Foto: inhabitat

 

Se você ama os livros, provavelmente já sonhou em ter a sua própria biblioteca em casa e poder organizar sua coleção em um único espaço.

 

Quando eu comecei a minha coleção, por exemplo, não tinha nem sequer uma estante para guardá-los, então eles ficavam sempre espalhados pelo quarto, sobre a mesinha de cabeceira e nas prateleiras na parede. É claro que, conforme o tempo passa e o volume de livros aumenta, a necessidade de ter um espaço próprio para os livros se torna ainda maior, até por uma questão de organização mesmo.

 

Por aqui, quando eu notei que tinha livros demais para as prateleiras do meu quarto, acabei improvisando uma estante com uma velha cristaleira de madeira. E foi assim até que, no ano passado, eu decidi fazer a minha estante em casa. Ela não é muito grande, até porque não há outro espaço em casa para ela além do meu quarto, então eu precisei doar vários dos meus livros e fiquei só com aqueles dos quais realmente gosto.

 

Foto: Casinha Arrumada

 

O que eu quero dizer com isso é que a sua biblioteca em casa pode ser a sua estante de livros no quarto. Você não precisa de um cômodo inteirinho só para isso, embora isso pudesse ser maravilhoso. De verdade, o lugar não importa: pode ser no seu quarto, na parede da sala de estar, no escritório, na parte de baixo da escada e até em um cômodo reservado. O importante mesmo é tomar alguns cuidados necessários com a sua coleção para que ela permaneça com você por muitos e muitos anos.

 

COMO MONTAR UMA COLEÇÃO DE LIVROS

 

Eu fui montando a minha coleção aos pouquinhos. Alguns livros eu comprei, outros recebi das editoras para conhecer, outros ganhei de presente de amigos e familiares e outros troquei em sebos. Eu acho que vale muito a pena comprar livros em épocas especiais, quando as lojas fazem aqueles descontos progressivos em que cada livro sai por R$10,00, sabe? Ou trocar em sebos! Alguns sebos permitem a troca e vendem exemplares incríveis e raros por um preço muito em conta! Vale a pena procurar por sebos na sua cidade!

 

ORGANIZE A SUA COLEÇÃO

 

Comece organizando a sua coleção. Nas bibliotecas, a organização costuma ser digital e cada livro recebe uma etiqueta de consulta de banco de dados, mas na sua casa não precisa ser assim. O que você precisa é encontrar uma maneira de organizar os seus livros que pareça fazer sentido para você. Pode ser por ordem alfabética de título ou de autor, por gênero e até por cores. O importante é que seja uma organização que permita que você encontre o livro que está procurando sem demora.

 

 

LIMPE OS SEUS LIVROS

 

Regularmente, pelo menos uma vez a cada 15 dias, limpe os seus livros. A limpeza pode ser feita unicamente com uma flanela seca. Eu também gosto de retirar todos os livros da estante, limpar um por um e folhear um pouco para que o livro “respire”. Com relação à estante em si, costumo limpar a minha com um paninho levemente umedecido com água. Esse cuidado com a limpeza é muito importante não apenas para remover o pó e conservar melhor a sua coleção, como para evitar problemas de saúde como rinites e alergias.

 

ESPAÇO CONFORTÁVEL

 

Não importa se o que você tem é um pequeno espaço no quarto para organizar a sua coleção de livros; apenas certifique-se de que seja um espaço confortável, bem arejado e iluminado, para evitar o mofo. Você pode usar prateleiras instaladas diretamente na parede ou estantes. Se possível, é bem legal deixar uma poltrona confortável por perto, para que você possa relaxar enquanto lê o seu livro.

 

Separei várias inspirações lindas de bibliotecas em casa para que a gente possa suspirar e imaginar, desde espaços menores e mais simples até bibliotecas que ocupam um cômodo inteirinho! Vem ver!

 

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Tutsify

 

Leia mais sobre decoração.

 

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

4 maneiras de pendurar quadros na parede sem precisar furar

Lightbox na decoração

Escreva um comentário

2 comentários para “Dicas para montar a sua biblioteca em casa”

  1. 13/02/2017 às 10:56

    Eu amo!!!! Sempre quis ter uma super biblioteca em casa, mas a verdade é que eu comprei poucos livros. Já peguei emprestado, já peguei na biblioteca e li por PDF, mas nada substitui o cheirinho de livro novo, eu amo!! Agora que to voltando a ter uma rotina mais calma pretendo ler vários ao longo do ano e quando eu comprar meu ape vou ter um lugar especial para eles, inclusive quero comprar até os que eu já li porque sou dessas

    Carol | http://www.pinkisnotrose.com

    • 13/02/2017 às 11:03

      É maravilhoso, né? Eu devo ter uns 400 livros hoje, mas isso é resultado de ANOS! Infelizmente, livros são bem caros, então sempre aproveito as promoções das lojas online, feiras de livros e sebos para comprar os meus! Mas é uma delícia ter a NOSSA coleção de livros, né? Pode folhear e ler sempre que quiser! <3