qual-cooktop-escolher
Foto: Reprodução

Se você está construindo ou pensando em reformar a cozinha da sua casa, provavelmente já pensou na opção de instalar um cooktop no lugar do fogão tradicional. Eles são compactos, podem ser instalados no lugar onde parecer mais prático para você e são a melhor opção, inclusive, para quem optou por fazer uma ilha na cozinha.

Mas qual cooktop escolher? Além de existirem diversas marcas no mercado, com formatos, tamanhos e cores variadas, você ainda precisa determinar se o seu cooktop será a gás, elétrico ou por indução. Se você ainda tem alguma dúvida sobre qual dos três tipos de cooktop é o melhor para a sua cozinha, pode ser que as dicas do post de hoje possam ajudar você na decisão.

COOKTOP A GÁS

Foto: Reprodução

O cooktop a gás funciona como um fogão comum tradicional. A única diferença é que ele não possui forno. É também o modelo mais barato. Possui as mesmas desvantagens do fogão tradicional, como a de possuir grades e bocais, que são chatos de limpar. Ele funciona com gás, então se a sua casa não conta com instalação de gás encanado, você ainda vai precisar lidar com o chateação de um botijão de gás na cozinha.

Onde comprar

COOKTOP ELÉTRICO

Foto: Reprodução

O cooktop elétrico funciona com eletricidade. Ele esquenta mais rápido, mas também demora mais para esfriar. Como ele funciona com eletricidade, seus gastos com energia elétrica também vão aumentar, o que pode acabar sendo uma desvantagem.

O cooktop elétrico oferece precisão total da temperatura das suas receitas. Outro detalhe importante é que ele necessita de panelas específicas, com fundo plano, para funcionar direitinho. Ele também é mais fácil de limpar, uma vez que não possui grades.

qual-cooktop-escolher-2-cooktop-eletrico

Onde comprar

COOKTOP POR INDUÇÃO

Foto: Reprodução

É o modelo mais caro do mercado, mas também o mais eficiente. Ele também usa eletricidade, mas funciona por indução eletromagnética, e, dessa forma, todo o calor gerado vai para o alimento e não ocorre a perda de eletricidade para o ambiente.

Como funciona por indução eletromagnética, é imprescindível que as panelas utilizadas sejam do tipo magnéticas (de ferro ou aço inox magnético próprio para indução). E como o calor vai todo para a panela, você pode colocar a mão sobre o fogão, que não irá se queimar.

Outro detalhe importante é que o cooktop por indução oferece controle total da temperatura e, assim que desligado, esfria rapidamente. Como ele é mais eficiente, também oferece maior economia de energia.

qual-cooktop-escolher-3-cooktop-inducao

Onde comprar

Quais panelas usar?

Na hora de escolher as panelas para o cooktop por indução, uma maneira muito fácil de saber se a panela é do tipo magnética é fazendo o teste do imã, verificando se ele gruda no fundo da panela. De maneira geral, se o imã gruda, a panela funcionará perfeitamente no seu cooktop por indução. Mas não se esqueça de que é sempre muito importante consultar as especificações do fabricante.

Outro detalhe para prestar atenção é se a panela possui fundo plano (e não arredondado), para que a comida aqueça uniformemente.

****

A principal vantagem do cooktop em relação ao fogão tradicional é realmente essa possibilidade de instalá-lo onde você quiser, sem falar que ele é muito mais fácil de limpar também e tem um visual muito mais bonito. Mas lembre-se de prestar atenção ao balcão onde será instalado o seu cooktop, cujo material precisa, antes de mais nada, suportar calor acima de 90ºC. A bancada também deve ter uma espessura mínima de 20 mm.

Talvez uma desvantagem do cooktop em relação ao fogão tradicional seja o fato de que você precisará adquirir um forno separado. Ainda assim, a vantagem para quem pretende fazer uma cozinha planejada é enorme, uma vez que você consegue pensar cada detalhe da cozinha e otimizar espaço.

E você, tem um cooktop em casa? Qual tipo é o seu? Deixe as suas dicas nos comentários!

Leia mais sobre cozinha planejada.

 

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.