como-calcular-a-quantidade-ideal-de-papel-de-parede-2
Foto: HGTV

Acabei percebendo que como calcular a quantidade ideal de papel de parede é uma dúvida muito comum, já que sempre surgem comentários do tipo nos posts e vídeos aqui do blog sobre o assunto.

Todo mundo sabe que o papel de parede é um item capaz de deixar qualquer ambiente mais bonito. Eu particularmente adoro o efeito que ele dá e já apliquei papel de parede em 3 cômodos diferentes aqui de casa. E foi tudo na tentativa de acerto e erro mesmo, com a mão na massa, no bom e velho “faça você mesma”, viu? É claro que o ideal é procurar um profissional para aplicar o papel para você e garantir um acabamento 100%, mas para quem gosta de fazer com as próprias mãos, eu garanto que é totalmente possível sim.

Veja as minhas dicas de como aplicar papel de parede adesivo.

como-calcular-a-quantidade-ideal-de-papel-de-parede-1
Foto: HGTV

Mas como calcular a quantidade ideal de papel de parede?

O primeiro passo é escolher o papel de parede. Tenha em mente que tipo de papel você quer (liso, com estampa, floral, geométrico) e as cores que vão combinar melhor com o seu ambiente. Aqui você encontra algumas dicas que podem ajudar você na escolha.

Escolher o papel primeiro é importante para que você tenha as informações necessárias sobre o tamanho de rolo que a loja comercializa, para poder calcular certinho o quanto de papel de parede vai precisar. A largura do rolo costuma ser de 0,58 m, mas a altura pode variar. Você vai anotar a largura e a altura do rolo e vai multiplicar uma medida pela outra.

Vamos supor que a loja comercialize rolos de 0,58 m (largura) por 3,00 m (altura). Sendo assim, 1 rolo de papel vai cobrir 1,74 m² de parede (0,58 x 3,00 = 1,74).

Agora que você já tem essas informações em mãos, é hora de começar a fazer as contas. Com uma trena, meça a largura e a altura da parede que você vai revestir. Você vai multiplicar a largura pela altura da sua parede e vai obter uma medida em m².

Vamos supor que você deseja revestir uma parede de 4,00 m (largura) por 3,00 m (altura). Sendo assim, você tem uma área total de 12 m² para revestir com o papel de parede.

Agora que já sabemos a metragem quadrada do nosso rolo de papel e também da nossa parede, vamos simplesmente dividir uma medida pela outra.

Se a parede que desejamos revestir tem 12 m² e 1 rolo de papel cobre 1,74 m², vamos dividir 12 por 1,74. O resultado será 6,89. Quando a medida não é exata, arredondamos para cima. Sendo assim, vamos precisar de 7 rolos de papel para cobrir toda a parede.

É claro que podemos cometer erros na hora de aplicar o papel na parede, então é sempre importante calcular também uma margem de erro, para que tenhamos uma quantidade maior de papel caso seja necessário. Geralmente, calculamos de 10% a 15% de material a mais para qualquer tipo de revestimento. Essa porcentagem a mais de papel é importante principalmente se o seu papel for do tipo estampado, para que tenhamos papel o suficiente para que o desenho de um rolo coincida com o do outro rolo na parede, o que pode acabar resultando em cortes no papel.

Se a parede que desejamos revestir tem 12 m² e desejamos calcular uma margem de erro de 10%, usaremos 13,2 m² como medida (que é 12 m² + 10%). Se realizarmos os cálculos novamente, e dividirmos 13,2 m² por 1,74 m² (medida do rolo), vamos obter 7,58 como resultado, o que significa que devemos comprar 8 rolos de papel para cobrir toda a parede e ainda sobrar um pouquinho (para eventuais cortes).

Deu para entender?

É assim que eu costumo fazer e é a melhor maneira de não desperdiçar material e dinheiro. E nem é tão complicado assim, viu? É só ficar atenta ao tamanho de rolo que você está comprando e fazer os cálculos direitinho que tudo vai dar certo! (rs)

Espero que o post de hoje tenha ajudado vocês!

Leia mais sobre papel de parede.

Tags: | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. No tarde.
    Qual a quantidade de papel de parede para decorar uma parede de 2,36 de autura por 6,30 de largura.