar a sua rotina de limpeza semanal. Dá o play!

QUANTO TEMPO VOCÊ TEM?

A primeira pergunta que você precisa fazer para si mesma é: “quanto tempo eu tenho?”. Se você trabalha em casa, as coisas ficam um pouco mais fáceis, mas se você sai de casa pela manhã para estudar e/ou trabalhar fora e só volta bem tarde da noite, você provavelmente não tem muito tempo para cuidar das tarefas domésticas. Se não há ninguém para ajudar você com isso, as coisas podem acabar parecendo ainda piores.

No entanto, eu tenho uma boa notícia: você só precisa de 15 minutos diários para fazer as coisas darem certo. Você pode, por exemplo, criar rotinas diárias de limpeza ou separar os dias da semana por cômodos da casa.

Eu, por exemplo, prefiro separar cada dia da semana para limpar e organizar um determinado cômodo da casa. Sendo assim, na segunda-feira eu limpo e organizo o meu escritório e o quarto, na quinta-feira eu organizo os armários da cozinha, limpo a geladeira e faço a minha lista de compras do supermercado e na sexta-feira eu tiro pó dos móveis das salas e passo pano no chão.

Você precisa encontrar a sua rotina de limpeza semanal ideal.

CRIE UMA ROTINA SEMANAL DE LIMPEZA

Manter uma rotina de limpeza é muito importante para que a casa permaneça limpa e organizada, sem falar que a rotina acaba otimizando melhor o seu tempo também, impedindo que o trabalho se acumule. Então, pegue uma folha de papel e anote as tarefas que você deve realizar naquele tempinho que tem durante o dia para fazer as suas tarefas domésticas.

Aqui vai um exemplo:

Segunda-feira

  • Colocar a roupa para lavar
  • Tirar o pó dos móveis dos quartos
  • Varrer e passar um pano úmido no chão dos quartos
  • Trocar as roupas de cama

Terça-feira

  • Lavar o banheiro
  • Trocar as toalhas do banheiro
  • Limpar a área de serviço

Quarta-feira

  • Passar roupa

Quinta-feira

  • Varrer e passar um pano úmido no chão da cozinha
  • Limpar a mesa e a bancada da cozinha
  • Limpar a geladeira
  • Limpar os armários da cozinha
  • Fazer a lista de compras do supermercado

Sexta-feira

  • Recolher e guardar tudo o que estiver fora do lugar
  • Tirar o pó dos móveis das salas
  • Varrer e passar um pano úmido no chão das salas
  • Ir ao supermercado
  • Guardar os mantimentos nos armários da cozinha

Eu particularmente gosto muito de seguir uma rotina de limpeza semanal, pois assim a casa permanece limpa e organizada sempre. É muito diferente quando a casa não vê um pano ou vassoura durante dias, pois assim a limpeza se torna muito mais difícil e demorada.

Você pode anotar a sua rotina de limpeza semanal em uma folha de papel em branco ou usar a folha que eu estou disponibilizando para vocês baixarem e imprimirem em casa! Depois é só preencher e colocar na porta da geladeira!

⤵ Baixe aqui o seu cronograma de limpeza semanal.

CRIE HÁBITOS DIÁRIOS DE LIMPEZA

Também existem aquelas tarefas que precisamos fazer todos os dias para manter a casa em ordem:

✅ Guardar imediatamente aquilo que você tirou do lugar

✅ Limpar imediatamente aquilo que você sujou

✅ Lavar a louça antes de dormir

✅ Colocar o lixo para fora

✅ Fazer a cama todas as manhãs ao acordar

São tarefas simples que acabam se tornando um hábito com o tempo e que também vão ajudar você a manter a casa organizada durante a semana. Então, depois que você usou aquele determinado objeto, devolva-o no lugar, pois isso evitará que as coisas fiquem espalhadas e poupará a você o tempo que seria desperdiçado recolhendo e guardando tudo depois.

Fazer a cama todas as manhãs também é muito importante, já que cria automaticamente a sensação de que o quarto já está mais arrumado. A mesma coisa vale para a louça na pia: limpe tudo antes de dormir, para que não precise se preocupar com uma pia enorme de louça suja acumulada no dia seguinte.

Também é interessante anotar a sua rotina de limpeza diária. Faça uma listinha e coloque na porta da geladeira.

 📖 Leia também:  Estratégias de limpeza: o que limpar diariamente

DIVIDA AS TAREFAS

É muito importante dividir as tarefas. Se mais alguém mora com você, é importante conversar com essa pessoa para que ela também participe das tarefas domésticas, pois assim não fica pesado para ninguém. Divida as tarefas: enquanto uma pessoa cozinha, a outra pode lavar a louça, por exemplo.

OTIMIZE O SEU TEMPO

Alguns truques podem ajudar você a otimizar o tempo das tarefas domésticas. Eu gosto muito, por exemplo, de deixar um paninho no banheiro para enxugar a pia logo depois de ter lavado o rosto ou escovado os dentes, pois assim a pia do banheiro fica sequinha e todo o ambiente parece mais limpo e organizado.

Outra dica muito legal é fazer uma triagem da correspondência logo que ela chega. Guarde as contas para pagar e o que mais for importante e jogue fora imediatamente aqueles folhetos de ofertas, antes mesmo que eles consigam alcançar alguma prateleira ou gaveta. Assim você evita o acúmulo de papéis.

Você também pode aproveitar aquele tempo enquanto cozinha para lavar a louça ou organizar algum armário da cozinha. O mesmo vale para aquele tempinho no banho: aproveite para jogar água nos azulejos e mantê-los limpos por mais tempo.

E para manter a casa sempre cheirosa, você pode usar um aromatizador. Dá até para criar alguns você mesma: em uma panela, acrescente 2 copos de água, a casca de 1 laranja e 1 colher de essência de baunilha. Deixe ferver e depois despeje a água perfumada em um recipiente e deixe no ambiente que quer perfumar por um tempo.

MENOS É MAIS!

E por último, lembre-se: menos é mais! Quanto menos coisas desnecessárias você tiver, menos terá que limpar! Então não medo de desfazer-se de coisas que você não usa ou que servem apenas para acumular poeira!


E por hoje é isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas de hoje de como organizar uma rotina de limpeza semanal!

Leia mais sobre dicas de limpeza.

Tags: | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Eu simplesmente adorei esse post Inara! Adorei também o arquivo para download, que também vai ajudar ainda mais na organização. Às vezes me pego perdida quanto à rotina de limpeza de casa, e acho que seguindo essas dicas vou conseguir tocar as coisas de uma forma mais fácil.
    Adoro o conteúdo que passa por aqui. 🙂
    Grande beijo!

  2. Adorei as dicas para me organizar e organizar a casa sou mãe de 3 crianças entre 4 e 9 anos e agora uma bebê de 5 meses,e este exemplo de rotina mudou muito minha vida…….Obrigada

  3. Obrigada pelas dicas Inara! Adorei.
    Tenho dificuldade em me organizar com a limpeza da casa. Agora me animei, vou seguir suas dicas! Bjs.