Um novo ano começou. 2017 chegou e, como sempre acontece, a virada do ano trás consigo uma vontade enorme de fazer acontecer, de estabelecer novas metas, de alcançar novos sonhos, de fazer algo diferente. Rabiscamos a primeira página da agenda com metas que desejamos alcançar no novo ano e, quando os fogos iluminam o céu na virada, é como se um mundo de novas possibilidades surgisse.

 

Mas para alcançar as metas que traçamos cuidadosamente, não basta apenas escrevê-las em uma folha de papel. É preciso esforço e vontade, caso contrário, os dias voam, os meses vão passando e, quando você olhar em volta, já será 31 de dezembro novamente.

 

como-realizar-metas-2

 

Aproveite o comecinho do ano para pensar cuidadosamente nas metas que você deseja realizar em 2017, desde as mais simples até as que vão demandar mais esforços. Escreva-as em uma folha de papel. Não deixe de analisar cada aspecto da sua vida para descobrir quais deles andam exigindo mais de você e para quais você não têm dado a devida atenção, pois só assim você saberá o que é precisa melhorar ou mudar.

 

Mas como tirar as metas do papel?

 

A diferença entre objetivo e meta

 

Antes de mais nada, saiba que objetivo e meta não são a mesma coisa. O objetivo é aquilo que você pretende alcançar e meta é a descrição detalhada, com etapas, quantidades e prazos, do seu objetivo.

 

Se você deseja emagrecer, esse é o seu objetivo. Mas a partir do momento em que você define que vai emagrecer 5 kg até março de 2017, frequentando uma academia e com o acompanhamento de uma nutricionista, você tem uma meta.

 

Metas possíveis

 

É importante que você tenha em mente metas possíveis de serem alcançadas, caso contrário, você certamente vai se frustrar.

 

Emagrecer 5 kg em 3 meses é um meta possível de realizar se você se dedicar a ela, mas fazer uma viagem internacional nos próximos meses, se você não tem como tirar férias do trabalho ou um dinheiro reservado para essa finalidade, não é uma meta possível. No segundo caso, você pode começar estabelecendo como meta programar férias no trabalho e guardar um dinheiro todo mês para que no próximo ano você possa realizar o seu objetivo de viajar para o exterior.

 

como-realizar-metas-2

 

Priorizar e delimitar tarefas

 

Agora que você já tem a sua listinha de metas, é hora de priorizar, determinar quais metas são mais urgentes. Nesse momento, procure pensar também quais tarefas você precisará realizar para alcançar o seu objetivo.

 

Se o seu objetivo é fazer um intercâmbio em 2 anos, comece estabelecendo as tarefas que precisará realizar para alcançar o seu objetivo, como, por exemplo, pesquisar agências de intercâmbio, fazer uma estimativa de orçamento e começar a guardar dinheiro para a viagem. Faça as contas e determine o quanto será necessário poupar por mês para que você consiga atingir a sua meta.

 

Checklist

 

Pode ser interessante criar uma listinha de tarefas que precisam ser cumpridas para que você alcance o seu objetivo final, pois assim você pode acompanhar a sua evolução passo a passo, sem falar que a listinha vai ajudar você a ter mais foco e disciplina.

 

Estabeleça prazos e comece agora

 

Procure também estabelecer prazos para a conclusão de cada tarefa. Isso é importante para que você não caia na tentação do “mês que vem eu começo”. Comece agora!

 

separador 1

 

São dicas simples de como realizar metas e tudo começa pela sua vontade de fazer acontecer. Não adianta nada escrever suas metas no papel e esquecê-lo dentro da gaveta da escrivaninha. Só você pode fazer os seus sonhos se tornarem realidade, viu? Então não tenha medo ou preguiça de correr atrás daquilo que você quer!

 

Mas se as coisas não derem certo, não desanime também. O importante é saber que você deu o seu melhor!

 

Um 2017 repleto de metas realizadas para você!

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: InstagramFacebookYouTubePinterest

Por que optar pelo ar-condicionado Split?

Como guardar os enfeites de Natal

Escreva um comentário

6 comentários para “Como realizar metas”

  1. 02/01/2017 às 19:17

    Post útil, organizado e completinho <3 A ideia de exemplificar metas possíveis e não possíveis foi ótima. Afinal, a gente começa o ano com tantas metas e expectativas que é sempre bom ter alguém que abra nossos olhos, hehe. Feliz 2017! 🙂

    • 03/01/2017 às 11:30

      Oi, Van! Fico super feliz que tenha gostado do post! 🙂 Um beijo e Feliz 2017!

  2. sueli
    06/01/2017 às 09:50

    É difícil ,mas se não tentar,não acontece!

  3. 28/05/2017 às 16:44

    Inara, amo navegar pelo seu blog, porque sei que sempre vou me deparar com dicas incríveis que agregam muito a minha vida. Graças a Deus, neste ano já consegui realizar duas metas e me sinto realizada com isso, mas agora com essas suas dicas vai ficar ainda mais fácil eu me organizar para alcançar as outras.
    Um abraço e novamente parabéns!

    https://edificacaoparticular.wordpress.com/

    • 30/05/2017 às 10:57

      Ah, muito obrigada pelo carinho, Tayná! Fico muito feliz em saber que está gostando do blog e que as dicas têm sido úteis para você, viu?

      Um super beijo e muitas metas realizadas para você em 2017! 🙂