como-calcular-a-quantidade-ideal-de-papel-de-parede-2

Foto: HGTV

 

Acabei percebendo que como calcular a quantidade ideal de papel de parede é uma dúvida muito comum, já que sempre surgem comentários do tipo nos posts e vídeos aqui do blog sobre o assunto.

 

Todo mundo sabe que o papel de parede é um item capaz de deixar qualquer ambiente mais bonito. Eu particularmente adoro o efeito que ele dá e já apliquei papel de parede em 3 cômodos diferentes aqui de casa. E foi tudo na tentativa de acerto e erro mesmo, com a mão na massa, no bom e velho “faça você mesma”, viu? É claro que o ideal é procurar um profissional para aplicar o papel para você e garantir um acabamento 100%, mas para quem gosta de fazer com as próprias mãos, eu garanto que é totalmente possível sim.

 

Veja as minhas dicas de como aplicar papel de parede adesivo.

 

como-calcular-a-quantidade-ideal-de-papel-de-parede-1

Foto: HGTV

 

Mas como calcular a quantidade ideal de papel de parede?

 

O primeiro passo é escolher o papel de parede. Tenha em mente que tipo de papel você quer (liso, com estampa, floral, geométrico) e as cores que vão combinar melhor com o seu ambiente. Aqui você encontra algumas dicas que podem ajudar você na escolha.

 

Escolher o papel primeiro é importante para que você tenha as informações necessárias sobre o tamanho de rolo que a loja comercializa, para poder calcular certinho o quanto de papel de parede vai precisar. A largura do rolo costuma ser de 0,58 m, mas a altura pode variar. Você vai anotar a largura e a altura do rolo e vai multiplicar uma medida pela outra.

 

Vamos supor que a loja comercialize rolos de 0,58 m (largura) por 3,00 m (altura). Sendo assim, 1 rolo de papel vai cobrir 1,74 m² de parede (0,58 x 3,00 = 1,74).

 

Agora que você já tem essas informações em mãos, é hora de começar a fazer as contas. Com uma trena, meça a largura e a altura da parede que você vai revestir. Você vai multiplicar a largura pela altura da sua parede e vai obter uma medida em m².

 

Vamos supor que você deseja revestir uma parede de 4,00 m (largura) por 3,00 m (altura). Sendo assim, você tem uma área total de 12 m² para revestir com o papel de parede.

 

Agora que já sabemos a metragem quadrada do nosso rolo de papel e também da nossa parede, vamos simplesmente dividir uma medida pela outra.

 

Se a parede que desejamos revestir tem 12 m² e 1 rolo de papel cobre 1,74 m², vamos dividir 12 por 1,74. O resultado será 6,89. Quando a medida não é exata, arredondamos para cima. Sendo assim, vamos precisar de 7 rolos de papel para cobrir toda a parede.

 

É claro que podemos cometer erros na hora de aplicar o papel na parede, então é sempre importante calcular também uma margem de erro, para que tenhamos uma quantidade maior de papel caso seja necessário. Geralmente, calculamos de 10% a 15% de material a mais para qualquer tipo de revestimento. Essa porcentagem a mais de papel é importante principalmente se o seu papel for do tipo estampado, para que tenhamos papel o suficiente para que o desenho de um rolo coincida com o do outro rolo na parede, o que pode acabar resultando em cortes no papel.

 

Se a parede que desejamos revestir tem 12 m² e desejamos calcular uma margem de erro de 10%, usaremos 13,2 m² como medida (que é 12 m² + 10%). Se realizarmos os cálculos novamente, e dividirmos 13,2 m² por 1,74 m² (medida do rolo), vamos obter 7,58 como resultado, o que significa que devemos comprar 8 rolos de papel para cobrir toda a parede e ainda sobrar um pouquinho (para eventuais cortes).

 

Deu para entender?

 

É assim que eu costumo fazer e é a melhor maneira de não desperdiçar material e dinheiro. E nem é tão complicado assim, viu? É só ficar atenta ao tamanho de rolo que você está comprando e fazer os cálculos direitinho que tudo vai dar certo! (rs)

 

Espero que o post de hoje tenha ajudado vocês!

 

Leia mais sobre papel de parede.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Como decorar com papel de parede que imita mármore

Tudo o que você queria saber sobre o piso vinílico

Escreva um comentário

5 comentários para “Como calcular a quantidade ideal de papel de parede”

  1. Roberta
    08/02/2017 às 18:33

    mais didática, impossível! Adorei esse post! Era o que eu tava precisando 😉

  2. sueli
    10/02/2017 às 16:53

    Excelente!

  3. 04/05/2017 às 14:37

    Ficaram perfeitas as dicas! Parabéns pelo post!